Escolher o corte de cabelo ideal talvez seja uma das missões mais difíceis na vida de uma mulher. Afinal, será ele o responsável por compor mais da metade do visual e oferecer mais identidade e estilo à dona das madeixas.
Como o cabelo diz tudo sobre você, é normal que dê aquele friozinho na barriga na hora de pedir o seu corte no salão de beleza. Mas, fique tranquila! Não tem segredo nenhum. A dica é conhecer bem a textura dos seus fios e o estilo que mais combina com você. Com essas “cartas na manga”, não há porque ter medo de ousar e conquistar um novo look ainda mais maduro e 100% a sua cara, ok?
Atualmente, existe uma técnica de corte de cabelo muito pedida nos salões de beleza e que faz o maior sucesso entre a mulherada, principalmente as celebridades: o corte desfiado. Muito versátil, o estilo pode ser adotado por mulheres de cabelos curtos, médios ou longos com o intuito de dar mais movimento e leveza aos fios.
Direto do túnel do tempo, quando era moda nas décadas de 80 e 90, a técnica tem se tornado uma grande aliada nos dias de hoje de quem tem cabelos grossos e volumosos e quer dar mais vida e liberdade aos fios, deixando-os mais leves e com aspecto “fino” para que eles ganhem movimento.
Além de dar mais estilo às madeixas, o corte desfiado ainda oferece uma sensação de rosto mais anguloso, ideal para marcar os seus traços e exibir ainda mais a sua beleza. Se você não conhece a técnica e quer aprender como deixar os seus cabelos ainda mais bonitos, continue lendo esse artigo até o final e saiba tudo sobre os cabelos desfiados.
O que é o corte de cabelo desfiado?
Trata-se de uma técnica de corte que tem como objetivo, como o próprio nome diz, “desfiar” as pontas dos cabelos, deixando-as desconexas e assimétricas (umas maiores e outras menores) para dar uma sensação de mais leveza e movimento aos fios.
Para fazer o corte, o profissional do salão de beleza usa uma tesoura ou navalha (ou qualquer outro tipo de lâmina afiada) para “rasgar” as pontas dos fios, tornando as mechas mais finas e leves ao final do procedimento, diminuindo o volume.
Por não interferir no comprimento, mas sim no acabamento das pontas do cabelo, o corte desfiado pode ser feito após qualquer outro tipo de corte, seja para reduzir o tamanho do cabelo ou para retirar as pontas duplas, entre outros.
Quem pode ter?
O corte de cabelo desfiado pode ser feito em qualquer tipo e tamanho de cabelo, seja curto, médio, longo, liso, cacheado ou crespo.
No entanto, a técnica é mais recomendada para mulheres com fios grossos ou mais volumosos, podendo conferir um efeito mais leve e livre ao cabelo, uma vez que são retiradas várias camadas das pontas para deixá-las mais finas e com mais balanço.
Já em cabelos muito finos e com pouco volume, o corte pode piorar o aspecto “pregado na cabeça”, pois deixa as mechas ainda mais finas e movimentadas.
Cabelo desfiado X Cabelo repicado
Apesar de confundidas corriqueiramente, a técnica de corte desfiado não é a mesma coisa que a de corte repicado. Na primeira, os fios são “rasgados” apenas nas pontas para dar mais balanço e suavidade ao cabelo. Ele não interfere no comprimento, mas sim no acabamento das madeixas.
Já o corte repicado tem o intuito de fazer camadas nos cabelos, que podem ser feitas tanto na diagonal, vertical ou horizontal. Nesta técnica, também não é alterado o comprimento dos fios e o corte é feito apenas com uma tesoura, já que as pontas não serão desfiadas, como no corte desfiado.
Portanto, o cabelo desfiado possui pontas “desconectadas”, enquanto o repicado aposta em camadas para dar mais volume aos fios. É possível juntar as duas técnicas em um só corte? É claro que sim. Se você quer dar um up no seu look, pode apostar no corte repicado para fazer camadas nas madeixas e no desfiado para “rasgar” as suas pontas e dar mais charme ao visual. Fica lindo!
Como manter o corte?
Uma das maiores vantagens do corte de cabelo desfiado é a sua durabilidade. Como as suas pontas possuem tamanhos diferentes e, portanto, crescem da mantendo a mesma assimetria, a sensação é de que o corte continua intacto por mais tempo, sem precisar de breves manutenções.
No entanto, a sua durabilidade também vai depender da técnica que o seu cabeleireiro usou para desfiar os seus fios. Se ele utilizou a tesoura, a próxima manutenção deverá acontecer em até, pelo menos, três meses. Já se ele usou a navalha para desfiar o cabelo, a próxima visita ao salão de beleza deverá acontecer em até dois meses.
Cabelo desfiado 2017
Curto
Quem tem cabelos curtinhos também pode apostar no corte desfiado para dar mais leveza e movimento às suas madeixas. As pontas “assimétricas” podem dar mais estilo e personalidade à mulher, que já é toda cheia de atitude para se livrar dos fios longos e apostar nos curtos para ficar ainda mais moderna.
Longo
Da mesma forma, as donas dos cabelões compridos também podem aderir ao corte desfiado para dar mais leveza e movimento aos seus fios. Como não interfere no comprimento do cabelo, não há porque ter medo de ousar no visual com pontas “desconectadas”.
Cacheado ou crespo
Os cabelos cacheados ou crespos, geralmente, têm uma textura mais grossa e, por isso, o corte desfiado pode ser a melhor opção se o desejo é diminuir o volume. Além de dar mais movimento e leveza aos fios, os cachos podem ficar ainda mais definidos e controlados, sem qualquer volume excessivo que possa estragar o look.
Gostou das dicas de hoje? Compartilhe!
Até a próxima!
Veja também:
- Aprenda 7 lindos modelos de rabo de cavalo para arrasar no visual
- Tipos de franja: veja os estilos que mais combinam com o seu rosto
- Corte trapézio: conheça a nova tendência para cabelos curtos