Maternidade

10 brincadeiras de festa junina para fazer em família

As brincadeiras de festa junina ajudam as pessoas a interagirem e se divertirem, além de render muitas risadas e boas lembranças para a família. Mas quais brincadeiras fazer?

Neste artigo, veja 10 brincadeiras para fazer em família, com crianças e adultos para alegrar sua festa junina.

Veja também: Como fazer pipoca doce? Confira 3 receitas aqui.

1. Correio elegante:

Um verdadeiro clássico das festas juninas, precisa de poucos elementos para funcionar. Basta um recipiente para guardar as mensagens, papel e caneta.



Se você quiser caprichar, pode comprar papel colorido e montar várias opções de cartões diferentes e divertidos para que as pessoas escrevam suas mensagens.

Quem ficar responsável por entregar os bilhetes, deve ficar bem visível e interagir com as pessoas para convidá-las a participar.



Vale até fazer leitura da mensagem em voz alta para todos ouvirem, no caso dos mais saidinhos.

2. Derrubar latas:

Basta organizar algumas latas de refrigerante ou de azeite numa mesa ou bancada e ter três bolinhas.

Cada participante tem direito a três tentativas. Os vencedores podem ganhar prêmios e os perdedores podem pagar uma prenda bem engraçada!

3. Corrida de três pés:

Os participantes se organizam em duplas, que devem ter seus pés amarrados juntos. O desafio é coordenar os movimentos dos pés com o parceiro para chegar até a linha no fim do circuito primeiro.

É uma brincadeira muito boa principalmente para crianças, pois ajuda a desenvolver a coordenação motora e rende boas gargalhadas.

4. Dança da cadeira:

A dança da cadeira é outra brincadeira muito conhecida nas festas juninas. Basta que haja uma cadeira a menos do que o número de participantes.

Os participantes devem dançar em círculo em volta das cadeiras ao som da música. Quando a música parar de tocar, cada um busca sentar-se rapidamente. Quem ficar sem lugar, perde.

Reitra-se uma cadeira e a brincadeira recomeça.

Até o final, quando sobrar uma cadeira para dois participantes.

5. Dança da laranja:

É um jogo muito divertido. Os participantes se separam em duplas e devem dançar com uma laranja entre suas testas. A dupla que conseguir ficar mais tempo dançando com a laranja ganha o jogo.

6. Caça ao objeto:

Pode ser muito divertido de jogar com muitas crianças. Faça uma lista de objetos que podem ser encontrados no local da festa. Separe os participantes em duas equipes e vá dando os nomes dos objetos para que as equipes as busquem.

A equipe que encontrar mais objetos ganha.

7. Tiro ao alvo:

O alvo pode ser feito com uma cartolina e os participantes tentam acertar com a bolinha. Quem fizer mais pontos ganha.

8. Bingo:

Sucesso entre as tias da família, o bingo pode, inclusive ser usado para arrecadar dinheiro para pagar as despesas da festa.

Há jogos prontos à venda em lojas de brinquedos, com as cartelas de papel, as pedras numeradas para serem sorteadas e o saquinho para embaralha-las.

9. Prenda do doce:

Para quem gosta de fazer guloseimas, a prenda do doce é uma oportunidade de transformar a sobremesa numa grande brincadeira.

Basta fazer vários papéis com prendas e mensagens escritas e sortear uma para cada pessoa que pegar um docinho.

Quem receber a mensagem ficará muito contente, porque os que tirarem as prendas terão que pagá-las.

10. Boliche:

Os pinos podem ser feitos com garrafas pet cheios com água, pedrinhas ou areia, apenas para não ficarem leves demais. A bola pode ser de futebol ou de vôlei.

O objetivo é derrubar o máximo de pinos em duas jugadas. Quem vencer pode ganhar um prêmio.

 

As brincadeiras de festa junina são clássicos que podem animar a família e ajudar a espantar o frio. Gostou das ideias? Compartilhe com os familiares!

Sobre o autor

Mariana Mendes