Casamento

Buquê de noiva: qual modelo combina mais com você?

O buquê de noiva é um detalhe delicado e fundamental do casamento. Depois do vestido, ele é o ponto que mais chama a atenção na marcha nupcial.

Antigamente, os buquês eram feitos de ervas e serviam como um amuleto aos noivos, protegendo o casamento da inveja e do mau-olhado. Hoje, ele tem a função de complementar o vestido de noiva, harmonizando todo o visual e refletindo a personalidade da noiva.

Cada vez mais modernos, os buquês de noiva apresentam-se nos mais diferentes formatos, cores e podem ser feitos dos mais diversos mixes de flores.

Essa diversidade de opções é capaz de enlouquecer qualquer noiva na hora de escolher o buquê ideal. Por isso, separamos neste post os principais modelos de buquê de noiva e algumas dicas para facilitar sua escolha. Confira!

Buquê de noiva redondo

buque-de-noiva-redondo

O buquê de noiva redondo é de longe o mais tradicional. Pode ter um estilo mais clássico, com rosas ou outras flores em tons claros, ou ter um ar mais despojado, com flores coloridas e folhagens.

É perfeito para noivas com uma silhueta mais equilibrada, sendo que o segredo é manter a proporção: noivas mais altas podem optar por buquês mais cheios e com flores maiores; já noivas mais magras e baixas devem optar por modelos menores, assim não ficará escondida atrás do buquê.



Outra vantagem do buquê redondo é que ele é muito versátil e pode ser usado tanto em casamentos diurnos como noturnos.

Buquê em cascata

buque-de-noiva-em-cascata

O buquê cascata é imponente e esbanja elegância e classicismo. Ele possui formato alongado, com as flores em queda natural, formando uma espécie de cacho de uva.

É ideal para casamentos noturnos pelo seu tamanho e sofisticação. Orquídeas, rosas, lírios e gardênias nas mais diversas cores são as flores mais utilizadas na confecção deste tipo de buquê.

O buquê cascata é indicado para mulheres altas, pois seu formato alongado encurta a silhueta. Pelo mesmo motivo, deve ser evitado pelas baixinhas, que se fizerem questão de um buquê deste tipo, devem optar por modelos menores, para não parecerem ainda mais baixas ou esconder demais o vestido de noiva.

Buquê assimétrico

buque-de-noiva-assimetrico

O buquê de noiva assimétrico é moderno e costuma ser a preferência das noivas decididas e descoladas! As flores são dispostas de forma “bagunçada” no buquê, geralmente em um mix de espécies de diversas cores e também folhagens.

São leves, ideais para casamentos diurnos. É o estilo de buquê mais escolhido por noivas em casamentos country, por ter um visual mais campestre e rústico.

Flores do campo, gérberas e lírios são algumas espécies utilizadas em buquês assimétricos.

Caem bem para todas as silhuetas de noivas, mas deve-se manter a proporção: mais altas podem usar buquês mais cheios, enquanto as baixas devem apostar em buquês menores e mais leves.

Buquê estilo braçada

buque-de-noiva-bracada

O buquê braçada é um tipo de arranjo com flores de caule longo e deve ser levado pela noiva no colo, apoiado no antebraço, daí seu nome. Ele é leve e ideal para casamentos diurnos. Combina com vestidos mais simples, sem muito brilho, renda ou volume.

Pode ser utilizado por mulheres com diferentes silhuetas, mas combinam melhor com as mais altas e, normalmente, dão um ar leve e elegante à noiva.

Para que possa ser levado no braço, o caule das flores escolhidas deve ser longo e um pouco robusto. Portanto, as flores mais utilizadas são as tulipas, callas e lírios. Mas existem buquês com outras flores em composições bem variadas.

Outros modelos de buquê de noiva

Além dos quatro modelos mais comuns citados acima, outras tendências costumam aparecer nos casamentos de noivas modernas e ousadas.

Para noivas minimalistas, buquês do tipo flor única são uma ótima opção. Em vez de um arranjo, essas noivas entram com uma única flor, geralmente grande e de caule longo. Peônias, tulipas e girassóis são as mais utilizadas.

Combina muito com vestidos de noiva mais simples e cerimônias diurnas despretensiosas, como casamento na praia ou no campo.

buque-de-noiva-flor-unica

Outra opção para quem quer fazer diferente são os buquês de broche. São arranjos feitos de broches, pedrarias e pérolas e podem ou não ter flores intercaladas.

É uma alternativa romântica e delicada, combina com vestidos mais luxuosos e casamentos sofisticados e noturnos, pois são arranjos que costumam ter brilho e um certo glamour. A vantagem é que esses buquês podem ser guardados de forma intacta como lembrança do casamento.

buque-de-noiva-broche

Ao escolher o buquê de noiva, o principal fator é que ele reflita a personalidade da noiva, mas outros aspectos devem ser levados em consideração.

Um buquê que esteja de acordo com seu tipo físico, harmonizando com o vestido de noiva e com a temática do casamento, com certeza será sucesso garantido!

Qual o seu buquê de noiva preferido? Compartilhe!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Juliana Mitsuda

/* ]]> */