Beleza Estética

Blefaroplastia: levanta o olhar e a autoestima

Pálpebras caídas deixam a expressão cansada, literalmente para baixo. Um problema que é acentuado com a idade, mas pode aparecer em pessoas mais jovens também. Só que existem formas de amenizar bastante o incômodo. A blefaroplastia é uma delas.

Blefaroplastia é conhecida popularmente como cirurgia das pálpebras. Ela serve para melhorar a aparência das pálpebras superiores, inferiores ou de ambas. A ideia é rejuvenescer a área ao redor dos olhos, fazendo com que o olhar pareça mais alerta.

O procedimento também serve para remover o excesso de gordura depositada na pálpebra superior (“pálpebra gordinha”), que causa inchaço na região. Além de remover a pele frouxa ou a flacidez local, responsáveis por desagradáveis dobrinhas.

Entretanto, a indicação de uma blefaroplastia para combater a o excesso de pele não é apenas por questões estéticas. A perda do contorno natural da pálpebra superior às vezes prejudica a visão.

Bolsas sob os olhos podem ser corrigidas com este tipo de cirurgia, assim como o excesso de pele e rugas finas na pálpebra inferior.

O procedimento é feito em homens e mulheres, desde que tenham tecido facial e músculos saudáveis. Candidatos à blefaroplastia também precisam ter metas realistas em relação à cirurgia. Para que a expectativa não fique alta demais e haja frustração depois dela.

leia também:  Consórcio de silicone: saiba como funciona



Outros pré-requisitos para se candidatar a uma cirurgia de pálpebra

• Não possuir doenças que possam prejudicar a cicatrização ou, ainda, aumentar o risco de complicações
• Não fumar
• Estar livre de problemas oculares graves, doenças como glaucoma, olho seco ou descolamento de retina
• Não ser portador de distúrbios da tireoide (hipo ou hipertireoidismo; disfunção de Graves)
• Não apresentar doenças cardiovasculares, diabetes, pressão alta ou demais problemas circulatórios

Como é feita a blefaroplastia

blefaroplastia

1ª. Etapa – Anestesia

Pode ser sedação intravenosa ou anestesia geral. O médico recomendará a melhor opção de acordo com o paciente.

2ª. Etapa – Incisão

Existe todo um planejamento das linhas de incisão para que as cicatrizes fiquem escondidas dentro das estruturas naturais da região das pálpebras.

A queda da pálpebra superior pode ser corrigida por meio de corte em sua prega, de forma que haja recolocação dos depósitos de gordura, contração muscular e dos tecidos, e/ou retirada do excesso de pele. No caso da pálpebra inferior, sua correção é feita com incisão logo abaixo da linha inferior dos cílios.

Existe, ainda, um tipo de corte chamado de transconjuntival, uma técnica alternativa que corrige imperfeições da pálpebra inferior e redistribui ou remove a sobra de gordura. Esta incisão é ocultada dentro da pálpebra inferior.

3ª. Etapa – Fechamento das incisões

Nas pálpebras, normalmente o fechamento acontece com: adesivos de pele, suturas removíveis ou absorvíveis.

O cirurgião pode usar ainda um peeling químico ou laser para tirar a coloração escura das pálpebras inferiores.

4ª. Etapa – Resultados

Eles aparecerão aos poucos, quando os hematomas e o inchaço forem diminuindo.

Os resultados finais da cirurgia da pálpebra costumam ser visíveis algumas semanas depois dela. No entanto, pode levar até um ano para as linhas de incisão ficarem totalmente refinadas, mais discretas.

Para finalizar o post de hoje (mas não menos importante), pergunte ao médico se ele faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Lembrando que o sucesso e a segurança deste e de vários outros procedimentos cirúrgicos dependem da sinceridade durante a consulta, bem antes de entrar na sala de operação.

Sua saúde, estilo de vida e desejos precisam ser expostos claramente durante as conversas com o médico.

E mais: a cirurgia da pálpebra é capaz de corrigir várias condições permanentemente, porém, não podemos esquecer do envelhecimento natural.

Para prolongar os resultados da blefaroplastia, é preciso que haja proteção solar adequada ao longo da vida.

Cuide-se, e até breve!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Fatima

/* ]]> */