Infográficos Nutrição Saúde Suplementos

Betacaroteno: ótimo para a saúde e para a visão

Com uma função importantíssima para o nosso corpo, o betacaroteno deve ser consumido regularmente. Ele se encontra facilmente na natureza. Saiba mais sobre esse carotenoide de cor vibrante e qual sua importância para a manutenção dos níveis de vitamina A.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% EM TODO O SITE

Manter o corpo saudável e livre de doenças é o objetivo da maioria dos seres humanos enquanto estão vivos. Ninguém quer ficar tomando remédio e uma das formas de evitar isso é investindo na prevenção.

A prevenção do surgimento de diversas doenças pode estar na sua alimentação. Optar por alimentos mais saudáveis aumenta a capacidade do corpo de se ver livre dos radicais livres, tão nocivos.

Aumento da gordura corporal, aumento do colesterol, aparecimento de diabetes, entre outras queixas, são muito comuns nos consultórios e isso acontece justamente por causa do péssimo estilo de vida que as pessoas estão levando.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Alguns alimentos e bebidas que contenham hormônios e aditivos químicos contribuem para o aumento significativo das moléculas de radicais livres dentro do nosso corpo. Esses radicais livres são poderosíssimos e capazes de destruir células consideradas sadias dentro do nosso corpo.

O betacaroteno pode ser consumido e sua função dentro do nosso corpo é poderosíssima, principalmente na produção da vitamina A, importantíssima para a proteção e manutenção da saúde dos olhos.

Para que serve o betacaroteno?

Pigmento carotenoide antioxidante, como é conhecido o betacaroteno, tem como função principal fornecer vitamina A ao organismo.

Seus pigmentos podem ser encontrados facilmente na natureza em plantas, legumes e frutas. Possui as cores laranja, vermelho e amarelo intenso.

Assim que um indivíduo ingere o betacaroteno, ele pode ser convertido em vitamina A, recebendo o nome de “retinol”, ou simplesmente agir como um antioxidante que tem a capacidade de proteger as células de todos os radicais livres presentes no organismo.

Praticamente 50% da produção de vitamina A vem da ingestão de betacaroteno, por isso, ele é chamado de “pró-vitamina A”.

Para você entender melhor, a vitamina A entra no nosso organismo de duas diferentes formas. Através da ingestão de alimentos de origem animal, como carnes, leite e queijo, recebendo o nome de retinol, e pela ingestão de legumes e frutas, chamado de carotenoide ou pró-vitamina A.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Por que o betacaroteno é bom para os olhos?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o betacaroteno ajuda a proteger toda a superfície ocular, conhecida como córnea, e toda a estrutura dos olhos.

Por ter uma ação antioxidante, a redução da catarata é significativa em todos que fazem uso deste tipo de vitamina.

Os países que se encontram em desenvolvimento possuem inúmeros casos de pessoas com problemas de visão e cegueira, problemas esses que podem ser evitados tranquilamente.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

É evidente e muito fácil de se identificar os problemas que a insuficiência de vitamina A provoca. Olhos inflamados e secos, cegueira noturna, conjuntivite recorrente, irritações na pele e até mesmo a perda de cabelo são apenas algumas das manifestações no corpo da pessoa que tem essa deficiência.

Detectar esse tipo de deficiência é muito fácil. Basta fazer um exame de sangue e conferir os resultados.

Por que as vitaminas E e C são importantes para o betacaroteno?

Ingerir o betacaroteno com outros tipos de vitaminas como a E e a C ajuda a potencializar o seu efeito benéfico no organismo.

A vitamina C é importantíssima para potencializar os efeitos do betacaroteno. Ela fornece para o corpo elementos químicos que têm a função de serem antioxidantes, prevenindo assim o surgimento da catarata e da degeneração macular.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

A vitamina E, por sua vez, também tem uma função antioxidante, potencializando as ações tanto do betacaroteno como da vitamina A.

10 alimentos ricos em betacaroteno

É totalmente possível manter altos os níveis de betacaroteno no organismo através da alimentação.

Listamos os 10 melhores alimentos para você ingerir e conseguir manter os níveis de vitamina A equilibrados. Veja a seguir:

10 alimentos ricos em Betacaroteno

1 – Caqui

O caqui é uma das frutas que contêm o betacaroteno em quantidades ideais. Seu poder antioxidante previne diversas doenças, aumentando o poder do sistema imunológico do organismo.

Além de possuir essa ação antioxidante, ele também traz benefícios como o retardamento do envelhecimento precoce, melhora significativa de todo sistema digestório e a perfeita saúde dos olhos.

2 – Mamão

De cor laranja, o mamão é um alimento com forte poder antioxidante e que, se consumido diariamente, contribui para deixar o corpo com os níveis adequados de vitamina A.

3 – Manga

Esta fruta da árvore conhecida como mangueira possui cor amarela e é rica em betacaroteno e vitamina C. Atua principalmente na purificação do sangue e é uma fruta com forte ação diurética.

4 – Melão

De baixa caloria e riquíssimo em água, o melão pode ser utilizado para os processos de emagrecimento e hidratação do corpo, além de ser um antioxidante natural.

5 – Goiaba

A goiaba é uma fruta riquíssima em vitaminas do complexo B, C e A, além de possuir minerais importantíssimos para o corpo como o ferro, cálcio, fósforo e magnésio.

6 – Cenoura

Para se ter uma ideia, 100 gramas de cenoura é mais do que o suficiente para você manter os níveis de vitamina A elevados no organismo.

7 – Tangerina

A tangerina é uma fruta muito rica em vitamina A, B1 e B2, além de alguns minerais como o magnésio, cálcio, fósforo, potássio. As cascas dessa fruta também podem ser aproveitadas e são ricas em nutrientes.

8 – Pimentão vermelho

Diversos benefícios para a saúde são observados em quem consome o pimentão vermelho. Consumir o betacaroteno presente no pimentão vermelho é uma maneira excelente de manter o corpo saudável.

9 – Batata-doce

A batata doce é um excelente alimento para quem quer perder peso e se livrar dos radicais livres presentes no corpo. De baixo índice glicêmico, é um excelente alimento para quem quer perder peso.

10 – Abóbora

A abóbora, assim como a batata doce, é um alimento indicado para as pessoas que estejam fazendo uma reeducação alimentar e que queiram deixar os níveis de betacaroteno em ordem.

Alimente-se de modo saudável e tenha todas as vitaminas e minerais nos níveis indicados. E não deixe de acompanhar nosso blog para mais dicas de saúde e alimentação!

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */