Infográficos Saúde

Conheça os 13 benefícios do tamarindo para a saúde e boa forma

Benefícios do tamarindo

Com um sabor adocicado e levemente ácido, o tamarindo é famoso pelo gosto azedinho que deixa na boca e, por isso, se destaca entre as frutas mais consumidas em algumas regiões do Brasil. Sim, você não leu errado… Ele é uma fruta, acredite!

Por conta do seu formato semelhante ao de uma vagem, muitas pessoas o definem como um tipo de legume. Porém, pertencente à família das Fabaceae, podemos dizer que ele se trata, na realidade, de uma fruta e muito suculenta, por sinal.

O tamarindo é originário da África do Sul e da Índia, o que explica o significado do seu nome no vocabulário árabe (tamr hindi), que quer dizer “Tâmara da Índia”. No entanto, para além de sua origem e sabor marcante, o fato é que a fruta é bastante nutritiva e pode fazer muito bem à nossa saúde quando incluída regularmente na alimentação.

Dentre os nutrientes presentes em sua composição podemos citar a vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E, além de fósforo, cálcio, manganês, ferro, potássio, fibras, proteínas e carboidratos, que são essenciais tanto para prevenir quanto para tratar diversos tipos de doenças que acometem o nosso corpo, como é o caso do câncer, por exemplo.

Quer saber mais sobre os benefícios do tamarindo para a saúde? Então, continue lendo esse artigo até o final e descubra por que a frutinha não poderá mais faltar no seu cardápio diário a partir de agora! Vamos lá?

Tamarindo: 13 benefícios para a saúde [Infográfico]

Tamarindo: 13 benefícios para a saúde [Infográfico]

1 – Melhora a digestão

O tamarindo possui ótimas propriedades laxantes naturais, o que significa que, ao consumi-lo, você pode melhorar a digestão e o funcionamento do intestino como um todo, prevenindo e tratando problemas como a prisão de ventre e as diarreias. Os seus benefícios neste sentido se devem às fibras presentes em sua composição, que são capazes de estimular os movimentos intestinais e o suco gástrico, acelerando o funcionamento do sistema digestivo.

Além disso, por possuir efeitos estimulantes sobre a bile, o tamarindo ajuda para que os alimentos sejam dissolvidos de maneira mais rápida, evitando flatulências, azias e desconfortos estomacais.

2 – Protege o coração

Rico em potássio, fibras e vitamina C, o tamarindo também pode ser um excelente aliado para proteger o coração. Esses nutrientes são capazes de reduzir os níveis da pressão arterial e baixar as taxas do colesterol ruim (LDL) no sangue, o que resulta na prevenção de diversos males ao sistema cardiovascular, como a hipertensão, AVC, derrames, ataques cardíacos e aterosclerose, por exemplo.

3 – Combate a anemia

Benefícios do tamarindo

Por conter uma alta concentração de ferro em sua composição, o tamarindo também pode ser incluído na alimentação regularmente para prevenir ou tratar a anemia, uma doença causada justamente pela deficiência desse mineral na corrente sanguínea. No entanto, o seu consumo deve ser moderado, uma vez que o excesso de ferro também pode fazer mal, dando origem à outra doença chamada hemocromatose.

4 – Melhora a circulação sanguínea

Mais uma vez, por conta do ferro presente entre os seus nutrientes, o tamarindo pode ser também uma alternativa para melhorar a circulação de sangue pelo corpo, o que resulta em uma maior produção de glóbulos vermelhos e, portanto, na melhor distribuição de oxigênio para diversas partes do corpo.

5 – Faz bem ao sistema nervoso

Benefícios do tamarindo

O tamarindo é rico em vitaminas do complexo B, entre elas, a vitamina B1, também conhecida como tiamina. Sendo assim, por conter esse poderoso nutriente em sua composição, pode-se afirmar que consumir a fruta de forma regular no cardápio é essencial para melhorar as nossas funções nervosas e, com isso, combater problemas como o estresse, depressão, ansiedade e até a insônia.

Além disso, se você sofre com problemas relacionados à memória fraca, como é o caso dos terríveis “brancos”, é possível incluir o tamarindo na dieta para potencializar a função cognitiva e melhorar a capacidade de memorização, concentração e aprendizagem.

6 – Ajuda a emagrecer

Benefícios do tamarindo

Excelente fonte de fibras, o tamarindo também pode ser um grande aliado na busca pelo emagrecimento. Isso porque esses nutrientes são eficazes na promoção da sensação de saciedade no estômago, requisito essencial para controlar o apetite e, portanto, ajudar a enxugar os quilos extras que estão sobrando na balança.

Além disso, ele possui entre os seus nutrientes uma substância conhecida como ácido hidroxicítrico (HCA, sigla em inglês), que é apontada em vários estudos científicos por causar o efeito de inibição de uma enzima que colabora com o armazenamento de gordura.

7 – Controla a diabetes

Benefícios do tamarindo

Ainda por conta do poder do tamarindo de inibir uma enzima que colabora com o armazenamento de gordura, a fruta também pode ser usada para limitar a absorção de carboidratos obtidos através dos alimentos que podem ser transformados em açúcares e gordura no nosso organismo.

Sendo assim, pacientes com diabetes podem inserir a fruta na dieta para evitar o descontrole dos níveis de glicose no sangue, fator que poderia contribuir para o agravamento da doença. Além disso, pessoas com predisposição à doença também podem consumir a fruta como uma medida preventiva.

8 – Combate inflamações

O tamarindo também possui ótimas propriedades anti-inflamatórias. Por isso, ao inseri-lo no seu cardápio diário, é possível combater uma série de inflamações pelo corpo. Inclusive, há quem utilize a fruta para ajudar no tratamento de irritações nos olhos, artrite, gota e condições reumáticas.

9 – Previne a pelagra

Benefícios do tamarindo

Já ouviu falar da pelagra? Para quem ainda não conhece, trata-se de uma doença que traz sintomas como demência, diarreias, insônia e artrite, geralmente causada pela deficiência de vitamina B3 (niacina) no organismo.

Portanto, ao consumir o tamarindo, você pode prevenir o seu desenvolvimento, bem como evitar os seus incômodos e doloridos sintomas, uma vez que a fruta é rica em vitaminas do complexo B, incluindo a B3.

10 – Fortalece o sistema imunológico

Por possuir em sua composição nutricional altas quantidades de vitamina C, nutriente com excelentes poderes antioxidantes, o tamarindo pode ser uma alternativa crucial na alimentação para fortalecer o nosso sistema imunológico, aumentando as defesas do corpo contra diversos problemas de saúde, entre eles, doenças causadas por micróbios, infecções e fungos.

Além disso, a fruta também fornece ao corpo uma série de propriedades antimicrobianas e antissépticas, o que quer dizer que, ao consumi-la, você pode reduzir a incidência de parasitas no corpo. Já as propriedades antibacterianas também encontradas em boas quantidades no tamarindo podem ser bastante úteis contra a ação de bactérias no organismo, prevenindo males como a pneumonia e infecções na pele.

11 – Faz bem para a gravidez

Benefícios do tamarindo

O tamarindo também é considerado um alimento rico em ácido fólico (vitamina B9 ou folato), que é essencial na alimentação de mulheres grávidas. Isso porque esse nutriente ajuda na divisão celular e no crescimento rápido na infância e durante a gestação.

Para que você tenha uma ideia da importância do ácido fólico na dieta de uma gestante, a deficiência deste durante esse período pode resultar no nascimento de bebês abaixo do peso, além de trazer problemas ao tubo neural – que é a estrutura que originará o cérebro e a medula espinhal da criança.

12 – Protege os rins

Rico em potássio, o tamarindo também pode auxiliar na eliminação de toxinas dos rins, mantendo a sua saúde sempre em dia e protegendo os órgãos de diversos tipos de doenças, como é o caso da famosa “pedra nos rins”.

13 – Faz bem para a pele e cabelos

Benefícios do tamarindo

Excelente fonte de vitamina C e suas propriedades antioxidantes, o tamarindo também é um ótimo aliado das vaidosas de plantão para cuidar da pele e dos cabelos. Isso porque esse nutriente estimula a produção de colágeno, uma proteína de extrema importância para a saúde e beleza da derma e dos nossos fios.

Além disso, a fruta também possui a vitamina A entre os seus nutrientes, que, por sua vez, é ideal para manter as madeixas sempre hidratadas.

Sobre o autor

Raiane