Emagrecimento Nutrição Receitas

Biomassa de Banana Verde: conheça os seus benefícios e como fazer

A biomassa de banana verde é composta de uma preparação de polpa de bananas verdes cozidas. É um prato bastante simples de ser preparado, sendo de grande utilidade para a saúde, melhorando a imunidade, contribuindo para o desenvolvimento da microbiota intestinal e controlando os níveis de colesterol, além de prevenir o diabetes, reduzir o risco de câncer no intestino e evitar o excesso de gorduras no organismo.

Na biomassa de banana verde encontramos uma boa quantidade de amido resistente, uma espécie de fibra que não é digerida pelo aparelho digestivo. Como não é uma fibra digerível, ela serve de alimento às bactérias intestinais benéficas, contribuindo para o desenvolvimento da microbiota intestinal. Assim, melhoramos a imunidade, prevenimos o risco de câncer no intestino, corrigimos o trânsito intestinal e, de quebra, prevenimos o diabetes do tipo 2.

Os benefícios da biomassa de banana verde

Entre os ingredientes benéficos para o organismo, a biomassa de banana verde também possui vitamina A, importante para a saúde dos olhos, da pele e para o crescimento; vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3), que agem no metabolismo da glicose, dos aminoácidos e dos ácidos graxos, ajudando o organismo a utilizar com mais eficiência essas substâncias. Também presentes na biomassa temos o potássio, o fósforo e o manganês, essenciais para a manutenção da saúde.

O que a biomassa de banana verde pode trazer para nossa saúde

biomassa-de-banana-verde-emagrece

Veja como sua saúde pode melhorar com a biomassa de banana verde:

1.      Prevenção do diabetes tipo 2

Com o consumo das fibras da biomassa de banana verde conseguimos evitar os picos de glicose no sangue, fazendo com que ela seja liberada aos poucos. Os picos de glicose provocam os picos de insulina e, quando isso ocorre com frequência, nossos órgãos se tornam tolerantes à ela, exigindo cada vez mais insulina para cumprir a mesma função, levando a um quadro de diabetes do tipo 2.



Leia também: 10 alimentos essenciais para controlar a diabetes

2.      Reforço ao emagrecimento

A biomassa de banana verde também ajuda na necessidade de emagrecimento, uma vez que suas fibras evitam o pico de glicose. Não havendo picos de glicose, você se sente saciado por mais tempo, evitando o excesso na alimentação.

3.      Melhoria da microbiota intestinal

A grande quantidade de amido resistente na biomassa de banana verde permite que as bactérias benéficas tenham mais alimento no intestino e, com isso, podem aumentar sua quantidade, o que vai contribuir para a melhoria do aparelho digestivo como um todo.

4.      Aumento da imunidade orgânica

Sendo uma coisa consequência da outra, quando a saúde dos intestinos melhora através do aumento da microbiota intestinal, também temos maior produção de citocina, substância anti-inflamatória que ajuda nosso sistema imunológico, fazendo com que os anticorpos funcionem com maior eficiência. A microbiota intestinal ainda é responsável pelo buritato, um aminoácido de cadeia curta que é utilizado pelos anticorpos do intestino.

5.      Redução dos níveis de colesterol

O buritato, por sua vez, também tem o benefício de reduzir a produção de colesterol pelo fígado, enquanto que o amido resistente reduz o colesterol que ingerimos. De forma geral, a redução de colesterol é quem vai melhorar nosso sistema circulatório.

6.      Trânsito intestinal mais eficiente

No final das contas, como temos essa melhoria orgânica geral, ainda precisamos dar atenção às fibras não digeríveis da biomassa de banana verde, que irão contribuir para uma melhor formação do bolo fecal, que será eliminado com mais facilidade, fazendo nosso intestino ter funcionamento mais regular.

Veja também: Prisão de ventre: O que é e como lidar com o intestino preso

Como fazer a biomassa de banana verde

biomassa-de-banana-verde-como-fazer

Para fazer a sua biomassa de banana verde, você não irá precisar de muita coisa, podendo até guardar uma boa quantidade, já que ela dura até 7 dias na geladeira e até 2 meses no congelador.

Use 5 bananas nanicas verdes, de preferência orgânica, lave-as bem e coloque-as, ainda com casca, em uma panela de pressão, com água suficiente para cobri-las. Deixe cozinhar na pressão por 8 minutos e espere a panela esfriar naturalmente, até perder toda a pressão.

Retire as cascas das bananas e bata a polpa ainda quente no liquidificador, guardando em seguida em pequenas porções separadas, na geladeira ou no congelador.

Como usar a biomassa de banana verde

Em cada 100 gramas de banana verde você vai ter 64 kcal, 1,3 g de proteínas, 14,4 mg de fósforo, 0,2 g de gordura, 14,6 mg de magnésio, 14,2 g de carboidratos, 293 mg de potássio, 8,7 g de fibras e 5,7 mg de cálcio.

Você pode usar a biomassa de banana verde em patês, massas de pães e bolos, vitaminas e sucos, além de alimentos quentes, como caldos, sopas e mingaus. Ainda, a biomassa de banana verde também pode ser usada na culinária como espessante para dar mais consistência em receitas culinárias, substituindo parte de receitas que levam óleo, maionese, creme de leite ou qualquer outro espessante, já que não altera o sabor e nem interfere no prato.

A orientação de nutricionistas é limitar o consumo da biomassa de banana verde para um máximo de duas colheres de sopa por dia.

Ao usar a biomassa de banana verde congelada, deixe-a em temperatura ambiente ou aqueça em banho-maria até que tenha a temperatura normal.

Evite o consumo em excesso deste alimento. Se você abusar, poderá provocar gases, flatulência e reduzir a absorção de alguns minerais, como o cálcio e o zinco. Outro risco que se corre ao consumir a biomassa de banana verde em excesso é soltar o intestino em demasia.

Receita de brigadeiro com biomassa de banana verde

Brigadeiro a brazilian sweet.g

Você pode encontrar diversas receitas que levam biomassa de banana verde. A receita que damos como exemplo é de brigadeiro, que deve ser feito com a biomassa fria, sem que tenha sido congelada ou resfriada.

Para o brigadeiro, você vai precisar de:

  • Biomassa de 2 bananas verdes;
  • 5 colheres (sopa) de açúcar mascavo;
  • 3 colheres (sopa) de cacau em pó;
  • 1 colher de manteiga;
  • 5 gotas de essência de baunilha.

Para preparar o brigadeiro:

Bata tudo no liquidificador e faça bolinhas com a mão. Utilize castanhas ou amêndoas trituradas em vez do granulado de chocolate, passando as bolinhas sobre eles. Deixe na geladeira até que as bolinhas fiquem bem firmes e sirva.

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */