Beleza Cabelos

Cabelo black: fotos e dicas para cuidar e arrasar por aí

Estilo, atitude e orgulho. A moda vai e volta, mas o cabelo black arrasa em qualquer estação! Vem com a gente, amiga leitora, e conheça a origem, dicas e ideias para fazer bonito no dia-a-dia e em ocasiões especiais.

Como definição básica, um o cabelo black é pode denominado por ulotríquio ou crespo negroide. Eles são predominantes, principalmente, nas pessoas quem têm pele negra ou morena escura.

Com um estilo reconhecido e marcado pelos penteados tipo “black power”, dreads, tranças enraizadas e rastafári, esses belos cachos são marcantes principalmente pelo o estilo.

Assim, como toda madeixa requer, cuidados são essenciais e devem sempre serem respeitados quanto à estrutura do fio. Pois eles são frágeis e têm dificuldade para ganhar hidratação natural.

Sim, o cabelo black tem características únicas, que impossibilitam sua lubrificação própria. Além disso, ele possui poucas camadas para proteger esses fios, tornando-o mais frágil e sujeito a quebras.

View this post on Instagram

Hidratação caseira com açúcar O açúcar deixou de ser apenas um ingrediente culinário e se transformou em um ótimo aliado da beleza para muitas mulheres. Veja como fazer uma hidratação com açúcar, esse ingrediente tão versátil. Como fazer hidratação com açúcar passo a passoPara fazer essa hidratação é muito fácil. Veja abaixo o que você vai precisar e como aplicar no cabelo. IngredientesCreme hidratante: 2 colheres de um que você tenha já em casa; Açúcar cristal ou mascavo: 1 colher de sopa. Passo a passo1. Antes de começar a hidratação com açúcar, lave o cabelo normalmente e seque apenas com uma toalha; 2. Com o cabelo ainda úmido, misture os dois ingredientes em um mesmo recipiente e mexa bem; 3. Depois é só aplicar nas mechas do cabelo separadamente, fazendo massagem de cima para baixo de forma repetida. Assim você estará esfoliando os fios de cabelo, eliminando impurezas e selando as pontas; 4. Quando terminar de aplicar em todo o cabelo, ponha uma touca térmica e deixe o produto agir por 20 a 30 minutos; 5. Depois é só enxaguar bem e deixe-o secar naturalmente ou secar com o secador, se quiser. Hidratação com açúcar e óleo de cocoOutra variação desta hidratação é substituir o creme por óleo de coco. Se esse for o caso, o cabelo não precisa estar úmido. Ponha a quantidade que for necessária para criar um líquido um pouco pastoso. Após a aplicação, pode colocar uma touca comum de banho, ou térmica, e dormir com o produto no cabelo. Pela manhã, lave-o bem, e passe xampu duas vezes, se achar necessário, para tirar bem a oleosidade. Além disso, não precisa aplicar o condicionador, pois o cabelo já vai estar hidratado. Deixe secar e já está pronto. BenefíciosA hidratação com açúcar garante um ótimo resultado. Os grãos do açúcar esfoliam o cabelo eliminando bem as impurezas e selando as pontas. Por causa disso, o volume diminui bastante e o cabelo fica bem lisinho e brilhoso. É importante que o açúcar utilizado seja o menos refinado possível, por isso o ideal é que seja o mascavo. Isso em razão do processo químico que o açúcar branco comum leva durante a sua produção. Então opte pelo mascavo que é a versão integral do refinado.

A post shared by Dicas de cabelos Cacheados (@dicasdecabeloscacheados) on

Mas pode ficar tranquila! Neste artigo vamos dar soluções para você deixar suas madeixas com fios mais naturais e bonitos.

Cuidados para manter o cabelo black

Mantenha-o bem lavado

Certos cuidados são indispensáveis para você lavar seu cabelo black, como o uso de produtos específicos, lavar com água morna e até a retirada de todo o condicionador. Mas existem fatores que vão te ajudar a deixa-lo ainda mais lindo e saudável.

Como esse tipo de cabelo demora a secar, principalmente perto da raiz, que retém a água, a frequência das lavagens tem que ficar menos frequente. Apesar da disciplina no banho, a água é vital para a saúde dos fios e couro cabeludo.

Assim você evita até doenças e ainda faz desse cuidado um hábito sadio para desembaraçar fios. Nossa dica de ouro nesses momentos é desembaraça-lo após o banho, úmidos. Procure usar um pente com os dentes bem largos, passando das pontas até à raiz.

Outra dica valiosa é usar um pente de madeira, pois causa menos estática e é mais gentil com seus fios. Outra sugestão importante é evitar torcer com toalha para a secagem! Apenas faça movimentos bem suaves para retirar o excesso de água.

Uma escova adequada

Pensou que seu cabelo black só deve ser penteado no banho? Errado! Essa precaução é vital e ajuda a elevar o nível de oleosidade natural. Procure fazer esse procedimento também com os cabelos secos.

Mais um a dica valiosa: use uma escova com cerdas naturais. Elas não deixam o cabelo com eletricidade e nem irritam o couro cabeludo.

Invista num creme sem enxágue

Sim! O creme sem enxágue é um grande amigo do seu cabelo black. Ele pode ser usado nos cabelos ainda úmidos diariamente para dar aquela forma nos seus cachos e ajudar na direção das pontas.

Após usar o creme, procure amassar cada mecha com as mãos, tipo forma de concha, que ajuda a formar seus lindos cachos! A quantidade pode variar com o tamanho e o tipo do fio. Durante o banho, retire o creme com bastante água e, então, lave com seu xampu usual.

O valor da hidratação

Indicamos o uso de produtos à base de silicone, que fornecem uma hidratação ideal para as madeixas. Pois todo hidratante depende de silicone para fazer sua função. Afinal, o silicone liga os produtos emolientes aos fios.

Além de que o silicone é um ótimo hidratante, formando película de proteção ao redor de cada fio. Lembre-se de que o silicone precisa ser de qualidade. As marcas famosas no mercado investem em pesquisas ajudam no resultado final.

Apenas vale ficar atenta àquele toque após cada aplicação! Pois, se ficar suave, a qualidade é certa. Para isso, não invista em receitas caseiras, escolha produtos confiáveis e de grande poder de hidratação!

Dicas para manter seu cabelo black sempre lindo

Use sempre seu xampu de preferencial

Lave seu cabelo black pelo menos uma vez por semana e usando apenas seu xampu usual. Assim você faz uma lavagem consciente dos resultados usuais e garante aquela limpeza profunda.

Use condicionadores

Sempre após cada lavagem, o uso de um condicionador ajuda a proteger os fios, garantindo mais suavidade e diminuição do atrito dos fios com escovas e pentes.

Invista em hidratações

Como um cabelo black sofre com exposições ao sol sujeiras do dia-a-dia, é vital você hidratar suas madeixas a cada 10 dias. Ela irá supri as proteínas e água necessárias para maior brilho e maciez.

Faça sempre umectações

Para ajudar a combater ressecamentos, faça sessões de umectação conforme a necessidade.

Um penteado da forma correta

Enquanto seu cabelo black estiver molhado, procure utilizar pentes com dentes mais largos, e penteie com cuidado para não quebrá-los.

Secando com segurança

Sempre deixe seu cabelo black secar de forma natural. Se não, use secador com e ajuda de um difusor. Apenas não se esqueça de usar protetor térmico e proteger os fios do calor excessivo.

Para ganhar aquele volume todo

No caso de você querer aquele volume estiloso tipo “black power”, use um pente-garfo e modele as madeixas conforme você preferir!

O penteado “queridinho”

Conhece aquele estilo “afro puff”? Esse é um penteado bem prático e fácil de fazer. Além da indicação para usá-lo no dia-a-dia, ele é ótimo para você manter seus cachos intactos! Afinal, assim fica difícil desmanchar ou amassá-los durante o sono.

Evite o temível “Day After”

Difícil dormir sabendo como seu cabelo black vai estar pela manhã? Sem problema… Para arrumar a cabeleira ao acordar, encare o “day after” com a seguinte dica: umedeça todos os fios. Depois, passe camadas de creme e faça um penteado. Isso irá revitalizar seus cabelos e até você mesma!

O clássico cabelo black power

Claro, ele não poderia faltar por aqui: o estilo black power! Grande ícone nos anos 1960 e 1970, o cabelo black power é histórico, pois representa grande importância social e política e para a cultura negra.

Esse look voltou com tudo e está mudando a estética dos fios crespos. Prova disso é sua presença constante em capas de revista, passarelas e até na televisão. Agora é com você! Libere sua atitude e faça seu cabelo black valer todo o seu visual.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.