Beleza Pele

Bicarbonato no rosto: riscos, benefícios e vantagens

O bicarbonato de sódio pode ajudar a sua pele de várias maneiras. Adicionando um pouco à água durante o banho, pode ajudá-lo a lidar com a pele escamosa e aliviar a coceira. Uma solução também pode ser utilizar o bicarbonato no rosto para esfoliar a pele, ou ainda, suavizar calos e limpar a pele inflamada.

Seja removendo aquele cheiro desagradável na geladeira ou resolvendo uma barriga enjoada, o uso do bicarbonato de sódio é um daqueles compostos facilmente disponíveis, baratos e versáteis que existem à disposição.

Ultimamente, ele tem se tornado cada vez mais uma alternativa caseira para os cuidados com a pele. Este maravilhoso ingrediente pode ajudá-la de diversas maneiras, mas como toda solução caseira, há também os riscos que devem ser analisados com cuidado.

Benefícios do bicarbonato de sódio para a pele

Lidar com a pele escamosa

Se você tem pele seca e escamosa, adicione um punhado de bicarbonato de sódio à água durante o banho, pode trazer resultados maravilhosos. De fato, alguns especialistas o recomendam como um tratamento para a ictiose (popularmente conhecido como Doença da Escama de Peixe), um grupo de desordens da pele caracterizadas por pele seca e escamosa.

Acredita-se que o bicarbonato de sódio aumente o pH da água e isso ajuda a esfoliar as escamas. Em pessoas que apresentam descamação excessiva, a imersão por 30 a 60 minutos em água de banho com pH elevado de uma a três vezes por semana, seguida pela aplicação de um emoliente, pode aliviar o desconforto.

Limpe a pele inflamada

Bicarbonato de sódio tem propriedades antibacterianas que o tornam um ótimo higienizador para sua pele inflamada. Na verdade, alguns médicos especialistas recomendam que você use uma solução de bicarbonato no rosto para limpar suas pálpebras se tiver blefarite, uma doença ocular caracterizada por inflamação nas bordas das pálpebras.

Pessoas com essa condição precisam limpar regularmente as pálpebras, pois os germes tendem a se desenvolver nas secreções que se acumulam nas bordas das pálpebras. Para fazer uma solução de limpeza, dissolva uma colher de chá de bicarbonato de sódio em 100 ml de água esterilizada.

Mas essa não é a única condição pela qual você pode usar bicarbonato de sódio. De picadas de mosquito à assaduras, essa solução pode ajudar a limpar e acalmar uma variedade de inflamações na pele.

Esfoliação da pele

A esfoliação da pele (a remoção da camada externa de células mortas da pele) utilizando bicarbonato no rosto pode fazer uma diferença real na aparência da sua pele. Mas você não precisa comprar produtos caros para isso. Uma simples colher de bicarbonato de sódio misturado à água morna pode fazer maravilhas e soltar as células mortas para lhe dar uma pele lisa.

Então, com que frequência você deve esfoliar? Se você tem pele sensível ou seca, pode fazer esfoliação uma ou duas vezes por semana. Para aquelas pessoas que possuem a pele mais grossa e oleosa, podem precisar fazê-la com mais frequência.

Benefícios de beleza do bicarbonato de sódio

  • Bicarbonato de sódio para pele oleosa;
  • Bicarbonato de sódio para erupções cutâneas;
  • Bicarbonato de sódio para lábios escuros;
  • Bicarbonato de sódio para pele brilhante;
  • Bicarbonato De Sódio Para A Pele Do Pescoço Escuro;
  • Bicarbonato De Sódio Para Moles;
  • Bicarbonato de sódio para pelos encravados;

Clarear a pele

Um remédio comumente usado para clarear a pele envolve bicarbonato de sódio e suco de limão. O contato do bicarbonato no rosto esfolia suavemente a camada superior da pele escura, enquanto a vitamina C no limão inibe a formação da pigmentação que escurece a pele, a melanina. Então, eles são pensados para ser uma ótima combinação que ajuda a clarear aqueles pontos escuros da pele do rosto. Basta adicionar um duas colheres de bicarbonato de sódio a um pouco de azeite e meio limão espremido na hora e aplicá-lo à sua pele. Enxágue depois de cerca de 10 minutos.

O bicarbonato de sódio é bom para clareamento da pele?

  • Bicarbonato de sódio é composto de sódio e um neutralizador de pH que esfolia as células mortas da pele em toda a pele;
  • O pH do bicarbonato de sódio ajuda a neutralizar a natureza ácido-alcalina da pele;
  • Atua como um esfoliante que elimina o dano celular na pele escurecida;
  • A aplicação regular tornará a sua pele mais branca, mais suave e mais brilhante;
  • Possui propriedades antibacterianas, antifúngicas, anti-sépticas e anti-inflamatórias que eliminam toda a infecção na pele e suas cicatrizes;
  • Ele age como um bom agente absorvedor de óleo para eliminar o excesso de óleo;
  • Ele equilibra o tom da pele e evita o acúmulo de poros entupidos. Ele limpa profundamente a pele, absorvendo o excesso de óleo.

Precauções que você deve estar ciente

Embora muitas pessoas relatam que o uso de bicarbonato no rosto seja benéfico e afirmem que usá-lo faz sua pele parecer mais jovem, há também outras pessoas que relatam que sofreram efeitos colaterais deste remédio caseiro popular. Por esse motivo, tenha cautela ao usar bicarbonato de sódio e estar ciente de possíveis problemas.

Embora o bicarbonato de sódio seja conhecido por suas propriedades esfoliantes que levam a uma pele suave e clara, livre de acne, ele não é seguro para todos os tipos de pele e pode causar vermelhidão e sensação de queimação em uma pele mais sensível. Sempre faça um teste antes de aplicar qualquer máscara em seu rosto.

Efeitos colaterais comuns

Se você notar quaisquer efeitos colaterais incomuns, você deve parar de usar bicarbonato de sódio imediatamente. Efeitos colaterais comumente relatados para quem tem uma pele sensível incluem coceira, inflamação localizada e pele geralmente dolorosa. Algumas pessoas relatam aridez ao usar bicarbonato de sódio na pele, ficando mais propensa à irritação.

Contraindicações do bicarbonato de sódio

Utilizar o bicarbonato no rosto é contraindicado em casos de:

  • Hipocalcemia (queda da acumulação de cálcio no sangue);
  • Alcalose metabólica ou respiratória (pH do sangue aumentado);
  • Hipernatremia (elevação da acumulação do sódio no sangue);
  • Hipervolemia (elevação do volume sanguíneo);
  • Pacientes com insuficiência renal (função irremediável dos rins);
  • Hipoventilação (diminuição de ar nos pulmões).

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.