Frutas Nutrição

Confira 13 benefícios do tomate para a saúde

Sem sombra de dúvidas, esse é um dos alimentos mais frequentemente presente na mesa do consumidor brasileiro. Isso porque, além de saboroso e versátil, o tomate é super fácil de ser cultivado, o que o torna o favorito em saladas, sopas e tantos outros pratos da culinária brasileira.

Apesar de ser comumente confundido como uma verdura, vegetal ou legume, o tomate é, na verdade, um fruto. Dentre as suas principais características estão o seu formato arredondado e sua cor avermelhada e, por isso, ele é muito utilizado também para deixar as refeições mais coloridas.

Tomate infográfico

O que muita gente não sabe é que o tomate pode ser um grande aliado da nossa saúde, pois é rico em nutrientes e vitaminas que previnem e tratam doenças, como o câncer, além de favorecer o emagrecimento saudável, já que contém apenas 21 calorias, e o ganho de massa muscular de forma mais rápida.

Veja também – Sucos de tomate: confira 7 receitas saborosas

Não é à toa que o fruto é um dos principais elementos da famosa “dieta mediterrânea”, que é reconhecida principalmente por promover a longevidade e, ainda, evitar doenças cardiovasculares em quem é adepto. Não é uma maravilha?

Quer conhecer mais sobre os benefícios do tomate para a saúde? Leia esse artigo até o final e fique sabendo tudo para começar a inserir o fruto na sua alimentação.



Benefícios

beneficios-do-tomate

1 – Melhora a saúde dos olhos

Por ser um fruto rico em propriedades antioxidantes, estudos científicos já mostraram que o tomate é capaz de evitar a degeneração macular, que atinge muitas pessoas em idades mais avançadas. Além disso, por conter licopeno e vitamina A em sua composição, os efeitos do consumo diário do tomate pode ser de efeitos positivos para a saúde dos olhos.

2 – Auxilia na perda de peso

O tomate pode ser um grande aliado para quem está buscando emagrecer de forma rápida e saudável. Pesquisas em torno do fruto já mostraram que o tomate pode reduzir o risco da obesidade, não só por ser rico em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, mas também por conter um baixo teor calórico (são apenas 21 calorias por cada 100 gramas de fruto).

3 – Previne o câncer

Estudos já comprovaram que o tomate é uma grande fonte de fitonutrientes e antioxidantes, que são elementos associados à redução do risco de câncer em humanos. Dentre os tipos de cânceres que podem ser evitados com o consumo do tomate estão o de próstata, de pulmão e o de pâncreas.

4 – Previne doenças cardiovasculares

O tomate possui substâncias com propriedades antioxidantes, como a vitamina C e o licopeno, que são essenciais para melhorar a saúde do coração. Isso porque esses nutrientes são capazes de transportar uma maior quantidade de oxigênio para a corrente sanguínea, melhorando o fluxo de sangue a circulação. Os resultados são de redução dos níveis de colesterol e melhora dos perfis sanguíneos de gordura.

5 – Controla e previne o diabetes

Por conter uma fonte riquíssima do mineral cromo, o tomate pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, o que é essencial para pacientes diabéticos ou para prevenir o desenvolvimento da doença em pessoas saudáveis.

6 – Combate inflamações no corpo

Devido à presença de substâncias anti-inflamatórias e os seus elevados níveis de propriedades antioxidantes em sua composição, como os carotenoides, o tomate pode combater diversos tipos de inflamações nos órgãos.

7 – Fornece potássio ao organismo

O tomate é rico em nutrientes, como o potássio, que é uma vitamina com grande deficiência na alimentação humana. Para quem não sabe, a falta de potássio nas refeições cotidianas podem levar ao desenvolvimento de doenças cardíacas, hipertensão arterial, câncer, derrame, artrite e distúrbios digestivos.

8 – Previne o Mal de Alzheimer

De acordo com pesquisas realizadas em torno do fruto, o tomate pode ajudar a reduzir os riscos da doença de Alzheimer e, ao contrário disso, aumentar as nossas funções neurológicas.

9 – Ajuda na manutenção dos ossos

É comprovado que o tomate, graças aos antioxidantes – como o licopeno – presentes em sua composição que o fruto pode ajudar na saúde óssea. Ele ajuda a prevenir o estresse oxidativo dos ossos. Além disso, o potássio encontrado entre os seus nutrientes também pode ser essencial para ajudar na manutenção dos ossos.

10 – Melhora o sono

Graças à presença do licopeno em sua composição, o tomate também é capaz de melhorar a qualidade do sono. Por isso, muitos médicos recomendam tomar uma sopa de tomate ou inseri-lo na salada no jantar. Isso faz que com a pessoa durma melhor.

11 – Faz bem para os cabelos

Rico em vitamina A, o tomate também pode ajudar a fortalecer os cabelos, além de dar mais brilho e vida aos fios opacos ou danificados. Ainda, o fruto pode auxiliar na remoção de tinturas e manter a cor natural das madeixas, devido à acidez presente nele.

No caso de quem sofre com caspa e coceira no couro cabeludo, o tomate também pode ajudar a cuidar desse problema. Basta aplicar o suco do fruto no cabelo e na raiz após a lavagem, deixando-o agir por, pelo menos, cinco minutos. Depois, é só enxaguar as madeixas com água fria.

12 – Mantém a pele saudável

Por conter licopeno em sua composição, um antioxidante super importante para a saúde da pele, o tomate pode proteger a nossa derma dos danos causados pelos raios solares, além de eliminar a sensibilidade trazida pelo sol.

O resultado é de menos rugas e linhas de expressão na pele do rosto. Ainda, o fruto pode minimizar os poros dilatados da pele, curando acnes, erupções cutâneas e queimaduras.

13 – Auxilia o ganho de massa muscular

O tomate possui em sua composição uma substância chamada de tomatidina, que inibe a atrofia muscular. Portanto, o fruto – principalmente, aqueles ainda verdes – ajuda a estimular a síntese proteica, favorecendo o crescimento dos músculos do nosso corpo.

Ainda, pesquisas também já mostraram que o consumo de tomate após a atividade física pode ajudar a aumentar a resistência muscular e, ainda, favorecer a recuperação dos músculos de forma eficiente.

Gostou do assunto? Então, comece a inserir o tomate na sua alimentação agora mesmo! Compartilhe!

Até a próxima!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */