Curiosidades Datas Comemorativas

Brincadeiras de Ano Novo: formas de se entreter na virada de ano

Brincadeiras de Ano Novo

O Ano Novo é sempre um bom momento de renovação. Todos estão ali na festa com a esperança – mais do que expectativa – de que o próximo ano será bem melhor do que este que está chegando ao fim. É um momento também de amolecimento, de forma especial do coração e da alma, que sempre está mais leve – por isso, as brincadeiras de Ano Novo são sempre muito importantes.

Até mesmo a cervejinha que costuma correr solto nestas festas, antes do brinde com o champanhe, ajuda a melhorar o ambiente, deixando-nos todos com aquele sentimento de amor e amizade por todos os presentes – e, também, alguns ausentes que não puderam comparecer.

Antes do ano chegar, alegre o ambiente

É também um momento de encontros e reencontros. Quantos amigos e parentes que há anos não vemos são reencontrados nestes locais e nestes momentos mágicos! Festa de Ano Novo é assim mesmo, cheia de alegrias e encantamentos.

Por isso, antes do tim tim do champanhe e dos beijos e abraços, programar brincadeiras de Ano Novo com seus parentes e amigos é uma alternativa e tanto para deixar o ambiente alegre e muito mais descontraído. Para algumas brincadeiras que vamos listar aqui, é importante que aqueles que estarão presentes sejam avisados antecipadamente, pois, para algumas, são necessárias providências anteriores, como presentes simples.



Amigo secreto, ainda surpreendente

Com certeza, entre as brincadeiras de Ano Novo mais conhecidas está a do amigo secreto – ou amigo oculto, como preferem alguns. É uma brincadeira simples, mas, que sempre dá muito o que falar e até umas gargalhadas extras com os presentes e surpresas preparadas pelos mais espirituosos.

O amigo secreto é simples, como todo mundo sabe. É importante o organizador da festa – normalmente o anfitrião – deixar algumas regras claras, para evitar aborrecimentos depois. Por exemplo, definir o valor do presente, normalmente baixo, e esclarecer que o objetivo não é presentear – embora todo mundo adore receber alguma coisa, mesmo que seja um pequeno adorno -, mas, sim, alimentar estas brincadeiras de Ano Novo.



Brincadeiras de Ano Novo

Queime aquilo que não deu certo

O Poço dos Desejos é outra brincadeira comum nesta época, especialmente no Sul do Brasil, onde há bastante descentes de imigrantes italianos e europeus. Ela consiste em cada um dos participantes receber dois pedacinhos de papéis. Num deles, cada um escreve o que aconteceu consigo nesse ano e que não gostaria que se repetisse, com ninguém.

No outro papel, cada um escreve um desejo, aquele que mais gostaria que se realizasse no ano que está iniciando. É preciso dobrar bem o papel e escrever o seu nome, sem que ninguém saiba o que você escreveu. O bilhete com os desejos do ano que passou, será colocado num saco de papel e queimado, sem que ninguém leia. O outro pode ser guardado num objeto lacrado, como uma pequena caixa, e aberto na festa seguinte, durante as brincadeiras de Ano Novo do próximo ano. Se quiser, cada um pode contar – ou não – se seu desejo realizou-se.

Faça cada um pescar seus desejos

Claro que é impossível esquecer das crianças. São elas que, na maioria das vezes, tornam-se as estrelas da festa, embora boa parte delas já esteja dormindo na virada do ano. Aliás, algumas brincadeiras vêm a calhar para cansá-las logo e liberar os pais para as demais brincadeiras, com os amigos e parentes.

Uma das brincadeiras de Ano Novo bem conhecida e apropriada para crianças é a Pescaria dos Desejos. Aproveitando a árvore de Natal que ainda está armada, mas, já sem brinquedos, escreva alguns desejos engraçados apropriados para crianças. Ou qualquer outra tarefa, conforme sua imaginação. Por exemplo, imitar animais. Aí cada criança vai fazendo sua pescaria e realizando a tarefa. Sempre proporciona boas gargalhadas.

E sempre há um Tesouro Escondido

Entre as brincadeiras de Ano Novo bem conhecidas também há a do Tesouro Escondido. Você pode distribuir, ao longo do apartamento ou no jardim, se a festa for numa casa, alguns pequenos presentes ou guloseimas, como chocolates ou bolachas. Escreva algumas dicas em pedaços de papeis e distribua-os entre a criançada.

Após lerem as instruções, a criançada é largada à procura ante uma única ordem do tipo ‘começar’. As crianças menores podem ser ajudadas pelas mamães ou alguma tia mais prestativa, incluindo a leitura das instruções. Depois, é só esperar a correria e as gargalhadas com cada presente encontrado.

Balão Premiado rende muitas risadas

Brincadeiras de Ano Novo devem ser sempre engraçadas e divertidas, de forma especial se forem dirigidas às crianças. E é preciso considerar a idade das crianças presentes. Se forem pequenas, até os 7 ou 8 anos, convém que sejam de um tipo mais infantil, embora crianças maiores, até uns 12 anos, possam ser aconselhadas a acompanharem determinadas brincadeiras, para estimular os mais novos.

Outra que é bastante divertida, entre as brincadeiras de Ano Novo, está a do Balão Premiado, que deve ser estourado por cada criança sorteada. Consiste em encher vários balões e colocar bilhetinhos dentro, com tarefas a serem cumpridas pelas crianças. Aqui cabe sua criatividade em definir qual o tipo de tarefa.

Brincadeiras de Ano Novo

Estimule o artista que há no seu anjinho

Outra vez podem ser brincadeiras engraçadas, como imitar algum animal ou coçar uma parte do corpo difícil de alcançar, com a mão trocada, ou cumprir objetivos como declamar parte de um poeminha.

Sempre rendem boas gargalhadas ou, de quebra, você pode estar estimulando o ator enrustido que há no seu anjinho. Devidamente combinado com quem vai participar da festa, o texto do poema já pode vir decorado e ensaiado de casa, com o auxílio da mamãe.

Um Ano Novo com muitas alegrias

Todas as principais brincadeiras de Ano Novo sugeridas aqui servem mais para festas em residência, entre parentes e amigos. Mas, cada uma também pode ser devidamente adaptada para festas em empresas ou outros locais reunindo os amigos. Menos as apropriadas para crianças, claro.

Outra das brincadeiras de Ano Novo que serve tanto para crianças e adultos é a da Mímica e Imitação. Um dos presentes inicia com a apresentação de gestos e mímicas tentando fazer-se entender sobre o que está imitando. Pode estar imitando algum artista ou até alguém entre os presentes, o que provocará ainda mais gargalhadas. Depois, outro fará a imitação até findar a roda. O importante é que sua festa de Ano Novo seja divertida e alegre, projetando para o próximo ano apenas simpatia, saúde e muitas, mas, muitas alegrias.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.