Beleza Cabelos

Cabelo acaju: confira dicas para aderir ao ruivo sensação do momento!

Os cabelos ruivos escuros, em suas mais variadas nuances, viraram tendência nesta temporada e são a grande aposta das mulheres mais ousadas e cheias de personalidade para o outono/inverno 2018. Além de modernos e elegantes, os cabelos vermelhos escuros combinam com todos os tipos de cabelos e peles, basta saber encontrar a tonalidade ideal que mais combine com você!

Entre os vermelhos escuros, um dos tons mais pedidos nos salões de beleza aqui no Brasil e mundo afora é o acaju. O cabelo acaju, mais próximo do vinho e do Borgonha, tem como principais características um fundo quente e amarronzado, capaz de combinar com todos os tipos de pele.

E se você aí do outro lado está pensando em mudar para o time das ruivas, mas não sabe por qual tom começar, essa pode ser a aposta perfeita para a sua transformação! Quer saber mais sobre como aderir à coloração nos seus fios, sem causar qualquer choque na aparência na frente do espelho e ficar linda? Então, vem comigo!

Quem pode apostar no cabelo acaju?

A boa notícia é que o cabelo acaju é bastante democrático e, portanto, pode cair super bem no visual da maioria das mulheres, independente do tipo de peles e cabelos. Isso porque se trata de uma coloração de fundo quente, que é ideal para quem tem a pele rosada, morena ou negra.

Até mesmo as mulheres que têm o fundo de pele amarelado também podem investir nessa trend. Basta manter a cor natural dos fios na raiz e esfumá-la. A ideia é não marcar o cabelo e deixar o resultado com um aspecto mais natural e harmonizado dentro do look.

E se você ainda se sente insegura em adotar o ruivo, o vermelho acaju pode ser a solução perfeita, já que a tonalidade não é tão aberta quanto as acobreadas, sendo mais próxima de uma nuance castanha, o que evita uma mudança mais radical.

Ainda, dependendo da cor natural das suas madeixas, o acaju pode ser atingido com um shampoo tonalizante e, muitas vezes, não precisa de descoloração. Mas é preciso ficar atenta: quem já tem alguma tintura antiga nos fios não deve abrir mão desse processo!

Muito provavelmente, será necessário investir em uma decapagem capilar antes de iniciar a coloração. Nunca se esqueça de conversar com o seu cabeleireiro para evitar frustrações e arrependimentos futuros, combinado?

Cuidados antes de aderir à tendência

Apesar de ser democrático, antes de apostar no cabelo acaju são necessários alguns cuidados especiais para evitar danos aos fios e fixar melhor a cor. No caso de quem tem cabelos escuros e virgens, a boa notícia é que será bem mais fácil entrar para o time das ruivas com o tom acaju, diferente do que acontece quando a ideia é ficar loira e precisa passar por uma descoloração.

Por outro lado, as mulheres que já possuem alguma tintura antiga nas madeixas, não devem pular esta etapa. Descolorir os fios será primordial para ajudar na fixação da coloração acaju. Se você ainda não fez isso, pode ler o nosso post com o passo a passo ensinando como descolorir o cabelo em casa.

Um cuidado essencial é apostar em uma hidratação capilar antes de fazer a descoloração. Isso servirá para prevenir maiores danos aos fios durante o procedimento. Outra dica importante é ficar sem lavar o cabelo dois dias antes de descolori-lo. Desta maneira, a oleosidade natural dos fios vai proteger as fibras capilares das agressões dos produtos descolorantes.

Dependendo do profissional, o ideal é aguardar pelo menos dois dias para aplicar a tinta de cabelo vermelho acaju. Esse intervalo entre as químicas ajudará as cutículas (parte externa dos fios) a se manterem fechadas, evitando danos ao cabelo no resultado final.

Como pintar o cabelo de vermelho acaju passo a passo

Depois de descolorir os fios, agora sim você pode começar a colorir o seu cabelo com vermelho acaju. Independente se for você quem vai aplicar a tintura ou o seu cabeleireiro, o processo será realizado conforme as instruções da embalagem. Então, não tem nenhum segredo!

Antes de começar, é muito importante fazer o teste de mecha. Se não houver nenhuma alteração no cabelo (como dificuldade para fixação da cor ou ressecamento dos fios), pode prosseguir com a coloração, seguindo os seguintes passos:

1º passo: Proteja a pele aplicando um creme hidratante ao redor do pescoço, ombros e testa (bem rente aos fios).

2º passo: Prepare a mistura dos produtos que serão utilizados, seguindo as instruções da embalagem.

3º passo: Divida o cabelo em mechas e comece a aplicação da mistura, em toda a extensão dos fios e raiz.

4º passo: Aguarde o tempo de ação do produto sugerido na embalagem.

5º passo: Finalize lavando o cabelo com um shampoo e condicionador de sua preferência. Prontinho!

Cuidados após o procedimento

Como todo procedimento químico, pintar o cabelo de vermelho acaju exige cuidados especiais após a descoloração e aplicação da tintura. Isso porque os produtos utilizados no processo tendem a ressecar os fios e deixá-los quebradiços, mesmo que em proporções mínimas e quase imperceptíveis.

Por isso, depois de conquistar o tão sonhado cabelo acaju, você deverá primeiramente começar a hidratar o seu cabelo pelo menos uma vez por semana. Se você ainda não sabe como hidratar o cabelo corretamente em casa, pode clicar aqui para aprender.

Além disso, como cabelos ruivos são mais suscetíveis ao desbotamento, a dica é sempre aplicar um protetor solar para cabelo quando for sair de casa ou, principalmente, se for frequentar praia e piscinas.

Caso você não tenha um protetor solar capilar, pode comprar leave-ins ou óleos capilares com a mesma função para deixar os seus fios protegidos dos raios UV. Ainda para prevenir o desbotamento, o ideal é usar sempre produtos específicos para cabelos tingidos para manter a cor sempre viva.

Não deixe de fazer as manutenções e retoques necessários também! Por ser uma cor que costuma desbotar bastante, você tem que ter em mente que retoques do seu cabelo acaju serão necessários a cada 15 ou 20 dias. Converse com o seu cabeleireiro de confiança para escolher um período ideal para você.

Na hora de lavar o cabelo, evite a água muito quente. Em vez disso, faça a higienização dos seus fios vermelhos acaju sempre em água fria ou, no máximo, em temperatura morna. Isso vai evitar que as cutículas se abram e deixem as madeixas ressecadas e com frizz.

Outro cuidado importante é evitar o uso excessivo de ferramentas de calor, como secador, chapinha ou babyliss, especialmente enquanto a coloração ainda for recente. Isso evitará que os fios quebrem ou fiquem demasiadamente ressecados.

Confira lindas fotos de cabelo acaju para se inspirar!

E aí? Ficou com vontade de apostar no cabelo acaju para transformar o visual? Compartilhe!

Até a próxima!

Sobre o autor

Raiane