Beleza Cabelos

Cabelo acobreado: confira dicas para aderir ao ruivo do inverno 2018

Quer entrar para o time das ruivas, mas não consegue desapegar do cabelo castanho? Então, fique com os dois! Essa é a proposta do cabelo acobreado, o novo ruivo do momento e favorito entre as apaixonadas por cabelos de “fogo”. A nuance quente e intensa, ao mesmo tempo, é perfeita para quem adora o aspecto marcante dos tons vermelhos, mas também não dispensa a sobriedade do castanho para dar aquela harmonia no visual.

A cor é conhecida por imitar o vermelho natural das ruivas, como os fios das musas Marina Ruy Barbosa e Emma Stone. Por ser bastante democrática e combinar super bem com todos os tons de pele, ela caiu no gosto do público feminino com tudo, principalmente de quem almeja dar um toque iluminado aos fios em tonalidades de cobre, mudando o visual sem causar qualquer efeito radical na frente do espelho.

Além disso, a boa notícia é que existem inúmeras opções de tonalidades do cabelo acobreado para apostar, bastando apenas um pouco de bom gosto e acertar na escolha daquela que combina com o seu tom de pele para fazer uma transformação no look com sucesso para o inverno 2018.

Quer saber como apostar na tendência de ruivo do momento? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo e confira dicas + lindas fotos para encontrar a sua próxima cor de cabelo e arrasar na temporada mais fria do ano! Vem comigo…

Quem pode aderir ao ruivo acobreado?

O cabelo acobreado é super versátil, o que significa que ele pode combinar com todos os tons de pele e tipos de cabelo. E, para não se arrepender da mudança no visual após a coloração, a dica dos hairstylists do momento é apostar em um tom que crie contraste com a sua pele.

Mulheres com a pele rosada e com fundo amarelado, por exemplo, podem apostar no cabelo acobreado a partir de diferentes tons ou técnicas, já que a nuance cair super bem nessas tonalidades de pele. Já as morenas e negras devem investir com mais cautela na cor, a partir da técnica da raiz esfumada, que deixa os fios com aspecto mais natural. Basta deixar cerca de 3 centímetros da raiz com a cor natural das madeixas, ou dois tons mais escuros que o comprimento e pontas.

Em relação à cor base do cabelo, o ruivo acobreado fica perfeito em fios escuros ou pretos. Isso porque tom de vermelho é mais fechado e quente, ou seja, mais escuro, e não causará tanto contraste com a cor natural das suas madeixas. O toque iluminado e aberto fica por conta dos reflexos da tonalidade cobre, que deixa algumas mechas mais claras, especialmente quando expostas ao sol.

Em quais tons apostar?

Como falamos anteriormente, o cabelo acobreado é bastante democrático, não só porque combina com todos os tipos de pele, mas também pelo fato de poder ser aderido nos mais diferentes tons, o que vai depender exclusivamente do gosto da nova ruiva do pedaço e da sua tonalidade de pele. Veja quais são os tons de cabelo acobreado e escolha em qual apostar:

1 – Castanho acobreado

Lembra quando eu perguntei no início desse post se você estava na dúvida entre o castanho e o vermelho? Pois bem! Esse tom de castanho acobreado é ideal para quem está entrando agora para o time das ruivas, mas não quer passar por uma mudança muito radical.

Com essa opção, você pode ir alterando a cor dos seus fios aos poucos, para ostentar um cabelo novo de uma forma mais charmosa e discreta. Isso porque as nuances são mais suaves, perfeitas para quem está começando a ser ruiva. Você pode investir no tom de castanho acobreado para analisar se vai ou não gostar da transição do castanho para o vermelho e, ainda, se a coloração acobreada vai combinar com a sua pele.

2 – Vermelho acobreado

O tom de vermelho acobreado é perfeito para quem está em busca de uma cor elegante e intensa no cabelo, mas sem deixar o visual muito carregado. Além de oferecer equilíbrio entre as nuances vermelha e cobre, essa nuance é mais quente e, portanto, deixa o look mais impactante na frente do espelho.

3 – Strawberry blonde

O strawberry blonde é o tom mais famoso entre os tipos de cabelo acobreado, muito conhecido aqui no Brasil nos fios da ruiva Marina Ruy Barbosa. A nuance é ideal para quem é loira e quer ficar ruiva sem abrir mão dos fios cor do sol. Também é uma ótima opção para as donas de cabelos castanhos querem mudar a cor natural das madeixas de forma mais evidente.

De acordo com especialistas, para conquistar um cabelo acobreado com o tom de strawberry blonde, com aspecto natural, basta combinar nuances diferentes até chegar à tonalidade desejada, resultando em fios iluminados mais sutilmente.

4 – Loiro acobreado

Já para as vaidosas mais românticas e delicadas de plantão, o loiro acobreado é a aposta ideal. O tom mistura dourado e cobre, oferecendo um resultado natural aos fios.

A nuance é mais comum entre mulheres com a pele rosada e clara, ou seja, de base fria. No entanto, se você é morena ou negra, ou seja, tem a base da pele mais quente, também pode investir no loiro acobreado sem medo, bastando deixar a raiz esfumada para criar uma transição gradual da cor natural dos fios para a nova coloração.

5 – Pumpkin spice

Apesar do nome estranho, muito provavelmente, você já deve ter essa coloração no cabelo das vaidosas no Instagram ou Pinterest. A ideia do chamado ruivo Pumpkin Spice Hair é criar um degradê com a raiz do cabelo mais escura e as pontas claras, passeando por tonalidades diversas do vermelho acobreado intenso.

Inclusive, muitas pessoas consideram essa nuance como um tipo de cor fantasia, já que é extremamente ousada e marcante. Se você gosta de um visual mais despojado e cheio de atitude, pode apostar no cabelo acobreado pumpkin spice para desfilar um look cheio de personalidade na rua.

6 – Ruivo natural

Sem dúvida, o tom de cabelo acobreado mais pedido nos salões de beleza é o ruivo natural. Com nuances mais fechadas e reflexos acobreados mais delicados, a tonalidade deixa o visual marcante e clássico, ao mesmo tempo.

Por isso, se você está buscando uma mudança mais atemporal para fazer a sua transformação, pode apostar na versatilidade do ruivo natural para mudar a cor das suas madeixas não só para este inverno 2018, mas também para o outono.

Como ter um cabelo acobreado?

Depois de conhecer um pouco mais sobre o cabelo acobreado, aposto que você ficou curiosa para saber como apostar na tendência e ganhar os seus novos fios ruivos. E, acredite, é muito fácil aderir ao ruivo acobreado, até mesmo em casa.

Para isso, os profissionais coloristas garantem que o único segredo é ficar de olho na tabela de colorimetria capilar para não errar na escolha e aplicação do tom. Cabelos de bases 5 à 10, ou seja, nas cores de castanho claro ao loiro, não necessitam de descoloração para ter um cabelo acobreado.

Já os que são encontrados na tabela nas numerações 4 à 1, ou seja, de cabelos mais escuros, precisam passar pela descoloração para que os pigmentos vermelhos e acobreados da coloração possam penetrar nos fios. Veja:

Cabelos loiros

Cabelos loiros possuem a base clara, que vão das numerações 6 à 10 na tabela de colorimetria capilar. Portanto, não precisam de descoloração para chegar ao ruivo acobreado, já que são muito mais claros que o vermelho.

Cabelos castanho-claros

Cabelos castanho-claros possuem a numeração 5 na tabela de colorimetria capilar e não precisam passar pela descoloração para chegar ao cabelo acobreado, já que também são mais claros que o vermelho.

Cabelos castanho-escuros, médios e pretos

Ao contrário dos tipos capilares acima, os fios mais escuros, como castanho-escuro, castanho médio e preto, presentes na tabela de colorimetria capilar nas numerações 4,3,2 e 1, necessitam ser descoloridos para alcançar o ruivo acobreado. Isso porque eles precisam estar com uma cor base mais clara para aderirem mais facilmente à nuance.

Cabelos tingidos

Cabelos tingidos anteriormente necessitam de uma atenção especial para chegarem ao ruivo acobreado, especialmente no caso das vaidosas que almejam uma nuance mais clara do que a coloração atual.

Se esse também for o seu desejo, será preciso passar por um processo de decapagem capilar para remover os pigmentos da tintura que está nos fios no momento para, só então, aplicar a nova coloração.

Cuidados antes de apostar no ruivo acobreado

Se você nunca foi ruiva antes, vale ressaltar que o seu cabelo precisará de alguns cuidados especiais, antes e depois da coloração, para manter a cor sempre viva e, é claro, os fios saudáveis e bonitos. E com o cabelo acobreado não será diferente…

Para evitar que as suas novas madeixas ruivas fiquem ressecadas após o procedimento, principalmente se você precisar passar por uma descoloração, o ideal é investir em um bom cronograma capilar, semanas antes de aplicar a tintura, para deixar o cabelo sempre hidratado, nutrido e reconstruído para reforçar a saúde e resistência da fibra capilar.

Reveze essas três etapas, usando sempre produtos de qualidade, para ajudar as suas madeixas a se recuperarem mais facilmente dos futuros danos, mesmo que sejam poucos. Além disso, com os cabelos mais saudáveis e fortes, você previne o surgimento de manchas e quebras inesperadas.

Cuidados após a coloração

Assim como qualquer outro procedimento químico, ter um cabelo acobreado exigirá cuidados específicos após a coloração, como falamos anteriormente. Ainda mais pelo fato dessa nuance ter reflexos mais delicados, o que significa que ela pode desbotar mais facilmente se comparada às demais tonalidades de ruivo.

Por isso, para manter a cor dos seus fios sempre viva e duradoura, a dica dos especialistas é apostar específicos para cabelos coloridos, como shampoos, condicionadores, leave-ins, cremes para pentear, máscaras, entre outros.

Também é preciso evitar o uso excessivo de aparelhos em alta temperatura, como secador, chapinha e babyliss, uma vez que o calor emitido por eles pode causar o ressecamento e quebra dos fios. Se não houver possibilidade de você evitá-los, o ideal é aplicar um protetor térmico sempre antes de utilizá-los.

Outra dica é evitar contato exagerado com o sol, piscina e mar, pois eles podem ajudar a ressecar o cabelo e, ainda, causar o desbotamento do seu ruivo acobreado. Para isso, abuse dos acessórios, como bonés e chapéus, e não se esqueça de aplicar sempre um protetor solar para cabelo para proteger os seus fios tingidos das agressões dos raios solares.

Confira algumas lindas fotos de cabelo acobreado para se inspirar!

E aí? Gostou de conhecer mais sobre o cabelo acobreado? Você tem vontade de apostar nessa tendência? Então, conta pra gente! É só deixar o seu comentário aqui embaixo…

Até a próxima!

Último Vídeo do Nosso Canal


LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
Apenas 1 email por semana. Conteúdo Exclusivo!
close-link
/* ]]> */