Recomendados para você
Maternidade Saúde Saúde Bucal

Bruxismo infantil: tratamentos caseiros para lidar com o ranger dos dentes

Close-up portrait of cute little girl showing teeth through a magnifying glass - isolated on white.

O bruxismo é um hábito (consciente ou não) de apertar ou ranger os dentes. É mais comum durante o sono, mas pode acontecer de modo inconsciente enquanto a criança está desperta.

Caso não seja tratado, o bruxismo pode causar desgaste e fissura nos dentes e alterações na gengiva. É comum ocorrer dores nos maxilares, nos ouvidos e na cabeça. Alterações no padrão do sono são efeitos colaterais do problema.

A causa mais comum para o bruxismo é a ansiedade. No entanto, pode ser causado ainda por alinhamento irregular dos dentes e posições incorretas ao dormir. Traumas e emoções reprimidas podem causas espirituais do bruxismo também.

Alguns especialistas afirmam que o bruxismo pode ser resultado de alguma parasitose intestinal, entretanto, não há consenso sobre esse assunto na comunidade científica.

Caso suspeite que a criança está com bruxismo, procure um especialista para que ele possa indicar os tratamentos mais adequados. Para complementar a prescrição médica, siga as orientações desse artigo para dar um tratamento caseiro alternativo ao pequeno.

Tratamentos para lidar com o bruxismo infantil

Para tratar o bruxismo o mais comum é agir para evitar os efeitos negativos dessa mania. Um dos tratamentos mais comuns é a chamada placa de silicone para bruxismo, que é uma espécie de aparelho ortodôntico em forma de capa que protege os dentes.

No entanto, é preciso tratar a origem do bruxismo na criança, para que o problema seja trabalhado na raiz. Por isso, procure entender o que está causando o bruxismo em seu filhote. A ansiedade infantil é uma das causas recorrente e que requer tratamento de especialistas.

Para lidar com o bruxismo infantil em casa, complementando o tratamento médico, oferecemos algumas alternativas naturais. Confira:

1. Dê atenção especial à alimentação

Uma dieta rica em vitaminas do complexo B, cálcio e magnésio ajudam a regular o sistema nervoso. Assim, o corpo terá suporte para lidar com a estabilização da ansiedade e de outros problemas emocionais que estejam causando o bruxismo infantil.

Procure um especialista que possa indicar um suplemento multivitamínico. Procure ainda reforçar o consumo de cereais integrais, aveia, legumes, verduras de cor verde escuro, ovo cozido, laranja, limão e carne bovina e de peixe. Sementes de gergelim, ameixa, amêndoas, leite e seus derivados, couve e agrião são ricos em cálcio e devem ser ingeridos. Para reforçar o consumo de magnésio, procure dar à criança gérmen de trigo, caju, amendoim, coco ralado e banana.

2. Evite alimentos prejudiciais

Diminuir o consumo açúcar refinado e derivados ajuda a diminuir a ansiedade e aumenta a estabilidade emocional do pequeno. Substitua o açúcar refinado por açúcar mascavo e ainda assim diminua o consumo.

Evitar estimulantes como café, chá preto ou mate, refrigerantes de cola ou guaraná, pois eles podem causas desequilíbrio emocional e servir de gatilho para ansiedade e outros problemas psicológicos.

Esta dica é importante para qualquer pessoa, não apenas para as crianças com bruxismo infantil. No entanto, para as que sofrem deste mal, é uma ação importantíssima.

3. Ofereça chás calmantes

Os chás de tília, cidreira, camomila e flor de laranjeira possuem propriedades calmantes que serão muito úteis para ajudar a regular o sono da criança, para que fique mais estável e revigorante.

Ofereça as infusões 2 vezes ao dia, sendo uma delas antes de dormir. Para saber mais sobre quais as doses indicadas para cada idade, consulte o item #3 deste artigo.

4. Faça aromaterapia

Os óleos de alfazema, cítricos em geral e gerânio são calmantes e podem ser usados em banhos quentes. Experimente também misturar algumas gotas do óleo em água e borrifar pela casa, especialmente no quarto da criança.

Massagens usando os óleos essenciais diluídos em óleo vegetal de amêndoa doce ou de coco também podem surtir efeito calmante. Aprenda a fazer reflexologia nos pés da criança e também saiba mais sobre as técnicas da shantala.

5. Alivie a ansiedade

A primeira coisa que você precisará fazer é observar seu filhote com atenção. Ele anda muito estressado? Está ansioso por algo? Depois de saber mais sobre o que está causando esses desconfortos, procure aliviar a tensão com atividades relaxantes.

A prática de exercícios ajuda a eliminar o excesso de energia e extravasar a tensão. Dependendo da criança, esses exercícios também ajudam a regular o sono.

Atividades ao ar livre, desde caminhadas no parque até brincadeiras e jogos em contato com a natureza são essenciais para  equilíbrio físico e mental dos pequenos.

Aproveite estes momentos para curtir com seu filho e passar agradáveis momentos junto com ele.

Veja também:

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */