Recomendados para você
Beleza Cabelos Chás Estética Nutrição Plantas Medicinais Saúde

Benefícios e propriedades do Chá de Camomila

Está nervoso? Toma um chá de camomila e vai pescar. Esta receita popular – na verdade, milenar –, impregnada de sabedoria dos mais velhos, aos poucos ganha contornos de verdade absoluta na medida em que pesquisas científicas constatam o que povos antigos, desde a Mesopotâmia, já sabiam: a relaxante camomila acalma os nervos.

O que já se sabe agora, a partir de pesquisas e descobertas dos cientistas, é que a chamomilla recutita, o nome oficial e científico da camomila – em algumas regiões é chamada como margaça, macela-galega ou macela-nobre –, traz muitos benefícios à saúde e pode até mesmo remover impurezas da nossa pele.

Por exemplo, o chá de camomila é bastante rico em diversos nutrientes, o que explica a diversidade de funções e benefícios ao corpo humano.

Rica em vitamina A e cálcio

Planta aromática e herbácea, permite que o chá seja feito tanto com as folhas de suas flores ou com folhas da própria planta. Ao serem colocadas em água quente, que não precisa ser fervente, as folhas ou flores deixam na água óleos essenciais que possuem qualidades calmantes – daí a fama do chá de camomila.

Mas, não é só isso. Estas propriedades liberadas na água também são antioxidantes e anti-inflamatórias, com grandes benefícios contra a ansiedade, inchaço e cólicas, além de ajudar na recuperação da pele.

A má digestão é outro sintoma combatido pela camomila, a partir de suas folhas secas ou mesmo desses conhecidos sachês que podem ser comprados em lojas especializadas de produtos naturais ou, mesmo, supermercados.

Pesquisas têm mostrado que o chá de camomila é rico em vitamina A, fósforo, sódio, potássio e cálcio, de onde vêm todos os seus benefícios. É evidente que o valor nutricional dependerá em muito da quantidade de chá consumida.

Também com mel ou hortelã

Importante dica que as pesquisas têm demonstrado é que não se deve fazer o chá para guardar e beber mais tarde. Ao imergir as folhas secas em água bem quente, é bom que o chá de camomila seja consumido após alguns minutos, tão logo esfrie um pouco para não prejudicar boca e garganta.

Também é possível adoçá-lo, se esta for a exigência do seu paladar. Para isso, pode-se utilizar mel, ou ainda, acrescentar hortelã ou erva doce, o que acrescenta benefícios ao chá e oferece sabores variados. Ou pode-se fazer estas variações, para não enjoar; beber o chá puro em uma ocasião e, mais tarde, acrescentar a mistura.

Propriedades e benefícios do chá de camomila

  1. Calmante e relaxante natural;
  2. Melhora e faz o tratamento da ansiedade;
  3. Trata a hiperatividade;
  4. Alívio para o estresse;
  5. Úlceras e outros problemas no estômago;
  6. Faz o controle da má digestão;
  7. Bom para o tratamento de enjoos;
  8. Para a mulher, alivia as cólicas menstruais;
  9. Importante auxiliar para remover impurezas da pele;
  10. Também auxilia no combate a inflamações e feridas.

Como um dos remédios naturais há mais tempo utilizado pelo homem, o chá de camomila é também rico em flavonoides, que possuem importante ação antioxidante para o organismo. Os flavonoides também podem ser encontrados em outras plantas e frutos, como a uva.

São estes mistérios revelados por novas descobertas que têm levado cientistas, de vários países, a interessarem-se cada vez mais pelos estudos com a camomila. O milenar chá, dessa forma, torna-se também importante fonte de pesquisas em laboratórios.

Alguns estudos sobre a camomila

  • Combate a gripes e resfriados – é um dos remédios naturais mais conhecidos nesse sentido. Para isso, é preciso ferver o chá de camomila e respirar essa infusão com uma toalha sobre a cabeça, o que ajuda a liberar as vias aéreas;
  • Para aliviar dores no estômago – estudos relatados pelo dr. David Kiefer mostram que a camomila possui substâncias que combatem distúrbios gastrointestinais. Também é recomendada para acalmar azias;
  • Ajuda na longevidade – Estudo realizado pela Universidade do Texas, EUA, com 1.667 pessoas, entre homens e mulheres, mostra que o chá de camomila, quando bebido regularmente, reduz o risco de morte prematura em 29%, em boa parte devido ao seu efeito calmante;
  • Combate a menstruação dolorosa – Estudo publicado pelo Journal of Agricultural and Food Chemistry mostra que o chá de camomila pode aliviar as dores e cólicas da menstruação. Ao relaxar os músculos, a camomila proporciona essa sensação de alívio e bem estar;
  • Para dormir melhor – Esta possivelmente seja a mais conhecida das ações do chá de camomila sobre o ser humano. Novamente estes efeitos são provocados por ser um relaxante natural sobre a musculatura, favorecendo o sono;
  • Estimula o sistema imunológico – O Imperial College London revela que certas substâncias contidas em plantas são valiosas para proteger o sistema imunológico humano. Algumas dessas substâncias são liberadas através do chá de camomila;
  • Para combater o diabetes tipo 2 – Uma das últimas pesquisas que mostram grandes benefícios da camomila foram realizadas no Irã. Estes estudos foram publicados na revista Nutrition e indicam que, ao beber três xícaras de chá por dia, a pessoa tem sensíveis melhoras nos níveis de glicose no sangue, auxiliando no combate ao diabetes do tipo 2. Ou seja, o chá de camomila auxilia a reduzir os riscos de a pessoa desenvolver este tipo de doença.

Bom para a pele e olhos

Afora estes efeitos medicinais como remédio natural, o chá de camomila também pode ser usado em benefício da beleza. Já falamos que ajuda a combater inflamações e manter a beleza da pele.

Mas, também é excelente para os cabelos, especialmente nos meses mais quentes do verão. Isso vale de forma especial para quem possui os cabelos castanhos e quer uma coloração mais clara. Basta fazer o enxágue do cabelo com o chá de camomila e deixar o restante ao sol. A exposição solar fará o branqueamento do cabelo, dando-lhe coloração mais clara.

Para a pele, já são fabricados cremes e hidratantes naturais a partir da camomila, o que evidencia seus efeitos sobre a epiderme. Ela auxilia a regeneração dos tecidos.

Por fim, é bom citar que o chá de camomila também é excelente auxiliar para aqueles que passam noitadas, seja à frente do computador ou em festas. Se aplicado junto com sementes de funcho esmagadas e, também, flor de sabugueiro, refresca e reduz o inchaço e cansaço dos olhos.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */