Curiosidades

Bodas de plumas: 6 meses de casados – tudo sobre a comemoração

Quer saber como comemorar bodas de plumas?  Então, confira essas ideias!

Podemos dizer que as bodas de plumas, comemorada aos 6 meses de casados, é praticamente ainda estar em lua-de-mel. E, exatamente por isso, merece uma comemoração muito especial!

Mas, afinal, o que são bodas? Como surgiram? Veja que interessante!

Bodas de casamento

A data de casamento, seja ele realizado no civil (devidamente registrado), na igreja, ambos, ou simplesmente para aqueles que decidiram viver uma vida juntos, deve ser sempre celebrada com alegria e amor.

A palavra bodas, também chamada de boda no singular, é originária do latim “votum” ou “vota” (singular) e significa promessa, sendo uma celebração de casamento na qual os casais renovam seus votos matrimoniais.

A celebração das bodas de casamento é uma tradição herdada dos alemães onde amigos e parentes presenteavam os casais que completassem 25 e 50 anos de união oferecendo-lhes, respectivamente, uma coroa de prata e de ouro.

Essa tradição se estendeu pelo mundo e, a cada ano, torna-se mais e mais expansiva. Como é o caso das bodas comemoradas mensalmente e, todas elas com uma simbologia toda especial, principalmente no primeiro ano de casamento, quando praticamente os casais ainda estão em lua-de-mel.

Bodas anuais

Tradicionalmente apenas as Bodas de Prata (25 anos) e as de Ouro (50 anos) eram comemoradas. Mas, a importância de reafirmar os votos matrimoniais tornou-se tão especial que já são celebradas já no primeiro ano de união.

A partir do 12° mês de casamento, a celebração das bodas é representada por materiais com simbologia muito particular como o caso das Bodas de Papel no primeiro ano que simboliza a fragilidade de um relacionamento que está apenas no começo e necessita de atenção, carinho e gentileza para seguir em frente.

Aos 25 anos de casamento são comemoradas as Bodas de Prata, metal resistente e valioso, simbolizando a força e a preciosidade da união.

As Bodas de Ouro, comemorada aos 50 anos de casamento, que é representada por um dos metais mais valiosos do mundo, está associada à riqueza e a beleza de sentimentos, bem como da durabilidade da união.

Já para celebrar 100 anos de união, um feito extremamente difícil, as Bodas de Jequitibá, que tem como símbolo o jequitibá, árvore forte e longeva, que pode chegar aos 3.000 anos.

Bodas mensais

As bodas mensais não devem passar despercebidas. Mesmo com materiais digamos “mais leves” e com simbologia mais para “brincadeiras”, elas são importantes para alicerçar a união. Confira!

  • 1º mês: Bodas de Beijinho;
  • 2º mês: Bodas de Sorvete;
  • 3º mês: Bodas de Algodão Doce;
  • 4º mês: Bodas de Pipoca;
  • 5º mês: Bodas de Chocolate;
  • 6º mês: Bodas de Plumas;
  • 7º mês: Bodas de Purpurina;
  • 8º mês: Bodas de Pompom;
  • 9º mês: Bodas de Maternidade;
  • 10º mês: Bodas de Pintinhos;
  • 11º mês: Bodas de Chicletes.

Bodas de Plumas

Você sabe qual é o significado da pluma? Pois bem! Nas mais antigas civilizações, a pluma traduz um simbolismo lunar e está vinculada ao crescimento das plantas. Para os povos egípcios, representa a justiça.

Para o xamanismo, a pluma representa a ascensão celeste, adivinhação e clarividência. Já para os povos da Nova Guiné e da Austrália, a pluma é um símbolo de leveza e de libertação. Ao vestir-se com plumas, acreditava-se que possuiriam o poder mágico dos pássaros.

Como as plumas também representam a realeza são utilizadas para a confecção de adornos, coroando soberanos, ou rematando estandartes como símbolo de autoridade e origem celestial.

Já que a pluma representa a fineza e a suavidade, vamos aproveitar de sua simbologia para preparar uma comemoração de Bodas de Plumas mais leve e delicada possível. Mas, por favor, utilize plumas artificiais para a decoração. Preserve a natureza! A partir de R$ 15,00 é possível adquirir plumas artificiais e arrasar na comemoração! Confira essas dicas!

Dica nº 1: vestido

Que tal apostar em um vestido curto, decote ombro a ombro com plumas, em tom de rosa bebê ou lavanda? Invista em um modelo bem simples e nada de acessórios! Também não precisa exagerar nas plumas, ok?

Dica nº 2: decoração da mesa de jantar

Se você optou em usar o vestido com plumas, não é aconselhável utilizá-las na decoração da mesa de jantar. Apenas um pequeno vaso com flores naturais e castiçais, também pequenos e delicados, já é o suficiente.

Porém, se optou por um modelo sem plumas, você poderá utilizá-las compondo um pequeno arranjo para o centro de mesa, ou apenas espalhá-las sobre a toalha que deverá ser em tom claro se optar por plumas coloridas, ou colorida, se optar por plumas brancas. Mas nada de estampas para qualquer que seja a opção!

Dica nº 3: jantar

Se você quer realmente que a noite seja especial, nada de comidinhas pesadas! Confira essas sugestões.

Entrada

Saborosa e leve, a salada Caprese, de origem italiana, é ideal! Simples, feita a base de mozzarella de búfala fatiada, tomates frescos e manjericão, temperada com sal e azeite de oliva! Deliciosa!

Prato principal

Nada de ficar no fogão em uma noite tão especial! Deixe tudo prontinho! Que tal um salmão assado? Basta temperar as postas de salmão com suco de limão siciliano, sal, pimenta e azeite de oliva. Está pronto o prato principal!

Sobremesa

Já que é para abusar da leveza, que tal uma mousse de romã, fruta afrodisíaca consagrada pelos deuses à Afrodite, deusa do Amor? Perfeita para a ocasião!

Dica nº 4: vinho

E, para acompanhar esse jantar dos deuses, um vinho rosé, um tinto leve como um Pinot Noir ou até mesmo um Syrah.

Dica nº 5: preparando o quarto

Chegou o momento de preparar o quarto para que a comemoração das Bodas de Plumas seja para lá de especial! Confira essas dicas!

Camisola

Curta, longa ou até mesmo um baby-doll! O importante é que seja clara e, óbvio, com plumas!

Roupa de cama

A leveza em primeiro lugar, certo? Então nada de roupa de cama colorida ou estampada. O branco traz paz e serenidade! Então, não abra mão dele.

Aroma

Quer tornar o quarto mais aconchegante? Aposte em aromas com essência pura, como os de lavanda, que são extremamente relaxantes e estimulam o bem-estar. Boa comemoração!

Se você não fizer isso seu cabelo vai quebrar...


/* ]]> */