Datas Comemorativas

Brincadeiras de Natal: opções para sua noite ficar mais divertida

É difícil encontrar uma pessoa que não goste das brincadeiras em festas de Natal. Isso por algumas razões, mas, desde já, convém destacar uma: nesta época, todo mundo está com o coração mais mole e aberto às convivências com amigos e parentes. Por isso, nestas festas, é sempre bom ter algumas das tradicionais brincadeiras de Natal.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% EM TODO O SITE

E olha que elas não são poucas, espalhadas pelo Brasil – e mundo – afora. Algumas são mais tradicionais em algumas regiões, menos em outras, mas, quase todas têm alguma coisa em comum: a distração sadia e a quebra de gelo entre todos os participantes.

Em família, sob a batuta da matriarca

É claro que será preciso distinguir qual é o tipo da festa de Natal. Em finais de ano, é comum a pessoa participar de várias festas de Natal, reunindo grupos diferentes de amigos. Em todo caso, pelo menos três são as mais convencionais: a festa da empresa onde você trabalha, a festa com amigos mais chegados e, obviamente, a festa em família.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

No caso da família, cada uma tem a sua tradição. É comum, por exemplo, a festa acontecer na matriarca da família – junto com o patriarca -, a vovó mais antiga do grupo, possivelmente bisavó ou, com muita sorte, tetravó. Esta é sempre uma festa carregada com muito carinho e brincadeiras de Natal mais do tipo familiares.

Uma brincadeira bem diferente

Consideradas cada uma destas circunstâncias, portanto, há a necessidade de que sejam escolhidas as brincadeiras de Natal condizentes com cada um dos grupos ali reunidos. Na empresa, há aquelas brincadeiras mais comuns, tipo amigo secreto ou, para ter descontração, o inimigo secreto.

Imagina tirar o chefe como inimigo secreto? Para que a brincadeira não perca o brilho e ajude na descontração, indica-se que cada participante – que já sorteou seu ‘inimigo’ em dia de trabalho – compre, nessas lojinhas de bairro tipo 1,99, algum presente engraçado e que tenha a ver com o seu sorteado.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

No amigo secreto, presente criativo

O ‘presente’ deverá ser desse tipo, buscando a descontração, a continuidade da brincadeira. Não convém que seja algo que irrite seu eleito. Depois, é só escrever uma boa dedicatória e, na hora de entregar, fazer um bom discurso enaltecendo as qualidades do seu ‘inimigo’.

Mas, claro, pode ser o amigo secreto, que todo mundo já conhece e sabe como funciona. Não se esqueça que, se você tirar a você mesma, deverá voltar ao pacote e retirar novo nome. E, também, neste caso, comprar um presente criativo que tenha bastante a ver com o seu amigo secreto.

O chefe pode não ser ranzinza, mas…

Estas confraternizações de final de ano são sempre um momento adequado para a descontração e, por isso mesmo, descobrir que aquele companheiro de trabalho com fisionomia mais carrancuda não é assim um sujeito mal humorado, como todo mundo supunha. Tem apenas uma personalidade diferente das demais.

É uma boa ocasião, também, para descobrir que o chefe igualmente não é tão ranzinza quanto faz parecer durante o expediente. Mesmo assim, como sempre corre alguma cervejinha ou bebida ainda mais quente, não convém exagerar. Manter a compostura é sempre aconselhável, mesmo durante as brincadeiras de Natal.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Decoração diferente para sua árvore

Outra brincadeira que você pode produzir em sua festa de Natal – na empresa, com amigos ou na família -, é a da decoração da árvore, muito comum no Sul do Brasil. Consiste em você não fazer a decoração tradicional, com aquelas bolinhas coloridas e enfeites em geral.

No máximo, faça a iluminação colorida, com os piscas tradicionais de sempre. Para a decoração, cada presente ganha um envelope com cartãozinho para escrever uma frase de efeito que tenha a ver com o grupo ali presente, com mensagens positivas à empresa ou a alguma circunstância que mereça a atenção de todo o grupo.

Nas brincadeiras de Natal, olhe os pequenos

Mas, claro, precisa ser algo positivo, não pode ser crítica ou frase que crie desavença. Lembre-se, trata-se de brincadeiras de Natal e a época do ano recomenda espírito desprendido, sem raivas ou preconceitos. Depois, antes da Ceia, por exemplo, cada um lê a sua mensagem e, se quiser, faz mais algum comentário. Pode também ser alguma coisa engraçada envolvendo o grupo.

No caso da festa em família, as brincadeiras de Natal não podem, de forma alguma, esquecerem as crianças. Pois, convenhamos, em qualquer festa de Natal, são as crianças que ditam as regras e, facilmente, transformam-se nas vedetes do encontro. Como resistir àquelas carinhas – filhos, sobrinhos, priminhos, amiguinhos dos filhos – frenéticas à espera de seu presente?




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Promova a caça ao tesouro escondido

Por isso, têm que ter, também, brincadeiras de Natal próprias para os pequeninos. E são tantas, não é mesmo? É só lembrar das suas próprias festas de Natal naquelas noites inesquecíveis da infância. Uma que sempre funciona bem é a da caça ao tesouro escondido.

É só esconder alguns pacotes com presentes divertidos pela casa – ou pelo pátio, se tiver – e fazer envelopes com dicas para a criançada. Coloque os envelopes em um canto da árvore de Natal e mande cada criança pegar o seu. Daí, é só ler o bilhete com dicas – se a criança for pequena, a mãe ajuda a ler e a procurar – e sair à caça do seu belo tesouro. Brincadeira garantida, que de quebra ajuda a criança a cansar e dormir mais cedo, liberando os pais para as demais brincadeiras de Natal, agora para criança grande.

Descubra o artista que é o seu anjinho

É possível também descobrir o artista que existe em cada anjinho. Isso deve ser combinado antes por alguma pessoa que faz a organização da festa. Um tio, uma tia, por exemplo. Cada mamãe e papai já faz o ensaio em casa e traz o seu pimpolho devidamente preparado para fazer uma apresentação teatral, um cântico ou até declamar uma pequena poesia.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Isso sempre encanta adultos e crianças. Você pode filmar tudo e guardar para futuras reapresentações, sempre com muitas gargalhadas. Existem crianças que já tocam determinados instrumentos, por exemplo, e está ali o primeiro palco para suas apresentações. Levarão alguma vantagem sobre os demais, mas, afinal, não se trata de competição, mas, de brincadeiras de Natal. E, para a diversão da família, tudo isso vem bem a calhar. Feliz Natal e boas brincadeiras.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */