Artesanato

Bico de crochê: dicas, ideias e formas de fazer

Os trabalhos artesanais feitos de crochê além de serem lindos dão um ar de originalidade à peça. Uma ótima opção para uma grande diversidade de modelos de artesanato, o bico de crochê é capaz de adicionar um toque final a um cobertor, colchas para cama, toalha de banho, almofadas, tapetes, panos de pratos ou toalhas de mesa.

Um bico de crochê único adiciona um olhar acabado para o seu produto e é muito fácil de fazer, mesmo que você não tenha muita experiência com crochê. É uma maneira muito rápida de adicionar criatividade a uma borda de qualquer peça e, ao trabalhar em mais projetos, você aprenderá o valor dessa técnica simples.

Além de ser a fonte de renda de muita gente, a prática do crochê ainda serve como uma espécie de terapia. Quem pratica essas técnicas vê nelas um momento de relaxamento e de concentração.

Os projetos de peças de bicos de crochê são caracterizados por uma ondulação em suas bordas. Uma única rodada de linha de crochê não será a solução que você vai querer para suas peças, mesmo que já garantam uma melhor aparência.

Para realmente produzir ondulações belíssimas, pense sempre em dar mais voltas de crochê, criando uma borda bastante colorida e chamativa. Pense em algo que realmente destacará suas peças e dará mais vida a elas.

Uma dica valiosa

Uma das coisas que podem acontecer ao iniciar seu bico de crochê é que ele pode começar a ficar ondulado, mas não entre em pânico!



Na maioria das vezes isso pode ser corrigido simplesmente ao descer um tamanho de gancho (ou dois) para as rodadas seguintes, isso vai “puxar” seu crochê e apertar a borda ondulada. Tente descer metade do tamanho de um gancho de cada vez até que você esteja feliz com a aparência dele.

Como começar a afiação de crochê único

Para começar, você precisará de uma agulha de crochê e de um fio com o mesmo peso correspondente a peça que você decidiu bordar. As agulhas de crochê são dimensionadas com tamanhos de letras e números. Elas são dimensionadas pelo milímetro, da mesma maneira como é feito com as agulhas de tricô, então você pode facilmente escolher uma agulha de crochê que seja o mais próximo possível da medida do tamanho das agulhas de tricô que você usou.

Comece com a frente do trabalho voltado para você. Você pode começar sua fronteira em qualquer lugar que quiser, mas geralmente é preferível começar em direção ao meio de um lado e não no canto. Também é muito mais fácil começar na parte superior (ou última) do seu tricô, em vez de começar pelos lados. Isso permite que você pratique pontos facilmente definidos antes de alcançar os pontos laterais, que as vezes são um pouco mais confusos.

View this post on Instagram

Barradinho de crochê . #panodeprato#crochê#bicodecroche

A post shared by Neuza Lessa (@ilovecrocheetrico) on

Onde quer que você comece, coloque a agulha de crochê no primeiro ponto de frente para trás e coloque o fio sobre o gancho (no crochê, as vezes isso é chamado de “fio”).

Para transformar o seu “fio” em um loop para que você pode trabalhar, você precisa fazer o que às vezes é chamado de “elaboração do loop”.

Para fazer isso, simplesmente puxe o gancho de volta pelo trabalho para a frente, mantendo o fio no gancho de modo que ele forme um laço no lado da frente do tecido.

Antes que você possa completar o ponto único de crochê, você deve fazer um segundo laço no gancho. Isto é conseguido colocando o fio no gancho mais uma vez.

Agora você tem dois loops no seu gancho. Complete o primeiro ponto, puxando o fio que você acabou de colocar no gancho através do primeiro loop.

Agora há um laço na agulha e um ponto de crochê na sua peça de tricô acabado.

Você pode, então, trabalhar o segundo ponto colocando o gancho no próximo ponto de tricô à esquerda do ponto em que você acabou de trabalhar. Novamente, insira o gancho de frente para trás.

Coloque o fio sobre o gancho e puxe-o para trás como antes, para que você tenha novamente duas alças no gancho.

Para terminar o segundo ponto da borda de crochê, enrole o fio sobre o gancho mais uma vez e puxe-o através de ambos os laços no gancho. Isso deixa você com um loop no gancho que é a base para o próximo ponto.

Continue desta maneira ao longo da borda do trabalho.

Para tornar os cantos do seu projeto limpos, você precisa trabalhar mais de um ponto de crochê no mesmo ponto de tricô.

Se um padrão exigir uma borda de crochê, ele normalmente informará quantos pontos devem ser trabalhados nos cantos para dar a eles uma aparência curva. Se você está adicionando uma borda a um projeto que não pediu, uma boa regra é optar por trabalhar com três pontos nos cantos.

Isso é feito exatamente da mesma maneira que trabalhar com uma borda reta de crochê. Em vez de mover o gancho para o próximo ponto de malha depois que o primeiro ponto de crochê é formado, você volta para o mesmo lugar em que fez o primeiro ponto, puxa outro laço e faz outro ponto.

Isso naturalmente vira a esquina e facilita a continuação do crochê no próximo lado.

Quando você tiver terminado a borda de crochê completamente, você voltará para onde você começou e terá um laço deixado no gancho.

Um ponto de deslizamento é normalmente usado para unir o começo e o fim da “rodada”. Corte o fio e puxe-o pelo último loop, como você faria para terminar um projeto de tricô. Você pode então tecer nas extremidades como faria em qualquer peça de tricô.

Você pode pular pontos ao trabalhar para ajudar a puxar uma borda de malha ou borda que pode ser muito larga para o resto do trabalho. Apenas tome cuidado para não pular tantos pontos que a borda fique pequena demais.

É preciso um pouco de prática para obter um resultado satisfatório de um bico de crochê, se você nunca fez nenhum trabalho com crochê anteriormente, porém essa é uma boa maneira de adicionar um visual diferente a suas peças.

Considerações finais

Há muitos desenhos de bicos de crochê decorativos, então mesmo que seja uma iniciante não tenha medo de aprender, você tem exemplos aqui de bicos de crochê simples, ou mais detalhados. Pequenos ou grandes. Tudo é questão de por a mão na massa e colocar a criatividade para funcionar.

View this post on Instagram

💙💗💙 #vitoriacrochet_croptops

A post shared by CROCHET BY VICTORIA BOGDANOVA (@vitoriacrochet) on

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */