Saúde

Tamarillo: conheça os benefícios do tomate das árvores

Poucas pessoas ouviram falar dele, mas o tamarillo é muito parecido com um fruto que muitos brasileiros fazem questão de manter sempre presente na mesa, o tomate. No entanto, de origem indígena da América do Sul, o “tomate das árvores”, como é conhecido, é bem diferente deste fruto popular, sendo este o motivo dele ser chamado assim, como uma forma de diferenciá-los dos comuns.

Com o nome científico de nome científico Ciphomandra betacea (Cav.) Sendt., e também conhecido pelos nomes cigomandra, tomate de árvore, tomate francês ou tomate japonês, o tamarillo é um tipo de fruta tropical bastante nutritiva e, portanto, muito benéfica à saúde.

Isso porque ela é rica em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo, como vitamina A, vitaminas do complexo B (incluindo a B6), vitamina C, vitamina E, magnésio, manganês, cobre, potássio, zinco, sódio, cálcio, fósforo e ferro, antioxidantes, hidratos de carbono, proteínas, niacina, riboflavina, tiamina e fibras, que podem não só prevenir como também tratar diversos tipos de doenças.

A fruta tem cor amarela, laranja e vermelho, com casca lisa e sabor doce, bem parecido com o do tomate comum que nós conhecemos. Além de deliciosa, ela pode ser a alternativa que você estava procurando para deixar a sua alimentação mais saudável e melhorar a qualidade de vida.

Quer saber mais sobre os benefícios do tamarillo para a saúde? Então, continue lendo esse artigo até o final e descubra por que a fruta não pode mais faltar na sua rotina alimentar a partir de hoje! Vamos lá?

Ajuda na perda de peso

Um dos maiores benefícios do tamarillo é o seu efeito desintoxicante no organismo, que é possível graças aos antioxidantes presentes em sua composição. Portanto, ao consumir a fruta, seja na forma de sucos, saladas, in natura ou polvilhada com ervas, você pode contribuir para a redução da gordura com o auxílio de suas propriedades ácidas, perdendo peso com saúde e de maneira rápida e eficiente.

Além disso, por ser pouco calórico, fornecendo apenas 31 calorias para cada 100 gramas de fruta, o tamarillo pode ser consumido sem qualquer medo de engordar e, ainda, substituir na dieta outros alimentos mais calóricos, como biscoitos e pães.

Faz bem para a pele

Rico em vitaminas A, C e E, o tamarillo pode ajudar na saúde e beleza da pele, uma vez que possui uma ótima concentração de antioxidantes, dentre eles, as antocianinas, fenóis e flavonoides, ideais para evitar o estresse oxidativo das células e, portanto, prevenir o envelhecimento precoce.

Sendo assim, ao consumir a fruta de forma regular na rotina, você pode combater o aparecimento de rugas, linhas de expressão, manchas e sulcos na pele por muito mais tempo, além de mantê-la sempre firme e jovem, já que esses nutrientes também são capazes de aumentar a produção de colágeno, uma proteína essencial para a elasticidade e tonicidade da derma.

Controla a diabetes

Devido à presença do ácido clorogênico em sua composição, o tamarillo também pode ser usado para prevenir ou controlar a diabetes tipo 2. Isso porque esse nutriente é essencial para diminuir os níveis de açúcar no sangue, requisito essencial para evitar o desenvolvimento ou agravamento da doença.

Por isso, a fruta pode ser incluída tranquilamente na dieta de pacientes diabéticos e, também, compor a alimentação de pessoas que tenham predisposição à diabetes. Além disso, os antioxidantes presentes no tamarillo também podem reduzir o estresse oxidativo no pâncreas e no fígado, dois órgãos responsáveis pela produção de insulina, outro ponto positivo para controlar a doença.

Trata amígdalas inflamadas

Em alguns países, como é o caso do Equador, a tonsila inflamada costuma ser tratada através do aquecimento das folhas de tamarillo, que são colocadas posteriormente em volta do pescoço para amenizar a inflamação e as dores. Já entre os colombianos, é feita a cataplasma do fruto cozinhando-o em brasas e usando-a na parte externa.

Reduz a pressão arterial

Incluir o tamarillo no cardápio diário pode ajudar a reduzir os níveis da pressão arterial alta, já que a fruta possui entre os seus principais nutrientes minerais como o potássio, que ajuda a melhorar o fluxo de sangue e a sua circulação pelo corpo todo.

Protege o coração

Mais uma vez, por conta do potássio presente em sua composição, consumir o tamarillo também pode ser eficaz para diminuir os níveis de sódio no coração, controlando a pressão arterial, o que faz muito bem à saúde do coração.

Além disso, por conter também boas fontes de magnésio e fibras, a fruta também pode ser útil para evitar a absorção do colesterol ruim (LDL) no corpo, outro ponto importantíssimo para manter o funcionamento do sistema cardiovascular sempre em dia. Ainda, o consumo do tamarillo ajuda a combater o estresse oxidativo das células, fator crucial para prevenir doenças como o acidente vascular cerebral (AVC).

Melhora a visão

O tamarillo é rico em vitamina A, o que significa que ele possui também um alto teor de antioxidantes fornecidos por esse nutriente. Sendo assim, ao inserir a fruta na sua dieta, é possível potencializar a saúde ocular, uma vez que ela pode auxiliar na restauração da umidade da membrana dos olhos, tornando-a mais forte contra a ação de vírus e bactérias.

Em suma, consumir o tamarillo pode combater diversos problemas que acometem os nossos olhos, como infecções e distúrbios, além de prevenir doenças como a catarata, degeneração macular e cegueira noturna, mais comuns em pessoas com idade mais avançada e que podem levar à perda da visão.

Previne o câncer

Os antioxidantes presentes no tamarillo, como é o caso dos flavonoides e das antocianinas, junto com a vitamina E também encontrada em altas quantidades na fruta, podem ajudar a combater a ação dos radicais livres no organismo, que são os principais causadores de mutações nas células e pela sua transformação em tumores que podem levar ao desenvolvimento do câncer.

Portanto, ao incluir a fruta no seu cardápio, é possível prevenir diversos tipos da doença, inclusive, o câncer de mama, o que mais mata mulheres no Brasil e no mundo todo, além de oferecer maiores propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias que podem evitar tumores.

Melhora o humor

Você se sente estressada depois de um longo dia de trabalho? Pois bem! Por conta da sua alta concentração de antioxidantes e vitaminas, consumir o tamarillo pode te ajudar a se livrar das alterações de humor e, inclusive, melhorar quadros de ansiedade, depressão e insônia.

Sobre o autor

Raiane