Banheiro sem box dá um trabalhão. É água espalhada para todo lado, uma perda de tempo para secar tudo… Ufa! Cansa, viu? Por isso, a peça é indispensável ao construir ou reformar. Conheça hoje os tipos de box para banheiro e inspire-se!
Felizmente, existe grande diversidade de modelos de box. Além disso, eles são fáceis de instalar e limpar, oferecendo uma alternativa um pouco mais arrumadinha para conter o molha-molha do que as cortinas de plástico.
Veja também – Cerâmica para banheiro: História e dicas de decoração
Basicamente, os boxes de banheiro podem ser de: abrir, correr ou de canto. A escolha depende do gosto e, é claro, da necessidade. É preciso levar em conta o espaço disponível e o formato do banheiro para definir a abertura que o box terá.
A estrutura de alumínio com placas de vidro temperado ou acrílica proporciona enorme conforto quando instalada adequadamente, pois impede o respingo de água por todo o banheiro, assim como as correntes de vento na área de banho.
É possível encontrar produtos com medidas pré-definidas ou mandar fabricar um box com tamanho, vidro e ferragem personalizados.
Saiba mais sobre os boxes para banheiro
O box de banheiro tipo reto, por exemplo, faz uma divisão, como o nome já diz, reta entre o lugar de banho e o resto do cômodo. A separação é obtida através de porta regulável, sendo esta com abertura para dentro ou de correr.
Sobre o material do box, norma brasileira determina que ele precisa ser temperado. Os vidros comuns são muito sensíveis e tendem a quebrar facilmente; os temperados são até 10 vezes mais resistentes que os normais e não produzem estilhaços ao quebrar.
Veja também – Decoração de banheiro: veja ideias para renovar o seu
O vidro de box temperado pode ser jateado ou transparente; incolor; fumê; espelhado; satindeco; verde; ou ultrawhite.
Box para banheiro também é fabricado em plástico, que é menos resistente, e acrílico. O segundo é mais leve, mais barato, porém, oferece menos transparência e durabilidade, necessitando ser trocado de vez em quando.
Quanto ao acabamento, o material mais utilizado nos boxes de banheiro é o alumínio, por ser barato, pesar menos e não enferrujar. O acabamento possui diversas opções de cores: bronze, fosco, bege, preto, branco, ouro e cromado.
O box de correr é, sem dúvida, um dos modelos mais procurados. É conhecido ainda como box frontal, um tipo perfeito para otimizar o espaço de banheiros pequenos; traz uma base fixa, que é percorrida por uma parte móvel com auxílio de roldanas.
Já o box de abrir proporciona um ar moderno; é indicado para banheiros de tamanho médio e grande devido à sua porta móvel, com mecanismo tradicional de abrir e fechar. É formado por partes fixas e uma ou duas portas que possuem dobradiças, além de puxador.
O box em ângulo é também conhecido como box de canto e box em “L”. Modelo ideal para banheiros amplos, é sempre instalado no canto formando um ângulo de 90 graus. Possui até duas partes móveis (as portas) e uma ou duas fixas, integradas por meio de roldanas e rolamentos.
Para ter um banheiro sempre arrumado, limpo e organizado é fundamental contar com um box. Espero que o artigo de hoje ajude você a tomar a melhor decisão. Afinal, água escorrendo por todo o ambiente é algo chato e pode ser perigoso. Evite quedas e dor de cabeça!
Até o próximo post!