Maternidade

Brincadeiras para bebês: 6 divertidas atividades de estímulo sensorial

Quem tem bebê sabe que com o tempo fica cada vez mais difícil distraí-los. Eles enjoam dos brinquedos rapidamente, ficam entediados e choram com facilidade. Isso acontece porque nossos pequenos possuem uma curiosidade e uma sede por conhecimento que não têm fim.

O que fazer, então, diante dessa demanda infinita por aprendizados e descobertas? Estimulá-los a fazer novas descobertas.

Eu sei que pode parecer cansativo, mas na verdade são coisas simples para fazer no dia-a-dia e que podem ajudar seu pequeno a sair da rotina.

Neste artigo, aprenda a fazer em casa, com materiais simples, 6 brinquedos de estímulo sensorial para as brincadeiras do bebê.

Por que fazer estímulos sensoriais para o meu bebê?

Nossos bebês são pequenos cientistas. Já falei isso algumas vezes aqui no blog e essa ideia não é minha. Ouvi essa frase pela primeira vez no documentário “Secret Life Of Babies”. E pude confirmar na prática: meu bebê é um cientista pequenino.

Eles veem o mundo com curiosidade, são incansáveis ao buscar novas sensações e experimentar. Os bebês literalmente sentem prazer em aprender. E na primeira infância, segundo Piaget, eles aprendem principalmente por meio de sensações.

Os sentidos são o guia dos nossos bebês em sua jornada de desenvolvimento. As brincadeiras deles não servem apenas para deixá-los entretidos enquanto fazemos alguma outra coisa. Na verdade, elas são a base do desenvolvimento cognitivo, motor e sensorial das nossas crias.

Tudo que para nós não é mais novidade, para eles pode ser a primeira vez na vida que fazem, ouvem, sentem, experimentam. Eles sempre se encantam com as novidades e observam tudo que acontece. E quanto mais eles brincarem e vivenciarem, melhor será para seu desenvolvimento.

Por isso é tão importante proporcionar estímulos sensoriais nas brincadeiras com o bebê. É por meio do tato, audição, visão, olfato e paladar que eles aprendem.

Use o que você tem em casa:

Quando falamos de brincadeiras para bebês, muitas pessoas já imaginam brinquedos coloridos ou tecnologias para estimular os pequenos, quando na realidade, com objetos simples que temos em casa, é possível facilmente proporcionar várias experiências.

Vamos ver algumas alternativas?

1. Caixa Sensorial:

Sempre temos uma caixa de papelão em casa. Pode ter vindo com algum produto ou até brinquedo. É um material fácil de customizar, também é resistente e ao mesmo tempo não machuca o bebê.

As caixas sensoriais podem ser equipadas com vários acessórios improvisados, que produzam alguma sensação no bebê: sons, cores e texturas.

Você pode usar vários materiais que tem em casa, como embalagens de plástico que ia descartar, caixas pequenas de embalagens para colocar dentro da caixa sensorial.

Você pode ver mais ideias de caixas sensoriais no blog Massa Cuca.

2. Garrafas Sensoriais:

As garrafas sensoriais podem ser feitas com garrafas plásticas vazias. Você pode furar a tampa e amarrar fitas de tecido. Também pode misturar água com corante e colocar miçangas, cola com Glitter,  lantejoulas e muita criatividade.

Procure também usar materiais caseiros, como papel alumínio e arroz ou feijão (esses dois últimos sem água).

Segundo o método Montessori, é possível acalmar a criança usando essas garrafas, pois elas se distraem ao observar a água com os objetos flutuando e conseguem dissipar o estresse com mais facilidade.

Aqui em casa qualquer garrafa com água já tem um efeito maravilhoso!

3. Luvas Divertidas:

Estas foram as que eu mais gostei de fazer! Aqui em casa temos muitas luvas brancas de borracha, então fiz de dois tipos: uma com arroz e outra com feijão. Bolinhas de isopor, algodão e outros materiais podem ser usados, caso queira.

Você também pode colocar um guizo no meio dos grãos, porque aí fará um barulhinho quando o bebê mexer.

Se as luvas forem transparentes, é possível fazer da mesma forma que com as garrafas.

4. Cortina de Tiras:

Minha sobrinha adora brincar na cortina de tiras que tenho aqui em casa. Ela é feita com tiras de malha coloridas e fica entre o corredor e a cozinha. Meu pequeno também gosta muito de brincar com elas, fica puxando e tentando controlar a cortina.

Para fazer é fácil: basta usar aquelas barras retráteis de cortina para banheiro e amarrar as tiras.

Veja aqui o passo a passo completo:

5. Um mundo de sons e texturas:

Os plásticos possuem algum tipo de conexão com bebês. Às vezes, quando meu pequeno está dormindo e eu encosto na embalagem de lenços umedecidos ele já acorda. Nenhum outro barulho deixa ele mais alerta do que barulho de plástico.

Você pode usar embalagens vazias e limpas (de biscoito, lenços umedecidos, fralda, etc). Uma boa pedida também é o plástico-bolha. Já usei aqui em casa com meu baby e com minha sobrinha, como você pode ver na foto. Eles ficam encantados!

O celofane pode ser usado, ele possui várias cores e é possível montar pompons e outros brinquedinhos facilmente.

Se você der qualquer plástico para seus pequenos brincarem, sempre fique junto com eles o tempo todo e muito atenta, pois há riscos. Não precisa proibi-los de brincar, basta supervisionar e (por que não?), se divertir também. Principalmente com o plástico-bolha.

6. O pequeno caçador de estrelas:

Essa brincadeira foi ideia do meu marido. Temos duas gatas e elas obviamente amam brincar com laser vermelho. O que descobrimos é que bebês também amam. Compramos um no centro da cidade, bem baratinho e projetamos a luz nas paredes, na janela. Sempre ajuda a acalmá-lo à noite, quando ele está muito agitado. E as gatas ainda podem brincar junto.

Acabei encontrando este vídeo super divertido de um garotinho tentando pegar o laser junto com o gatinho.

Para brincar com esse tipo de luz, também é necessário tomar cuidado para nunca projetar a luz diretamente nos olhos o bebê. Sempre aponte o aparelho para uma parede ou para o teto.

 

Gostou do post? Veja também este artigo sobre como montar o quarto do bebê com base no método montessoriano:

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */