Beleza Estética

Bichectomia: saiba tudo sobre o procedimento

Bichectomia

Ultimamente, a Bichectomia tornou-se um procedimento muito popular entre as mulheres. A redução das bochechas proporciona uma aparência de magreza ao rosto, tornando-o mais afinado. A gordura localizada nas bochechas ou a bola de gordura foi descoberta em 1802, pelo Dr. Marie François Xavier Bichat, cientista e anatomista francês. Em virtude disso, a cirurgia para a retirada da gordura da face, tem o nome de Bichectomia.

O que é Bichectomia?

A gordura localizada na face, que possui o formato de pirâmide, varia de acordo com a idade da pessoa, sendo maior nas crianças, e passa a ser menor quanto ocorre o envelhecimento. Com a retirada dessa bola de gordura, ocorre uma visível redução das bochechas, proporcionando ao rosto uma aparência de emagrecimento. A Bichectomia pode ter outras funções que não só estéticas, mas uma melhora funcional da mastigação.

A Bichectomia é realizada através de procedimento cirúrgico e consiste na remoção da bola de Bichat. A presença dessa estrutura gordurosa dentro das bochechas, é que faz com que alguns rostos tenham o formato arredondado. A retirada dessa gordura afina e modifica o contorno facial, proporcionando ao rosto, uma aparência mais fina.

A retirada da bola de gordura das bochechas, não tem só função estética. Ela é útil para aquelas pessoas que possuem pouco espaço na boca, e mordem a bochecha constantemente.

Como é realizada a Bichectomia?

A Bichectomia é um procedimento simples, demorando em torno de 40 minutos, e é realizado por cirurgiões plásticos, ou cirurgiões dentistas. A cirurgia é comparada com a de extração dos sisos, pela sua simplicidade. A anestesia utilizada é a local. São realizados dois cortes, um para cada lado interno das bochechas, de aproximadamente um centímetro. Através dessas aberturas, é retirada a bola de gordura, havendo a necessidade de sutura.

Pós-operatório

Mesmo sendo considerada como um procedimento simples e rápido, a pessoa que se submeter à Bichectomia deverá tomar alguns cuidados para que a recuperação seja a mais rápida possível e, assim, notar os resultados obtidos.

  • Aplicação de gelo, diminuindo o inchaço e evitando o surgimento de hematomas,
  • Evitar atividades físicas e academias,
  • Não se expor ao sol pelo período de uma semana,
  • Dar preferência aos alimentos gelados, como sucos e sorvetes, que auxiliam na cicatrização, e evitando a ingestão de alimentos muito duros e quentes por 48 horas.

Riscos da Bichectomia

A escolha de um bom profissional é primordial para quem optou pela Bichectomia, evitando assim, complicações na cirurgia, tais como:

  • Incisões em estruturas importantes da face, ocasionando paralisia momentânea ou definitiva,
  • Retirada em excesso ou de maneira incorreta da bola de gordura, o que poderá deixar o rosto em desequilíbrio,
  • Sangramentos ou infecções.

Dúvidas mais frequentes sobre a Bichectomia

Por ser um procedimento relativamente novo, existem algumas dúvidas em relação a optar ou não por ele. Vejamos algumas:

1. Quem pode fazer a Bichectomia?

Tanto homens como mulheres, que queiram definir as linhas do rosto, diminuindo o tamanho das bochechas. A cirurgia pode ser feita a partir da adolescência, quando já houver ocorrido o crescimento completo da face.

2. O que lava as pessoas a fazerem a Bichectomia?

Muitos são os motivos pelos quais a cirurgia é procurada, entre eles:

  • Redução das bochechas para uma definição melhor do contorno do rosto,
  • Pela insatisfação com o volume das bochechas,
  • Para a diminuição das papadas no rosto e pescoço,
  • E, após as dietas de emagrecimento, quando as bochechas permanecem iguais.

3. A cirurgia pode tornar o rosto mais simétrico?

Quando a quantidade de gordura é mais em um dos lados do rosto, a cirurgia pode atenuar a diferença existente.

4. Qual é a quantidade de gordura que pode ser retirada?

Na maioria das vezes, é feita a retirada de apenas parte da bola de gordura, visando à melhora estética.

5. Após a cirurgia, as bochechas podem voltar a crescer?

A Bichectomia é muito procurada por mulheres que passam por dietas, conseguem emagrecer, mas as bochechas ficam iguais. A explicação para isso é que a bola de Bichat é a última gordura a ser absorvida pelo organismo nos casos de emagrecimento. A possibilidade das bochechas voltarem a crescer com o ganho de peso, diminui bastante, a não ser que o ganho de peso seja muito exagerado.

6. Após algum tempo que a cirurgia foi feita o rosto pode voltar a ser igual?

A retirada da bola de Bichat é definitiva, raramente a gordura volta a aparecer.

7. Poderá ocorrer problema com a mastigação?

A Bichectomia não traz nenhum problema para a mastigação, pelo contrário, traz uma melhora funcional, principalmente para as pessoas que mordem a bochecha em virtude de pouco espaço na boca.

8. A redução das bochechas envelhece o rosto?

A cirurgia para a redução das bochechas não envelhece o rosto, pelo contrário, ajuda a rejuvenescer, principalmente em mulheres com excesso papada.

9. Para qual parte do rosto a Bichectomia traz melhorias?

A retirada da bola de Bichat faz com que a parte inferior do rosto fique mais delicada, fina e retangular, destacando as “maçãs do rosto”.

10. O que é a Bichectomia funcional?

A Bichectomia também poderá ser feita em pessoas com grande volume na região da bola de Bichat e com isso, morde muito as bochechas, ocorrendo lesões. Essas lesões poderão causas doenças, inclusive o mau hálito.

11. A cirurgia para a retirada da gordura das bochechas é dolorida?

A cirurgia de redução das bochechas, não é dolorida. Ela é comparada a extração de dentes, como os do siso.

12. Em quanto tempo é possível notar os resultados?

Tendo em vista o inchaço que ocorre após a cirurgia, os resultados serão notados por volta de duas semanas depois. Após essas semanas, o rosto já ficará mais definido e com linhas afinadas. Somente depois de seis meses, é que se obterá o resultado final.

13. Existem contraindicações para a Bichectomia?

Pessoas com algum tipo de dismorfia corporal ou portadoras de doenças sistêmicas, não devem realizar o procedimento.

14. Quanto custa a cirurgia de Bichectomia?

O preço médio é em torno de R$ 7.000,00 a R$ 12.000,00, podendo variar de acordo com a região.

A Bichectomia, mesmo sendo considerada a cirurgia das celebridades, tem auxiliado várias pessoas a recuperarem sua autoestima, melhorando a qualidade de vida.

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */