Exercícios Saúde

Broadway Dance: você é a estrela da coreografia, interpretação e boa forma

Broadway Dance

A Broadway Dance é um tipo de aula mistura passos de dança e interpretação. Um jeito diferente de cuidar do corpo ao ritmo de musicais famosos. Uma modalidade que existe há cerca de 25 anos em Nova York, e que vem conquistando pessoas nos mais diversos cantos do mundo.

Se você gosta de ser a estrela do show e mover o corpo com uma bailarina no melhor estilo celebridade, a Broadway Dance é perfeita. O nome já diz TU-DO! É uma mistura de dança com as coreografias de musicais consagrados.

Algumas academias brasileiras estão aderindo às aulas ao som e passos de produções como “Cabaret”, “Footloose”, “Fama”, “Chicago” e muitas outras. Para ninguém ficar parado!

O interessante é que cada espetáculo tem uma proposta de interpretação diferente, um estilo próprio. A sensualidade é típica do “Chicago”; já o “Footlose” dá um show de diversão, além de ter uma pegada mais rápida.

O “Chorus Line”, por sua vez, usa recursos como uma cartola para entrar no universo da personagem. O mesmo ocorre com “Dançando na chuva”, em que o guarda-chuva é o apetrecho característico.



De qualquer maneira, sensualidade é o que não falta. E, além disso, os alunos ainda perdem boas calorias. Em 1 hora de Broadway Dance é possível mandar embora cerca de 400. O que vai depender da intensidade da aula.

O segredo da modalidade é unir consciência corporal, diversão e, claro, uma pitada extra de glamour que só os musicais podem proporcionar.



Em vez de uma aula de dança comum, a Broadway Dance requer interpretação, o aluno ou aluna precisa manter o foco também na letra, para dar mais expressividade e força aos passos que estão sendo executados.

Com isso, o posicionamento do corpo ganha um direcionamento que vai além do “dois para lá, dois para cá”. E a aula fica mais contagiante, emocionante, além de favorecer a autoestima dos participantes.

Outros benefícios da Broadway Dance são: melhora do equilíbrio; trabalho da flexibilidade; estímulo ao desenvolvimento muscular; postura e coordenação motora em dia. Sem falar que bumbum, coxas, abdômen e braços ficam mais definidos e durinhos.

É uma maneira criativa e descontraída de fortalecer especialmente os músculos dos membros inferiores, e ainda perder peso.

Broadway Dance: veja como ter uma performance de estrela

O primeiro momento da aula Broadway Dance é o aquecimento, a hora de trabalhar a postura top, elegante, cheia de movimentos delicados. Entram em cena as técnicas de balé. São elas que ajudam a ir incorporando, aos poucos, o ritmo das coreografias, na medida em que aquecem o corpo.

Aliás, os passos do balé clássico não trabalham somente a postura. Eles melhoram o condicionamento físico e tonificam a musculatura.

A etapa seguinte é a montagem da coreografia. É quando o professor inclui elementos que vão evoluindo ao longo da música. Os passos seguem uma organização baseada em compassos de oito tempos, com a inserção de novos movimentos de forma progressiva.

A repetição dos passos é feita primeiro com uma batida lenta, até que todos decorem a sequência. Depois, vem a música com batida mais acelerada. Mas a ideia é manter a leveza da aula, ou seja, não desrespeitar os diferentes limites das alunas ou alunos.

Cada um faz os passos no seu ritmo, principalmente quem está na aula pela primeira vez e, naturalmente, tem mais dificuldade. Nada que a ajuda do profissional especializado em Broadway Dance não possa resolver.

O preparo físico e a versatilidade da Broadway Dance são motivos de sobra para atrair atenção de gente de todas as idades e estilos. É só ter paciência consigo mesmo, praticar, não perder as aulas, que a habilidade de dançar acaba surgindo.

Para muitos, a aula é mais do que uma dança, é uma verdadeira “terapia”, que ainda faz esquecer que está fazendo exercícios. Perfeita para quem não curte academia e quer manter a forma se divertindo.

Fica a dica!

Até o próximo artigo…

Sobre o autor

Fatima