Receitas

Brigadeiro sem leite condensado: 10 receitas e ideias

Brigadeiro sem leite condensado

Quem não ama brigadeiro? Esse é uma das sobremesas brasileiras mais tradicionais que existem. Geralmente é feito com cacau em pó, chocolate ou achocolatado, manteiga e leite condensado, nada mais. O que proporciona a cremosidade ao doce é justamente esse último ingrediente. Mas sabia que tem como fazer brigadeiro sem leite condensado?

Isso mesmo! A textura fica praticamente a mesma, com a vantagem de não possuir algo tão calórico em sua receita. Diversas pessoas tentam evitar o uso do leite condensado nos preparos justamente por causa da necessidade em se diminuir os riscos da ingestão demasiada de açúcar.

Mas aí vem a dúvida: por quais outros ingredientes é possível fazer a substituição? Leite de soja, leite integral, amendoim, castanha, biomassa de banana e até mesmo água. Incrível, não é? Mas funciona!

Contudo, é preciso saber que as receitas que vamos apresentar aqui podem não ser tão menos calóricas que as tradicionais. Talvez o brigadeiro sem leite condensado seja mais indicado para aqueles que possuem intolerância à lactose. Tanto por isso, provavelmente você terá que escolher a melhor receita que se adapte à sua necessidade.

Mas não precisa se preocupar com isso! Seja na intenção de consumir um doce mais saudável e que se adeque a sua vida fitness, ou se você não pode ingerir alimentos com muito açúcar ou que se derivam do leite, aqui estão as 10 receitas mais deliciosas de brigadeiro sem leite condensado que irão te deixar morrendo de vontade de experimentar.

Se deixe cair na tentação ao menos dessa vez!

As 10 melhores receitas de brigadeiro sem leite condensado

1. Brigadeiro fácil e simples sem o leite condensado

Esta receita de brigadeiro que não leva leite condensado é muito simples e fácil de preparar. Os ingredientes de que vai precisar são:

  • Leite;
  • Achocolatado em pó;
  • Açúcar;
  • Manteiga.

A forma de preparo é basicamente a mesma de um brigadeiro tradicional. A questão mais complicada nesse tipo de receita é que demora um tempo muito maior para ficar pronta. A mistura dos ingredientes leva em torno de meia hora no fogo para começar a engrossar.

2. Brigadeiro fácil com leite de soja ou leite de arroz

Nessa receita basta fazer a substituição do leite condensado pelo leite de soja ou leite de arroz. Os ingredientes de que vai precisar são:

  • Leite de arroz ou leite de soja com sabor chocolate;
  • Chocolate meio amargo picado;
  • Açúcar;
  • Cacau em pó;
  • Creme vegetal, caso queira dar um gosto especial.

O modo de preparo é o mesmo do tradicional. Repare que não colocamos quantidade, pois vai variar conforme o seu gosto. Para quem tem intolerância a lactose, essa é uma boa opção de doce.

3. Brigadeiro sem leite condensado e com amendoim

Você já conhece o leite de amendoim? Não? Pois é um ingrediente que se destaca nas formas de fazer doces que não levam leite condensado. O único problema, como nas receitas anteriores, é o tempo de preparo. O que demora aqui é para fazer o leite de amendoim.

Para fazê-lo, será necessário:

  • 1 litro de água;
  • 1 e ½ xícara de amendoim com casca e cru.

Deixe os amendoins descansando em uma bacia com água por 12 horas. Em seguida, cozinhe-os com água até ferver. Deixe descansando por uns 5 minutos. Em seguida, bata com 1 litro de água, coe e está pronto.

O restante do preparo do brigadeiro é como a forma original.

4. Brigadeiro com creme de castanha de caju

Aqui o que serve de base para o brigadeiro, ao invés do leite condensado, é um creme de castanha de caju.

Os ingredientes necessários são:

  • 100 gramas de castanha de caju;
  • 150 ml de água.

Deixe as castanhas de caju de molho por umas 8 horas. Em seguida, bata no liquidificador com 150 ml de água até formar um creme. Não precisa peneirar, pois a castanha se dissolverá.

5. Brigadeiro fitness

Para quem tem uma rotina fitness, mas adora um docinho, aqui está uma ótima receita. Os ingredientes de que vai precisar são:

  • ½ xícara de leite em pó;
  • 1 e 1/3 de xícara de água;
  • Adoçante à gosto;
  • 1 colher de margarina ou manteiga light;
  • 60 gramas de whey sabor chocolate;
  • 2 colheres de cacau em pó;
  • Castanhas variadas à gosto;
  • Granulado à gosto.

Bata no liquidificador a água, o leite em pó e o whey até que fiquem bem integrados. Derreta a margarina ou manteiga em uma panela, adicionando a mistura batida.

Vá acrescentando aos poucos o adoçante e o cacau, misturando até soltar da panela. Deixe esfriar e enrole como preferir. O granulado e as castanhas são para a cobertura.

6. Brigadeiro de biomassa de banana com o chocolate meio amargo

A receita é feita normalmente como um brigadeiro comum que tem como ingrediente o chocolate meio amargo. A biomassa de banana, que substitui o leite condensado é feita da seguinte maneira:

Higienize um cacho de bananas nanicas verdes. Em uma panela de pressão, coloque água até sua metade e aguarde ferver. Assim que levantar fervura, coloque as bananas e deixe em fogo alto até que a panela comece a chiar.

Abaixe o fogo e deixe cozinhando por uns 10 minutos. Desligue, mas não force a pressão a sair. Ainda quente, descasque as bananas e bata em um liquidificador com água, apenas o suficiente para formar uma massa.

A proporção é de 1 xícara de biomassa da fruta para cada receita de brigadeiro.

7. Brigadeiro de biomassa de banana com o cacau em pó

Nesta é uma variação da receita acima, mas ao invés de usar o chocolate meio amargo, usa-se o cacau em pó. Se quiser, acrescente açúcar demerara ou açúcar mascavo, além do óleo de coco.

8. Brigadeiro com maizena

Sem o leite condensado, uma das formas de se obter a consistência de brigadeiro, é colocando 1/2 colher de maizena. Possivelmente vai demorar um pouco mais para engrossar, mas você pode ir colocando a maizena aos poucos até conseguir a cremosidade e a textura que quiser.

9. Brigadeiro com leite em pó e água quente

Para fazer a substituição aqui, é necessário que se dissolva o leite em pó na água quente em uma proporção em que o líquido fique mais espesso e cremoso. De resto, siga as receitas tradicionais.

10. Brigadeiro com chocolate, leite e açúcar

Para fazer este brigadeiro, basta levar os ingredientes ao fogo e mexer até adquirir consistência de brigadeiro. Demora alguns minutos a mais, mas vale a pena. Para um doce ainda mais saudável, use leite desnatado ao invés do integral e açúcar mascavo ao invés do comum.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.