Curiosidades

Bodas de papel: 1 ano de casados e tudo sobre a comemoração

Ao completar um ano de matrimônio, o casal celebra as Bodas de papel, que é a celebração pelo início da jornada dos indivíduos agora como um casal.

A data também é a oportunidade de o casal perceber que o sucesso do matrimônio dependerá do esforço de ambos para que a relação se fortaleça. Ao completar um ano de união, ambos celebram o relacionamento e se dão conta de que ele é feito uma pequena planta que depende de cuidados diários para que cresça, fique forte e floresça.

Bodas de Casamento: Origem e Significados

A origem das celebrações de bodas de casamento remonta a Alemanha no período medieval. Naquela época, algumas comunidades tinham por hábito presentear os casais que celebravam vinte e cinco ou cinquenta anos de união. Em uma concorrida festa, presenteava-se com uma coroa feita de prata os casais que comemoravam 25 anos juntos, e ao alcançarem a marca de 50 anos de casamento ganhava-se uma coroa feita com ouro.

Este costume espalhou-se por outras culturas e povos da Europa, e posteriormente foi adotado por culturas de diferentes países ao redor do globo. Com o tempo, a celebração foi ganhando toques locais de cada país e começou-se a comemorar não somente o aniversário de 25 e 50 anos, mas também os outros anos, iniciando-se com o primeiro aniversário: bodas de papel.

Dentre estas datas destacam-se: o 5º. ano de casamento (Bodas de Madeira ou Ferro), 10º. Bodas de Estanho ou Zinco, 15º. Bodas de Cristal, 20º. Bodas de Porcelana, 25º. Bodas de Prata, 30º. Bodas de Pérola, 35º. Bodas de Coral, 40º. Bodas de Esmeralda, 45º. Bodas de Rubi e 50º. Aniversário de casamento – Bodas de Ouro.

O papel é o material escolhido, para simbolizar o primeiro aniversário, porque ele é delicado e frágil, assim como a relação que está se iniciando e requer cuidados. Ao mesmo tempo, o papel também representa um espaço em branco na qual o casal irá desenhar a sua história.

Bodas de papel: cerimônia de renovação de votos

Não é muito comum realizar uma cerimônia de celebração de Bodas de papel já que a festa de casamento ainda é um evento recente. Este tipo de comemoração mais formal é mais realizado entre casais que completam décadas de união.

Entretanto, se vocês quiserem realizar uma nova cerimônia para comemorar a união e renovar os votos terão que organizar um evento que se assemelha bastante ao casamento. Apesar de não existir um protocolo pré-definido de como deve ser a cerimônia, alguns casais optam por chamar um padre ou cerimonialista que conduz a celebração.

Neste tipo de cerimônia, cada casal faz suas adaptações para marcar aspectos importantes da união ou para prestigiar pessoas que eles admiram e respeitam. Por exemplo, é comum ao invés de se convidar padrinhos, celebrar a renovação de votos com irmãos, avós e outros amigos.

O ritual costuma ter alguém que ofereça benção ao casal, discursos de ambos renovando os votos e os comprimentos de amigos e parentes.

Bodas de papel: comemoração com um jantar romântico

Uma maneira interessante e romântica de se comemorar o primeiro ano de casamento é jantando com a pessoa que você ama. Um jantar à dois é uma excelente oportunidade para se passar um tempo à sós, relembrando bons momentos que já foram vividos neste primeiro ano e fazendo planos para os próximos anos que vocês passarão juntos.

Surpreenda quem você ama com um convite para aquele restaurante que ele (a) sempre quis conhecer ou, para um local novo no qual vocês irão saborear aquele tipo de prato que vocês tanto apreciam. Procure fazer a pesquisa do local com uma boa antecedência pois alguns locais são bastante concorridos e podem ter agendas cheias.

Uma opção ainda mais intimista é preparar um jantar romântico na sua própria casa. Com uma boa pesquisa na internet é possível encontrar muitas sugestões de pratos saborosos e fáceis de serem preparados. Não se esqueça de pensar na escolha das bebidas e, da decoração que completará o visual deste jantar que certamente será lembrado para sempre.

Bodas de papel: comemoração em uma viagem

Realizar uma nova viagem para comemorar as bodas de papel é uma opção adotada por muitos casais que querem celebrar este momento sozinhos. Uma viagem comemorativa é uma ótima oportunidade para ficar momentos juntos e, ao mesmo tempo, vivenciar uma nova lua de mel.

Pense em locais que tornariam esta nova experiência inesquecível, para isto, não é obrigatório gastar fortunas nesta viagem. De repente, um local mais próximo que vocês ainda não estiveram juntos pode ser o cenário perfeito para este momento único.

Assim como foi necessário fazer um planejamento prévio para a viagem de lua de mel, você deve pesquisar com antecedência as passagens, estadias no hotel e passeios que pretendem fazer. O tempo gasto com este preparo evitará que sua comemoração seja lembrada pelos aborrecimentos causados pela falta de planejamento.

Bodas de papel: comemoração entre amigos

Alguns casais decidem comemorar as bodas de papel juntamente com as pessoas que são importantes para ambos. Juntar pais, padrinhos e amigos para rememorar a festa de casamento e o sucesso da união pode ser a oportunidade de criar um momento muito agradável e que marcará esta primeira comemoração.

Um encontro em um bar, uma danceteria ou restaurante é a maneira mais comum de se celebrar, com as pessoas que vocês amam e que contribuem para o fortalecimento desta união. Escolha um local de fácil acesso, que permita que todos possam conversar com calma e que reflita o estilo e os gostos do casal.

Reunir estas pessoas queridas em casa é outra ideia de para se celebrar as bodas de papel. Vocês podem preparar algo para servirem aos seus convidados ou fazer uma festa na qual cada convidado traz um prato ou uma bebida para ser compartilhados.

Bodas de papel: o que presentear?

Para marcar a data de celebração das Bodas de papel você pode se decidir por presentear a pessoa que você ama. O objetivo aqui não é dar um presente caro, mas algo que marque a data e sirva de reconhecimento do amor que você sente.

Você pode escolher um presente baseado nos gostos ou hábitos da pessoa amada. Você pode comprar, ou fazer você mesmo, um presente que se relacione, por exemplo com o gosto musical, do esporte que ele(a) pratica, hobbies que ele(a) adora ou um assunto que ele(a) aprecie.

Dar de presente uma experiência, ao invés de um presente físico, é uma ideia bem inovadora e que com certeza renderá momentos alegres e inesquecíveis. Isto pode ser uma pequena viagem, um ensaio fotográfico, um convite para um espetáculo, um passeio exótico como voo de balão ou pular de paraquedas ou algo que você sabe que vai surpreender e alegrar o seu amado(a).

Se você não fizer isso seu cabelo vai quebrar...


/* ]]> */