Curiosidades

Bodas de prata: 25 anos de casados e tudo sobre a comemoração

Ao se alcançar 25 anos de casamento o casal celebra as Bodas de prata. A palavra “boda” vem do latim e significa “promessa”. Ou seja, ao se comemorar bodas o casal está celebrando as promessas realizadas durante a cerimônia de casamento.

Vamos de explicar tudo sobre esta importante celebração e dar dicas valiosas de como organizar uma festa de comemoração das Bodas de prata e renovação dos votos.

Independentemente, se vocês vão realizar ou não uma festa saiba que vocês merecem qualquer tipo de comemoração que quiserem fazer. Afinal, um casamento bem-sucedido é o resultado de muito amor, compreensão e parceria. E vocês, são um exemplo de que estes sentimentos são construídos, e mantidos, dia-a-dia.

Significados das Bodas de Casamento

As celebrações de bodas, tornaram-se ao longo do tempo, uma forma de simbolizar a união do casal depois de décadas de convívio e o desejo de renovar os votos de amor. Então, todo ano exatamente na data em que foi realizado o casamento, o casal comemora bodas.

Cada data comemorada é associada à um tipo de material, que vão de pedras a plantas, para demonstrar a importância, força e harmonia do casamento.

As principais marcas comemoradas são com um ano de casamento (bodas de papel), aos 5 anos de união (bodas de madeira ou ferro), aos 10 anos de casamento (bodas de estanho ou zinco), ao completar 15 anos juntos (bodas de cristal), 20 anos (bodas de porcelana), 25 anos (bodas de prata), 30 anos (bodas de pérola), 40 anos (bodas de esmeralda), 50 anos (bodas de ouro), 60 anos (bodas de diamante), 70 anos (bodas de vinho), 80 anos (bodas de Nogueira ou Carvalho), 90 anos (bodas de Álamo) e depois de 100 anos de união comemora-se bodas de Jequitibá.

Os 25 anos de casamento, celebrados nas bodas de prata, são representados por este material forte e valioso que assim também deve ser visto pelo casal e por todos aqueles que comemoram junto com eles esta união.

Bodas de prata: origem da tradição

O costume de se celebrar o tempo de duração dos casamentos surgiu na Europa, e foi mais difundido na Alemanha. Lá, durante a idade Média, em algumas regiões, era costume se presentear com coroas, casais que chegavam aos 25 e 50 anos de casamento. As pessoas destes povoados se reuniam e produziam coroas simples feitas com prata, para presentear os casais que estavam juntos há 25 anos e coroas com ouro para casais como dobro de tempo.

Com a expansão do catolicismo, logo esta tradição chegou a outros povos e passou a ser celebrada por casais de todos os continentes. Atualmente, praticantes de outras religiões, e até mesmo casais que não seguem nenhuma religião, também comemoram as bodas de casamento.

Além de festejar o tempo de matrimônio, as bodas, como por exemplo as bodas de prata, são uma importante oportunidade de o casal renovar os votos de amor, cuidados e união entre eles.

Bodas de prata: renovação da união

A comemoração das Bodas de prata possui dois significados importantes para o casal: o primeiro é o festejo por terem convivido durante duas décadas e meia, afinal não são todos os casamentos que tem esta duração. O segundo motivo é a renovação de votos do matrimônio.

Muitos casais, aproveitam a oportunidade marcante da data para realizar uma cerimônia na qual ambos irão declarar a sua vontade em renovar as promessas feitas no casamento. Este é um excelente momento para, reunir amigos e familiares do casal e diante deles, confirmar a vontade de continuar o casamento por muitos mais anos.

Casais tradicionais, e em especial os católicos, preferem realizar uma cerimônia religiosa na qual um padre celebra a renovação dos votos do casal. Entretanto, é cada vez mais comum casais realizarem celebrações, sem o cunho religioso, na qual os votos são renovados diante de amigos e familiares do casal.

Bodas de prata: como organizar a festa de celebração

Dependendo do gosto e das vontades do casal a cerimônia de Bodas de prata tanto pode ser uma cerimônia simples, voltada apenas para familiares e amigos íntimos ou pode se transformar em um evento de porte como se fosse outra cerimônia de casamento.

O primeiro passo consiste em decidir que tipo de festa vocês desejam realizar: uma cerimônia realizada em uma igreja ou salão de festas? Ou preferem reunir os amigos e família para um evento mais simples como um churrasco ou jantar? Esta definição será importante para se preparar o planejamento financeiro da celebração.

Se vocês querem realizar uma cerimônia para comemorar junto com muitas pessoas, saiba que quanto antes você iniciar o planejamento da festa melhor. O ideal é que os preparativos sejam iniciados com um ano de antecedência para que você possa planejar tudo com calma.

Os preparativos com antecedência permitirão que se reserve o local onde será feita a celebração justamente na data que coincida com o dia que foi realizado o casamento. Alguns locais como Igrejas, sítios e salões de festas podem ter agendas comprometidas por meses.

Muitos detalhes da celebração de renovação de votos se assemelham aos preparativos para uma festa de casamento tradicional. Convites, buffet, bolo, música, fotos, trajes e cerimonialista são questões que devem ser pensadas ao se optar por uma festa tradicional.

Na decoração, geralmente as cores de tons pastéis predominam neste tipo de cerimônia. Branco, champanhe e prata destacam-se nas flores, arranjos e detalhes de mesas. Utilizando de bom senso, é possível utilizar estas cores nos móveis, objetos decorativos, lembrancinhas e até no bolo da cerimônia.

Para que toda a preparação não se torne cara e cansativa peça a ajuda de familiares a amigos. Isto tornará os preparativos mais descontraídos e fará com que seus convidados aumentem o sentimento de participação em relação ao sucesso e felicidade do casal.

Alguns casais optam por aproveitar a celebração das Bodas de prata e trocarem as alianças antigas por modelos novos. Se este for o seu caso, pode adquirir um par de alianças feito em ouro e com detalhes em prata ou ouro branco. Outra opção é mandar polir as alianças que vocês já utilizam e acrescentar a elas um filete de ouro branco ou de prata.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.