Cabelos

Cabelo crespo curto: fotos, looks e dicas de como cuidar

O cabelo crespo já é bem difícil de lidar às vezes, mas o cabelo crespo curto pode ser pior ainda. No entanto, nada é impossível se você souber o caminho certo a seguir.

Mais e mais mulheres estão abandonando os relaxantes e abraçando seus cachos e formas naturais, tendo os fios longos ou mais curtinhos. Se você está pensando em fazer o mesmo, tudo o que precisa são os produtos certos para cabelo crespo e dicas para conseguir aquela madeixa de dar inveja em todo mundo.

O cabelo crespo curto é naturalmente mais seco e grosso que os outros tipos de fios. Os óleos presentes no couro cabeludo são mais escassos e muitas vezes não atingem as extremidades dos cabelos. Como resultado, a cutícula externa fica mais espessa.

A secura e grossura do cabelo, obriga os folículos capilares a crescerem mais do que a ter caimento, uma vez que os fios de cabelo não são pesados ​​por óleos naturais.

Pessoas com cabelos crespos devem adicionar hidratação extra; esta é a primeira dica e talvez a mais importante. A sua textura única, exige que o fio seja mantido e cuidado de maneira diferente dos outros tipos de cabelos.

Dicas para manutenção do cabelo crespo curto

Faça sua rotina de lavagem trabalhar para você

Uma das maiores vantagens de ter cabelo crespo curto é que você só tem que lavá-lo aproximadamente uma vez por semana. Isso, em comparação com a maioria das nossas rotinas diárias, é um sonho.

Nos dias de lavagem, recomenda-se o uso de um shampoo e condicionador que aumentem a umidade. Mas, dependendo da textura dos fios, também pode ser benéfico integrar co-lavagem (onde você só usa condicionador e não shampoo). Essa pode ser uma maneira fácil de hidratar seus cachos e ter uma limpeza de nível mais baixo na semana.



Mas atenção para um alerta! Não use esse processo de co-lavagem por muitas vezes. Ainda é importante manter o cabelo e o couro cabeludo limpo.

View this post on Instagram

Acessórios!dá pra usar e ousar

A post shared by Crespo e Curto (@crespoecurto) on

Evite o secador de cabelo

Quando se trata de secar o cabelo crespo curto, é melhor eliminar o máximo de atrito e calor possível para minimizar os danos e o emaranhamento.

É por essa razão que secar ao ar livre é melhor. Se você precisar de ajuda adicional para desembaraçar, aplique um produto específico para o tipo de fio. Faça isso no pós-banho para ter um melhor resultado, proteção dos cabelos contra quebra, tornando-o, assim, mais administrável.

O cabelo crespo pode ser muito frágil, por isso tenha cuidado ao escová-lo e penteá-lo. Recomenda-se seguir o padrão de ondulação natural dos fios e sempre se preparar com um produto que acrescente umidade e proteção.

Cuidado com a quebra excessiva

Com cachos, pode ser mais difícil identificar a ruptura, e é uma tarefa ainda mais problemática para o cabelo crespo curto. Por esta razão, é preciso, sempre que possível, evitar manipular o movimento natural do seu cabelo. Tente não colocá-lo em penteados que criam muita tensão, estica-los demais ou pentear brutamente.

Há também escovas especiais que são ideais para usar quando o cabelo está úmido e precisa de desembaraço. Elas são próprias para evitar o estiramento e a quebra dos fios sensíveis.

Hidratação, hidratação, hidratação e mais hidratação

A umidade é a melhor amiga de um cabelo crespo curto. Não importa o estilo que você está usando, sempre adicione um leite hidratante, creme ou óleo antes de pentear.

Ao optar por um estilo duradouro, como tranças, certifique-se de usar um produto altamente condicionador para manter o cabelo hidratado durante toda a duração do penteado.

Trate a sua madeixa com uma máscara de cabelo hidratante de vez em quando. Isso, ao longo do tempo, deixará seus cachos muito mais manejáveis.

Penteie da maneira certa

Ter cabelo crespo curto significa lidar com nós e emaranhados da raiz às pontas às vezes. Os nós são causados ​​pelo acúmulo de produto no cabelo ou em cachos duplos (cabelo que se enrola duas vezes e nós em si), que causam quebra dos fios quando penteados – se o cabelo não for manuseado suavemente.

Delicadamente, passe os dedos pelo cabelo antes de escová-lo ou penteá-lo. Isso ajudará a eliminar grandes nós sem quebrar os fios. Separe o cabelo e penteie pequenas seções com um pente de dentes largos.

Depois de pentear toda a cabeça, amarre suas madeixas e envolva-as em um lenço para evitar que emaranhe enquanto você dorme. Evite pentear o cabelo desde as raízes, pois isso quebrará o fio, se houver nós. Escove do meio para baixo e depois o restante.

Receitas caseiras para cabelo crespo curto: verdade ou mito

O azeite de oliva é conhecido por prevenir a queda de cabelo e estimular o crescimento do cabelo. O azeite tem nutrientes naturais que são bons para o cabelo e para a pele

Verdade: O azeite de oliva é bom, tanto interna quanto externamente. Esfregue um pouco de azeite na ponta dos dedos e massageie no couro cabeludo para ajudar a se livrar da caspa ou de um couro cabeludo. O azeite de oliva é um dos poucos óleos que não cobrem (fecham as raízes e a cutícula) o cabelo.

O óleo de mamona é conhecido por ajudar a reparar uma linha fina de desbotamento. O cheiro pode ser ruim, mas ele é ótimo e ajuda a impulsionar o cabelo

Verdade: O óleo de mamona é preenchido com nutrientes, como vitamina C, proteínas, aminoácidos e ácidos graxos ômega-6, que ajudam a prevenir a quebra do cabelo crespo e as pontas duplas.

Usá-lo irá impulsionar a circulação do sangue para os folículos pilosos (órgão da pele que produz o cabelo), o que levará ao crescimento mais saudável.

A cerveja é conhecida por ajudar a aumentar o volume do cabelo crespo quando se deseja ter um penteado afro bem volumoso. Quando o líquido evapora, os maltes e o fermento nutrem o cabelo

Falso: A cerveja não ajuda o cabelo a crescer nem engrossa tanto os fios. O fermento e os ingredientes usados ​​para fazer a cerveja podem dar a falsa impressão de nutrição, mas não é nada significativo.

Viu só? Tratar o cabelo crespo curto não é tão complicado assim. Agora veja fotos lindas e ideias de looks na nossa galeria. Inspire-se!

Galeria de fotos

View this post on Instagram

Entrei na padaria e ouvi o seguinte diálogo entre a caixa com uma cliente : – Pois é, ja tem um tempo que eu não faço progressiva. – Eu tbm. Nem estou passando prancha (chapinha), com esse calor nao dá! Entrei e fui logo dando boa tarde e fez-se um grande silêncio. Me olharam com aquela cara de espanto. Eu tive uma imensa vontade de rir mas me contive. Peguei o que eu queria e me dirigi ao caixa. Nenhuma palavra mais sobre cabelo. Paguei e fui embora. Pensei comigo mesma: ESTOU LIBERTA! 🎵🎶🎵🎶LIVRE ESTOU, LIVRE ESTOU 🎶🎵🎶 #cabelocrespo #cabelocrespocurto #transicaocapilar #cabeloblackpower #cabelocacheado #crespos #meucrespominhacoroa #cabelocacheado #curlyhair #afrohair #naturalhair #cabelonatural #devoltaaoscachos #meucabelonaoebombril #crespinho #molinhas #aceitacao #black #blackpower #afro #liberdade

A post shared by Diário de uma transição crespa (@diariode1transicaocrespa) on

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */