Beleza Cabelos

Cabelo escadeado: um novo jeito de repicar as madeixas

Cabelo escadeado

Você já ouviu falar em cabelo escadeado? Sabe do que se trata este tipo de corte? Então vem com a gente conhecer esta nova maneira de repicar o cabelo em camadas incríveis!

Quem sabe este não seja o modelo de corte que você estava esperando para dar aquela transformada no visual, não é? Porém, antes de se aventurar no universo das tesouras, é muito importante que você se atente a algumas dicas e considerações acerca do corte.

Assim você estará mais segura de um resultado realmente bonito e que de fato combine com a textura do seu cabelo e o seu estilo pessoal. Acompanhe o nosso guia para saber mais:

O que é cabelo escadeado?

Antes de qualquer coisa, vamos lhe apresentar o corte de cabelo escadeado. Este corte nada mais é do que um tipo de repicado que visa deixar os cabelos com camadas mais demarcadas.

Estas camadas, por sua vez, proporcionam mais volume e balanço aos fios, gerando um movimento incrível.

Afinal, como o próprio nome já diz, o cabelo “escadeado” forma um tipo de “escada”, ou “cascata” nos fios. O que difere do repicado normal que apresenta camadas cortadas em todo o comprimento, sem o critério de estabelecer um degradê mais marcado.

View this post on Instagram

@edstudiohair @alinecosanches #corteescadeado

A post shared by ED STUDIO HAIR (@edstudiohair) on



Quem pode fazer o corte de cabelo escadeado?

Outra dúvida que muita gente apresenta acerca deste tipo de corte, é com relação a quem pode fazê-lo ou não. Afinal, estamos tratando de um estilo de corte diferenciado, que pode tanto enaltecer, quanto diminuir os traços fortes de alguém.

Portanto, a dica que damos, de maneira geral, é: tudo depende do volume que você deseja atingir. Sim, este é o ponto mais importante que você precisa considerar antes de se engajar em um corte de cabelo escadeado.

Acontece que, de maneira geral, o repicado dos fios já promove, por si só, um aumento no volume dos cabelos. Portanto, o mesmo precisa ser feito com cautela, para que o volume não fique exagerado, de um modo que não destaque o rosto e a beleza natural de quem corta os fios.

Dessa maneira, atente-se a estrutura, a textura e a grossura dos seus fios. Eles possuem a tendência de “subirem”, ficando mais expressivamente volumoso? Ou são do tipo que dificilmente atingem balanço e “corpo” com os cortes?

Este deverá ser o medidor para saber qual o corte exato que você fará. Isto é, o corte escadeado é indicado para todos os cabelos, desde que a intensidade do corte seja feita de acordo com os fios em questão.

Ou então, em casos de volume extremo, o corte escadeado talvez não seja o mais adequado para valorizar o seu cabelão.

Mas, lembre-se que, no fim, o que mais importará sempre será o seu conforto consigo mesma. Ou seja, se você se sente bem com o corte, faça-o! Nada pode lhe impedir de fazer aquilo que lhe agrada.

Dicas para cuidar do cabelo escadeado

Agora que você já sabe o que é, e já está com aquela coragem a mais para investir em um cabelo com corte escadeado, está na hora de aprender a como cuidar dos fios com este acabamento. Veja a seguir as nossas dicas e aposte nestas soluções:

Volume versus pouco volume

Como mencionamos, este tipo de corte pode ser responsável por gerar um grande volume nos fios, e por isso precisa ser feito com cuidado.

Portanto, tenha cuidado no comprimento de cabelo que você manterá. Além disso, converse com o profissional que fará o corte, a fim de alertá-lo acerca da altura do começo do corte, de modo que não comece muito “em cima” e acabe enaltecendo o volume exageradamente.

Cuide das suas pontas

É muito importante que você também cuide das suas pontas com muita atenção. Afinal, este corte potencializa o repicado e o aspecto mais desconectado dos fios.

Portanto, é essencial que você garanta a saúde das pontas dos fios. Pontas ressecadas podem promover mais frizz e um aspecto nada saudável aos cabelos.

Dessa maneira, invista em hidratações semanais, além de apostar em óleos restauradores de pontas.

A reconstrução capilar também é importante para repor a massa no fio, e assim garantir que não haja quebra ou o aparecimento de pontas duplas. É essencial garantir a beleza das pontas dos fios, durante este período.

View this post on Instagram

#mae&filha #manhairstyle #regressoasaulas #corteescadeado #studiochic

A post shared by SilviaSantinhos (@studiochic_silviahairstylist) on

Faça o corte regularmente

O corte, para se manter bonito e sempre bem feito, precisa ser reparado com regularidade. Ou seja, não adianta fazer o corte escadeado hoje, e não investir em um corte a cada três meses para manter o formato dos fios.

Pois uma coisa é notável: os fios não crescem de maneira padronizada e, por essa razão, a deformação do corte passa a ser notada depois de um tempo sem aparar os fios. Portanto, não hesite na hora de manter os fios sempre bem aparados, e, além disso, aposte para investir em um corte bordado e elimine de vez as chances dos fios quebrados estragarem o acabamento final do corte.

Aposte em mechas para enaltecer o corte

Se você quer deixar as suas “camadas” ainda mais evidentes no corte, aposte em mechas, iluminação ou luzes para destacar ainda mais as madeixas.

Isso porque estas pequenas mechas deixarão as camadas ainda mais destacadas, de um modo bonito e muito elegante. Promovendo mais movimento aos fios, como um todo.

Faça em um profissional qualificado!

Por fim, a dica mais importante para manter o cabelo ainda mais lindo e bem cuidado: aposte sempre em um profissional qualificado.

Ou seja, fuja daquele “baratinho” da esquina. É muito importante que o profissional saiba, de fato, o que está fazendo nos seus fios. Caso contrário, o acabamento poderá ficar muito marcado, de um modo ruim, empobrecendo a beleza do corte.

Portanto, busque indicações de profissionais próximos a sua casa, antes de se aventurar em qualquer tipo de empreitada com os seus fios. Assim você garante a sua autoestima, o cuidado necessário aos cabelos e o resultado que você almeja.

Depois é só vir aqui e contar para nós quais foram os seus resultados com este estilo diferenciado.

Cabelo escadeado: fotos para se inspirar

View this post on Instagram

👩Dourado#escadeado#❤️😍😍

A post shared by Jonathan&Sonia Cabeleireiros (@jonathan_sonia2017) on

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */