Beleza Cabelos

Box Braids: saiba tudo sobre as tranças afro

Box braids loiro

Ter um cabelo bonito e estiloso não é para qualquer uma. Não é toda mulher que consegue ousar nos penteados e cores das madeixas e sair de casa tranquila e orgulhosa, sem se preocupar com os olhares na rua e no trabalho.

Mulheres adeptas às tranças Box Braids ou Rastafari, por exemplo, geralmente são cheias de personalidade e donas de si. Apesar de todo o preconceito em torno do estilo – que é muito bobo, por sinal – o mundo é todo delas e dos seus cabelos maravilhosos.

Há algum tempo, esse estilo de trança – Box Braids ou Rastafari, que são a mesma coisa – era típico do público masculino, mas vem ganhando cada vez mais mulheres pelo mundo afora.

O que muitos não sabem é que, além de toda a beleza dos cabelos com tranças afro, os penteados ainda podem trazer inúmeros benefícios para os fios e bulbo capilar, proporcionando inclusive o crescimento das madeixas.

Com os cuidados adequados e manutenção no tempo certo, o cabelo com as Box Braids tem tudo para deixar muita gente com inveja por aí.

Ficou curiosa? Saiba tudo sobre as tranças afro lendo esse artigo até o final e fique linda e estilosa.

O que são as Box Braids?

menina-com-box-braids

As Box Braids ou Rastafari, como preferir chamar, são tranças soltas e sintéticas feitas com kanekalon, jumbo ou lã, que são trançados no cabelo natural. Em geral, elas podem ser encontradas em várias cores e tamanhos, dependendo do seu gosto. O material utilizado não é considerado caro, mas vale uma boa pesquisa, inclusive na internet, antes de comprar.

As tranças são de origem africana e são tendências de moda e estilo. Além de deixar as madeixas lindas, elas trazem alguns benefícios para o cabelo, como crescimento dos cabelos e ajuda na transição capilar, no caso de quem está querendo mudar o visual ou restaurar a saúde dos fios.

Materiais utilizados para fazer as Box Braids

Como dissemos acima, as tranças de Box Braids ou Rastafari, em geral, são feitas a partir de materiais sintéticos, como o kanekalon, o jumbo e a lã. O material a ser utilizado no caso de cada pessoa vai depender do gosto individual ou da opinião do trancista ou profissional que for fazer o procedimento.

Antes de comprar, verifique as características do material e escolha o que mais combina com você. No caso do jumbo, por exemplo, o material é mais fino, mais aderente e com menos brilho, o que dá um aspecto mais natural aos cabelos. Já o kanekalon é considerado mais pesado e escorregadio que o jumbo, o que faz com que muitas mulheres optem por fazer as Box Braids com este último.

A lã é bem mais leve e não tem o mesmo brilho do kanekalon e do jumbo. Ela é ideal para quem quer que a trança tenha uma aparência semelhante aos dreads, que também são muito estilosos.

Enfim, a dica é que a escolha do material seja orientada por um trancista profissional e de acordo com o gosto particular de cada uma para não prejudicar a beleza e saúde dos cabelos.

Como fazer as Box Braids? Veja passo a passo

box-braids-grandes

As Box Braids podem ser feitas em casa, mas são necessárias muita paciência e habilidade com tranças. A maioria das mulheres optam por fazer o penteado em um salão de beleza, de preferência com um profissional especializado, o que mais recomendado para não estragar os cabelos.

Em todo o caso, o procedimento para fazer as tranças é o mesmo. Veja abaixo o passo a passo de como fazer as Box Braids:

Materiais necessários

  • Cabelo sintético para braids;
  • Elastex;
  • Isqueiro;
  • Cabelos limpos, secos e desembaraçados

Como fazer

1 – Divida o cabelo em três partes de orelha a orelha e da testa ao topo da cabeça e por fim, a parte de traz da cabeça;

2 – Separe a parte de baixo (na nuca) uma mecha de cerca de 1 a 2 cm de largura na horizontal;

3 – Separe um pequeno tufo de mecha e envolva uma mecha de braid dobrada ao meio, envolvendo o cabelo. Em seguida comece a trançar;

4 – Na próxima mecha ao lado, repita o processo e no final de cada mecha amarre com elastex com várias voltas e dê vários nós para garantir a amarração;

5- Siga subindo até o topo da cabeça, em seguida inicie nas laterais subindo até terminar no frontal da cabeça;

6- Corte as pontas amarradas rente ao elástico em toda extensão da cabeça e, por último, e se quiser, passe um isqueiro de leve, rente as pontas que saíram das tranças para dar acabamento.

Cuidados com as Box Braids

beyonce-com-box-braids

Ter as Box braids pode ser uma boa ideia e te deixar linda em poucas horas, mas, se não houver os cuidados adequados, a escolha de mudar de visual pode ser um pesadelo, podendo estragar o cabelo natural e, ainda, fragilizar o bulbo capilar.

Por isso, é preciso tomar algumas precauções durante o uso das Box Braids. Veja as principais delas:

Tome cuidado ao dormir

Antes de dormir, é preciso colocar uma touca de seda – ou até aquelas feitas de meia-calça – para proteger as tranças. Isso evitará frizz e deixará as Box Braids bonitas e intactas por mais tempo, que é essencial para quem quer ficar os três meses com o cabelo bonito e estiloso. Também não é indicado dormir com os cabelos molhados, pois pode ocasionar a proliferação de fungos e mofo.

Lave os cabelos normalmente

A higienização das madeixas pode ser feita normalmente, pelo menos duas ou três vezes na semana. No entanto, é recomendado lavar apenas com shampoo, pois o condicionador pode deixar resíduos e tornar o cabelo oleoso. Além disso, ele pode deixar as fibras sintéticas mais escorregadias e desmanchar as tranças mais rápido.

Para facilitar a lavagem, uma boa ideia é diluir o shampoo em um recipiente antes de aplicar no cabelo. Isso evitará que você esfregue e estrague as tranças.

Seque bem os cabelos

A secagem natural das madeixas não é recomendada para quem está com as Box Braids, isso porque pode provocar o desenvolvimento de fungos e mofo.

Por isso, é preciso deixar os cabelos sempre secos, com a ajuda de um secador, que deve estar a uma distância de pelo menos 20 centímetros dos cabelos e com ar frio ou morno, que é para não danificar as fibras sintéticas.

Hidrate bem as madeixas

A hidratação freqüente dos cabelos não pode ser deixada de lado só porque você está usando as Box Braids. É preciso hidratar pelo menos a cada 15 dias.

A diferença, neste caso, é que o procedimento deve ser feito com um óleo aplicado na raiz capilar, e não com as máscaras de hidratação comuns. Se o seu cabelo for oleoso, tire o excesso com uma toalha, mas sem esfregar.

Cuidado na secagem com a toalha

Você não deve esfregar a toalha para secar as Box Braids, pois isso pode danificar o seu cabelo e, ainda, desmanchar as tranças. Ao usar a toalha, seque de forma delicada, apenas apertando o tecido às madeixas, tomando cuidado também para deixar a aparência de frizz.

Evite praias e piscinas

Ter as Box Braids também tem o seu lado ruim. As praias e piscinas, além do Sol, podem danificar os seus cabelos, isso por causa do cloro e sal. Como os seus cabelos estão trançados às fibras sintéticas, fica mais difícil retirar as substâncias das madeixas e, desta forma, prejudicar a saúde capilar.

Respeite o período de manutenção

A manutenção, ou seja, o prazo para retirar e recolocar as Box Braids é de 3 meses. É de extrema importância que você respeite esse prazo, se quiser ficar com as tranças bonitas e não danificar os cabelos naturais e até causar calvície.

Vantagens de usar as Box Braids

Crescimento capilar: Por deixar os cabelos guardados e bem protegidos das agressões do ambiente externo, ou seja, livre de químicas ou técnicas que agridem os fios (secador, chapinha, babyliss, etc.) e mudanças climáticas, as tranças acabam ajudar no crescimento das madeixas. Elas evitam que os fios quebrem e deixa os cabelos mais hidratados, por isso é importante o cuidado adequado recomendado para quem usa as Box Braids.

Auxilia na transição capilar: Como as Box Braids ajudam a manter os fios protegidos e não quebradiços, fica fácil recuperar a saúde dos fios e mudar de visual sem prejudicar ainda mais os cabelos.

Muda o visual: Para quem está cansada da mesmice do cabelo, colocar as Box Braids é sempre uma boa ideia. Você vai ficar mais linda e estilosa, além de ter liberdade para mudar o tamanho e cor do cabelo quando quiser.

Praticidade: Quem usa Box Braids está sempre pronta para sair, nem precisa passar horas arrumando o cabelo ou acorda desesperada com as madeixas arrepiadas.

box-braids-coloridas

Desvantagens de usar as Box Braids

Calor: Por causa do material sintético utilizado para fazer as tranças, é normal sentir mais calor durante a rotina. O cabelo pode esquentar mais do que o normal.

Peso: Dependendo do tamanho das Box Braids, o cabelo pode ficar um pouco mais pesado, o que muita gente reclama depois de colocar as tranças.

Danos ao couro cabeludo: O bulbo capilar pode sofrer um pouco na colocação das Box Braids, já que o trancista aperta um pouco para firmar bem as tranças. Com o tempo, o couro cabeludo também pode ficar mais oleoso.

Danos ao cabelo: se não houver o cuidado adequado e manutenção no período recomendado, as Box Braids podem danificar o cabelo, quebrando os fios e enfraquecendo a raiz.

Box Braids estragam o cabelo?

Não exatamente. Como dissemos anteriormente, se a mulher não manter os cuidados e ultrapassar o prazo de manutenção indicado, as tranças podem danificar os cabelos. Os problemas variam desde queda do cabelo, com a quebra dos fios, até a proliferação de fungos e mofo – devido à má higienização – e calvície (alopecia).

No entanto, se você cuidar bem das suas Box Braids e fazer a manutenção do tempo certo, nada disso ocorre com o seu cabelo. Ao contrário disso, ele ficará mais protegido e hidratado, o que o deixará ainda mais bonito.

tranca-afro-sem-prejudicar-os-fios

Perguntas frequentes

Dói para colocar as Box Braids?

Isso vai depender muito do trancista. Se ele apertar muito o seu couro cabeludo para firmar as tranças, certamente o procedimento vai doer. Do contrário, a colocação das tranças costumam ser tranquilas, sem dor.

No caso de sentir dores de cabeça, não tem problema tomar um analgésico para aliviar. Porém, se a dor persistir, procure o profissional que colocou as Box Braids para afrouxar mais as tranças.

Quanto tempo demora para colocar as Box Braids?

O procedimento demora de 6 a 9 horas, aproximadamente. O tempo vai depender muito do tamanho, da espessura e da quantidade de tranças.

Quanto custa para colocar as Box Braids?

Isso também vai depender do material que você comprar, inclusive a quantidade e tamanho, e o preço da mão de obra de cada trancista. O valor, em média, das fibras sintéticas custa de R$ 10 a R$ 100, dependendo da marca. Já a mão de obra do profissional que vai aplicar as Box Braids pode variar entre R$ 70 a R$ 300, dependendo da quantidade e tamanho dos cabelos.

As Box Braids podem ser feitas em cabelos curtos?

Podem sim, desde que seu cabelo tenha pelo menos 5 centímetros de comprimento.

Posso fazer as Box Braids mesmo se o meu cabelo possuir química?

Sim. Como dissemos anteriormente, as tranças são essenciais para quem quer fazer uma transição capilar, ou seja, evitar o uso de tintas, chapinha, secador, entre outras coisas.

Por que as pessoas reclamam de cair muitos fios na hora de retirar as tranças?

Devido ao processo de renovação capilar, o ser humano perde, em média, de 100 a 150 fios de cabelo por dia. No caso de quem usa Box Braids, como os cabelos estes fios estão presos nas tranças, é normal que eles caiam todos de uma vez quando as tranças são desmanchadas.

O que fazer com as pontas do cabelo com as Box Braids?

O correto é queimar as pontas para selagem. Porém, existem outras opções: tem gente que cola, dá nó ou deixa as pontas soltas. Outra ideia bastante popular é enrolar as pontas com bigudinhos e, com cuidado, mergulhá-las em água quente. Quando secas, elas vão formar cachinhos.

8 dicas para ter unhas impecáveis!


5 comentários

Comentar

/* ]]> */