Pele Beleza

Ácido ascórbico: Benefícios da vitamina C para a pele

Benefícios vitamina c para a pele

O ácido ascórbico – mais conhecido como vitamina C – é um antigo aliado da saúde por suas propriedades antioxidantes e pelos seus benefícios ao sistema cardiovascular, ocular e imunológico.

No entanto, este ácido também é muito utilizado na estética por sua capacidade de deixar a pele mais lisa, uniforme e bonita. É adorada pelos dermatologistas e um ingrediente comum em produtos cosméticos, principalmente os faciais e com ação anti-idade.

Quer saber como a vitamina C pode fazer milagres pela sua pele? Então leia este post e saiba tudo sobre o uso do ácido ascórbico no tratamento da pele!

O que é ácido ascórbico?

Ácido ascórbico é o nome que a vitamina C recebe após ter sua molécula estabilizada para uso na composição de produtos cosméticos.


Diferente do ácido hialurônico, ele não faz parte da composição natural da pele, mas é produzido sinteticamente e quando aplicado sobre a pele é capaz de prevenir o fotoenvelhecimento e estimular a produção de colágeno, entre outros benefícios.

Indicações de uso e benefícios do ácido ascórbico

O ácido ascórbico é indicado na prevenção e tratamento do envelhecimento facial por sua ação antioxidante, que combate os radicais livres prevenindo e retardando o aparecimento de rugas e marcas de expressão. Também é capaz de reduzir a flacidez da pele, pois estimula a produção de colágeno pela derme.

Usado para tratar melasmas, hiperpigmentação, estrias brancas, eritemas e outras manchas de pele, atua nos melanócitos – células que armazenam a melanina, pigmento da pele – amenizando manchas e proporcionando uma pele com tom mais uniforme.


É indicado em casos de danos cutâneos ocasionados pela exposição solar e de fotoenvelhecimento, visto que é um potente fotoprotetor, capaz de proteger a pele em suas camadas mais profundas e aumentar as defesas da pele contra as agressões do sol.

Também é muito eficiente em peles oleosas e acneicas, pois possui um pH compatível com este tipo de pele, além de ter ação clareadora que ameniza as manchas de acne.

Como usar produtos com ácido ascórbico?

O ácido ascórbico para uso estético deve ser estabilizado em laboratório para que suas moléculas possam ser absorvidas pela pele.

Está presente em formulações de cremes, géis e loções, com concentrações que variam de 5% a 20% e geralmente na forma de palmitato de ascorbila, derivado do ácido ascórbico, que é lipossolúvel e tem oxidação mais lenta, aumentando sua eficácia e estabilidade.

A frequência de aplicação também é variável. Alguns produtos podem ser aplicados duas vezes ao dia enquanto outros, com liberação gradual, devem ser usados apenas uma vez ao dia. O ideal é consultar um dermatologista para que ele indique os melhores produtos e aplicações corretas.

Recomenda-se usar cosméticos com ácido ascórbico após lavar o rosto com água e sabonete específico para seu tipo de pele. Alguns produtos são mais indicados para a noite por terem maior concentração de vitamina C, no entanto, a maioria deles pode ser utilizada durante o dia sem causar danos à pele.

O creme pode ser usado em todo o rosto, pescoço e colo, mas nunca em grande quantidade. A dica é colocar uma pequena porção na ponta do dedo e fazer várias “pintinhas” com o creme em todo o rosto, e espalhá-lo de forma uniforme, evitando que a pele fique com aspecto oleoso.

Cuidados, riscos e contraindicações

Ao contrário de outros ácidos, como o glicólico e o retinóico, o ácido ascórbico não é irritativo ou fotossensível e não necessita de cuidados especiais no pós-uso.

Também não possui contraindicação e podem ser usados por gestantes e lactantes, inclusive para tratar melasmas decorrentes da gravidez.

Os riscos existentes estão associados a pessoas que possuem alergia ou hipersensibilidade ao ativo, podendo, nestes casos, causar reações adversas.

O ácido ascórbico é uma excelente opção de ativo para tratamento de pele, pois apresenta resultados significativos sem descamar, ressecar ou trazer riscos e efeitos colaterais. Seu uso é seguro e muito versátil, já que traz benefícios para peles jovens e maduras e pode ser utilizado durante o ano todo, de dia ou de noite.

Você usa algum produto que tenha ácido ascórbico na composição? O que acha deste ativo?

Sobre o autor

Juliana Mitsuda