Desde os tempos antigos, os casamentos são considerados rituais tradicionais e de extrema importância para celebrar o amor entre duas pessoas. O evento significa, até os dias atuais, um sinal de comprometimento entre o casal, que se juntou em aliança e união para viverem juntos a partir daquele momento até o famoso “felizes para sempre”.
Assim como o próprio casamento em si, todo aniversário do ritual nupcial é sagrado e costuma ser celebrado com muita festa, ainda mais atualmente, onde está cada vez mais difícil encontrar casais que durem muito tempo juntos.
Por isso, foram criadas as chamadas bodas de casamento. Elas são nada mais que festas em comemoração aos aniversários de casamento, sejam eles mensais ou anuais. Aqui no Brasil, as mais famosas são as de prata e de ouro, mas existem outras que podem ser comemoradas a cada mês durante toda a vida a dois.
Curiosidades
Uma curiosidade interessante é que a palavra “boda” vem do latim “vogum”, que significa “promessa”. Portanto, todas as vezes em que é celebrada uma boda de casamento, é o mesmo que celebrar também uma promessa. Ou seja, uma promessa de reafirmação dos votos de casamento.
E quanto às alianças de casamento? Você sabe por que elas são feitas de ouro? Aliança, como o próprio nome já diz, significa união, harmonização; aliar-se ou ligar-se à outra pessoa. Enquanto o ouro, além de significar muito brilho, quer dizer também indestrutibilidade, ou seja, algo indestrutível.
Juntando os dois conceitos em só objeto, as alianças de ouro foram criadas para simbolizar o amor indestrutível entre duas pessoas. Por isso, alguns casais ainda optam por fazer alianças de ouro com pedras de diamante, que em latim significa “damas”, que em traduzido para o português significa “força e eternidade do amor”.
Assim, não tem como não um casal não ficar juntinho a vida inteira, não é mesmo?
Bodas de Prata
Elas são as mais conhecidas quando se fala em aniversários de casamento. As bodas de prata são a celebração de 25 anos de casamento e, por isso, sempre pedem uma festa daquelas! Afinal, são longos anos felizes de muito amor, companheirismo e amizade.
Diz a lenda que as bodas de prata foram criadas na Alemanha, onde era costume oferecer aos casais que completavam 25° ano de casamento uma coroa de prata. Daí, o nome que conhecemos hoje.
Organização
Em geral, as bodas de prata são comemoradas com os filhos do casal, amigos, a família e alguns convidados íntimos em um jantar ou almoço, e não só a dois como nos primeiros anos de casados. A organização é feita pelo casal e pelos filhos.
Ritual
Além da renovação dos votos e troca de alianças (que devem ser de ouro branco, segundo a tradição), há também um culto ou missa para selar o amor dos pombinhos.
Decoração
A decoração tradicional é feita toda em objetos na cor prata, como balões. As lembrancinhas são feitas de amêndoas embaladas em papel metalizado prateado e bem-casados amarrados com fitinhas em cor prata.
Bodas de Ouro
As bodas de ouro são as favoritas entre todas celebrações de aniversários de casamento. Neste caso, a festa é realizada quando o casal completa 50 anos de casado. A comemoração não fica atrás das bodas de prata! Afinal, é quase uma vida inteira juntos, não é mesmo?
De acordo com a história, as bodas de ouro também surgiram na Alemanha, onde os casais eram coroados com coroa de ouro para celebrar a união do 50° ano de casamento.
Organização
Diferentemente das bodas de prata, a comemoração das bodas de ouro é organizada apenas pelos filhos do casal. Em geral, também é feito um almoço ou jantar para celebrar os longos anos de casório.
Ritual
Assim como as bodas de prata, as bodas de ouro são seladas com a realização de um culto ou missa, que podem ser feitos no espaço onde vai acontecer a festa ou na própria igreja onde os pombinhos se casaram. Há a troca de alianças, que deve ser de ouro, só que mais larga do que a usada antes.
Decoração
Nas bodas de ouro a festa deve ser decorada toda em objetos na cor dourada. É costume os convidados também presentearem os casados com objetos da mesma cor, como cristal fino ou porcelana com filetes dourados.
As lembrancinhas podem ser monóculos com a foto do casal, minigarrafas de vinho ou champagne em ouro, entre outras.
Bodas de diamante
As bodas de diamante também são bem populares aqui no Brasil. Elas servem para celebrar os 60 anos de casamento. Como explicamos no decorrer desse artigo, o diamante significa a força e eternidade do amor.
Portanto, o 60° ano de casados é comemorado nesse mesmo tom, com a celebração da indestrutibilidade e eternidade do amor entre os pombinhos.
Organização
Como o casal já está velhinho quando há a comemoração das bodas de diamante, geralmente são os filhos, netos e bisnetos que organizam a festa. Assim como as bodas de prata e ouro, o comum é um almoço ou jantar inesquecível para os convidados e os pombinhos.
Ritual
A missa ou culto são os mais comuns também neste tipo de boda de casamento. Neste caso, uma boa opção é levar o padre ou pastor até o local da comemoração, uma vez que o casal não tem mais aquela disposição toda para sair de casa e caminhar muito.
Decoração
A festa de comemoração das bodas de diamante, em geral, é decorada com cristais, lustres de material transparente, como vidro, móbiles, flores brancas e velas nas mesas, entre outras coisas. As lembrancinhas podem ser porta-joias, chaveiros ou algo que lembre o casal, sempre na cor transparente para simbolizar o diamante.
Lista de bodas de casamento
As bodas de casamento representam a passagem de meses ou anos de união entre um casal e, por isso, eles renovam os votos de casamento para viverem felizes por mais um longo tempo.
Cada boa tem um significado diferente, que é representado sempre por uma palavra como símbolo do período que passou. Quanto maior o tempo de casados, maior será a importância e preciosidade do símbolo da boda.
Por exemplo, a boda de papel comemora o primeiro ano de casados, enquanto a boda de jequitibá celebra os 100 anos de casamento. Para quem não sabe, a jequitibá é uma árvore centenária. Daí, o nome da boda.
Veja como funcionam:
Bodas de casamento anuais
- 1 ano – Bodas de Papel
- 2 anos – Bodas de Algodão
- 3 anos – Bodas de Couro ou Trigo
- 4 anos – Bodas de Flores, Frutas ou Cera
- 5 anos – Bodas de Madeira ou Ferro
- 6 anos – Bodas de Açúcar ou Perfume
- 7 anos – Bodas de Latão ou Lã
- 8 anos – Bodas de Barro ou Papoula
- 9 anos – Bodas de Cerâmica ou Vime
- 10 anos – Bodas de Estanho ou Zinco
- 11 anos – Bodas de Aço
- 12 anos – Bodas de Seda ou Ônix
- 13 anos – Bodas de Linho ou Renda
- 14 anos – Bodas de Marfim
- 15 anos – Bodas de Cristal
- 16 anos – Bodas de Safira ou Turmalina
- 17 anos – Bodas de Rosa
- 18 anos – Bodas de Turquesa
- 19 anos – Bodas de Cretone ou Água Marinha
- 20 anos – Bodas de Porcelana
- 21 anos – Bodas de Zircão
- 22 anos- Bodas de Louça
- 23 anos – Bodas de Palha
- 24 anos – Bodas de Opala
- 25 anos – Bodas de Prata
- 26 anos – Bodas de Alexandrita
- 27 anos – Bodas de Crisoprásio
- 28 anos – Bodas de Hematita
- 29 anos – Bodas de Erva
- 30 anos – Bodas de Pérola
- 31 anos – Bodas de Nácar
- 32 anos – Bodas de Pinho
- 33 anos – Bodas de Crizopala
- 34 anos – Bodas de Oliveira
- 35 anos – Bodas de Coral
- 36 anos – Bodas de Cedro
- 37 anos – Bodas de Aventurina
- 38 anos – Bodas de Carvalho
- 39 anos – Bodas de Mármore
- 40 anos – Bodas de Esmeralda
- 41 anos – Bodas de Seda
- 42 anos – Bodas de Prata dourada
- 43 anos – Bodas de Azeviche
- 44 anos – Bodas de Carbonato
- 45 anos – Bodas de Rubi
- 46 anos – Bodas de Alabastro
- 47 anos- Bodas de Jaspe
- 48 anos – Bodas de Granito
- 49 anos – Bodas de Heliotrópio
- 50 anos – Bodas de Ouro
- 51 anos – Bodas de Bronze
- 52 anos – Bodas de Argila
- 53 anos – Bodas de Antimônio
- 54 anos – Bodas de Níquel
- 55 anos – Bodas de Ametista
- 56 anos – Bodas de Malaquita
- 57 anos – Bodas de Lápis-lazúli
- 58 anos – Bodas de Vidro
- 59 anos – Bodas de Cereja
- 60 anos – Bodas de Diamante
- 61 anos – Bodas de Cobre
- 62 anos – Bodas de Telurita
- 63 anos – Bodas de Sândalo
- 64 anos – Bodas de Fabulita
- 65 anos – Bodas de Platina
- 66 anos – Bodas de Ébano
- 67 anos – Bodas de Neve
- 68 anos – Bodas de Chumbo
- 69 anos – Bodas de Mercúrio
- 70 anos – Bodas de Vinho
- 71 anos – Bodas de Zinco
- 72 anos – Bodas de Aveia
- 73 anos – Bodas de Manjerona
- 74 anos – Bodas de Macieira
- 75 anos – Bodas de Brilhante ou Alabastro
- 76 anos – Bodas de Cipestre
- 77 anos – Bodas de Alfazema
- 78 anos – Bodas de Benjoim
- 79 anos – Bodas de Café
- 80 anos – Bodas de Nogueira ou Carvalho
- 81 anos – Bodas de Cacau
- 82 anos – Bodas de Cravo
- 83 anos – Bodas de Begônia
- 84 anos – Bodas de Crisântemo
- 85 anos – Bodas de Girassol
- 86 anos – Bodas de Hortênsia
- 87 anos – Bodas de Nogueira
- 88 anos – Bodas de Pêra
- 89 anos – Bodas de Figueira
- 90 anos – Bodas de Álamo
- 91 anos – Bodas de Pinheiro
- 92 anos – Bodas de Salgueiro
- 93 anos – Bodas de Imbuia
- 94 anos – Bodas de Palmeira
- 95 anos – Bodas de Sândalo
- 96 anos – Bodas de Oliveira
- 97 anos – Bodas de Abeto
- 98 anos – Bodas de Pinheiro
- 99 anos – Bodas de Salgueiro
- 100 anos – Bodas de Jequitibá
Bodas de casamento mensais e dicas para comemorar
Se você acabou de se casar, saiba que também existem bodas para celebrar a sua mais nova rotina! Geralmente, nos primeiros 11 meses de união, os casais comemoram os aniversários de casamento a dois.
Não precisa de festas exuberantes, apenas de pequenos lazeres para vocês irem se adaptando à vida nova. Veja como funcionam!
1 mês – Bodas de Beijinho
Uma boa dica para comemorar é comprar aqueles doces beijinhos e servir depois do jantar para o marido. A celebração será doce e deliciosa!
2 meses – Bodas de Sorvete
A comemoração pode ser um simples passeio com o seu amor para tomar um sorvete ao fim do dia. Que tal?
3 meses – Bodas de Algodão Doce
A dica é presentear o maridão com um cartão de mensagem bem bonito, escrito por você, acompanhado de um algodão doce.
4 meses – Bodas de Pipoca
Para não passar em branco, que tal comprar os ingressos daquele filme que o maridão está doido para assistir no cinema? Ele vai amar! Ou, se você quiser ficar sozinha com ele, basta escolher um filme para assistir na TV em casa e deixar a pipoca pronta para a sessão.
5 meses – Bodas de Chocolate
Hum… Essa pode ser uma comemoração deliciosa! Abuse da criatividade e comemore com muito chocolate. Uma boa ideia é colocar um chocolate com um bilhetinho na lancheira do seu amor. É uma linda surpresa!
6 meses – Bodas de Plumas
Que tal fazer um jantar a dois com a mesa decorada com plumas? Só tome cuidado para não causar nenhum acidente e estragar a comemoração, ok?
7 meses – Bodas de Purpurina
Uma boa ideia é fazer um cartão caprichado, com uma linda mensagem de amor, e decorado com muita purpurina e glitter. Vai ficar apaixonante!
8 meses – Bodas de Pompom
Dê ao seu amor algum objeto que lembre um pompom, como um chaveiro, por exemplo. Pode parecer sem graça, mas é uma forma simples e fofa de não deixar o aniversário de casamento passar em branco.
9 meses – Bodas de Maternidade
Representa um forte laço de amor que o casal já criou nesse período, assim como é a maternidade. A dica é presentear o marido com um lindo porta-retrato de vocês dois!
10 meses – Bodas de Pintinho
Prepare uma omelete para o seu marido logo no café da manhã. Além de sair super disposto para ir ao trabalho, ainda terá uma linda surpresa de comemoração do aniversário de casório.
11 meses – Bodas de Chicletes
Pode ser mais uma doce comemoração. Qualquer chicletinho dado de presente para o seu amor ao longo do dia já é um mimo super fofo!