Saúde

Benefícios do Yuzu para Saúde

Com visual engraçado, o Yuzu pode não ser a fruta mais conhecida por aqui. Isso não quer dizer, no entanto, que ela não forneça benefícios fantásticos para a saúde. Parecendo um pequeno limão desbotado e deformado, o Yuzu é uma fruta cítrica exótica do oriente, que recebe bastante atenção da medicina há algum tempo.

A fruta é cultivada principalmente no Japão, na Coreia e na China. Possui um aroma bastante característico e é muito azedo. Isso significa que ela quase nunca é comida diretamente. No entanto, suas raspas e seu suco são regularmente utilizados na cozinha.

No Brasil, pode ser bastante difícil encontrar o Yuzu in natura. Se este for seu objetivo, é possível que você encontre em alguma loja altamente especializada em frutas orientais. Se estiver mais aberta à experimentação, seu suco ou as raspas podem ser mais facilmente encontradas em lojas especializadas.

Se você está perguntando por que deveria procurar por produtos feitos com Yuzu, a resposta é simples: seus efeitos para a saúde são fantásticos. Conheça os principais e impressione-se:

Benefícios para a pele

Por ser uma fruta cítrica, o Yuzu é um poderoso ingrediente para o cuidado da pele. Ele auxilia na manutenção de um tecido corado, hidratado e com a superfície suave.

Contra o envelhecimento

Por ser rico em vitamina C e flavonoides, o Yuzu auxilia no combate contra radicais livres. Estes radicais livres são responsáveis por causar sinais de envelhecimento precoce, como rugas e linhas de expressão.



Revitaliza a pele

Como uma “parente” de tantas outras frutas cítricas, como o limão, o Yuzu oferece os já conhecidos benefícios para a pele da categoria. No entanto, seus efeitos são ainda mais eficientes. Sua utilização regular mantém a pele saudável e rejuvenescida. Adicionalmente, ele atua como um fortalecedor do tecido, mantendo a pele firme e brilhosa.

Pele mais radiante

Como o Yuzu é bastante rico em minerais e vitaminas, ele auxilia a alcançar um brilho saudável para a pele. Junto a esta capacidade de gerar tantos benefícios positivos para a pele, há o fato de ser uma fruta riquíssima em anti-oxidantes. Além disso, protege-a dos efeitos danosos dos raios ultravioleta. O óleo de Yuzu pode, ainda, ser utilizado para corrigir a textura do tecido.

yuzu

Artigos relacionados:

Outros benefícios de saúde

Embora as principais façanhas do Yuzu estejam relacionadas à pele, ele ainda é capaz de auxiliar em diversas outras formas. Confira algumas delas:

  • Previne a gripe e resfriados: Esta fruta é largamente utilizada no Japão como um ingrediente de um bom banho de banheira. Considera-se que ela é útil no combate à gripe e aos resfriados. Obviamente, a característica explica-se pela presença de vitamina C. Ela combate diversas infecções por vírus e bactérias. Você pode abusar da fruta, especialmente, antes dos invernos, para proteger-se da indesejável combinação de espirros e dores de garganta.
  • Combate aos radicais livres: Se você costuma ler sobre nutrição e perceber o potencial anti-oxidante do Yuzu, deve ter percebido algo. Esta fruta é capaz de combater radicais livres, prevenindo você de diversas doenças crônicas, incluindo as cardíacas.
  • Combate à náusea: Naturalmente ácido, o Yuzu auxilia no combate à náusea, prevenindo vômitos. Em sucos, ou como um tempero para saladas, a fruta adiciona muito sabor junto a tantos benefícios para a saúde.

Sobre o autor

Pedro Henrique Ferreira Mendes