Beleza Cabelos

Cabelo espigado nas pontas: o que fazer para recuperar os fios

Você acabou de acordar e, na hora de pentear o cabelo, a escova ou pente enganchou nas pontas? Então, você pode estar sofrendo com chamado cabelo espigado.

Ter um cabelo de comercial de shampoo não é uma missão fácil para nós mulheres. Por contas das agressões pelas quais os nossos fios passam todos os dias, tais como químicas, sol, poeira, poluição, umidade, vento, ferramentas de calor (secador, chapinha e babyliss), entre outras, os fios podem acabar ficando com as pontas danificadas, resultando em um cabelos espigados e quebradiços.

Além disso, lavar as madeixas todos os dias e abusar demais de shampoos pode acabar removendo os óleos naturais do couro cabeludo e, portanto, contribuindo para fios mais ressecados, especialmente nas pontas, uma vez que estas já são naturalmente menos nutridas, por estarem longe da raiz.

E quando o problema aparece, a primeira reação de toda mulher é passar a tesoura nas pontinhas espigadas. No entanto, pouco tempo depois, se os hábitos na rotina de cuidados com o cabelo não mudarem, o problema volta e, assim, você se verá em um círculo vicioso de cortar sempre as madeixas.

Então, o que fazer? Se você está com o cabelo espigado, a boa notícia é que você pode investir em alguns truques baratos e simples para recuperar as pontas dos seus fios e, ainda, deixá-los mais saudáveis e brilhosos. Continue a leitura e conheça cada um deles!

O que causa o cabelo espigado?

As causas do cabelo espigado podem ser muitas e a maioria delas está relacionada a maus hábitos na rotina, tais como:



  • Uso frequente de ferramentas de alta temperatura, como secador, babyliss e chapinha;
  • Pentear o cabelo de forma errada (de cima para baixo) ou molhado;
  • Agressões externas, como exposição solar excessiva, vento, umidade, cloro, poluição, entre outras.
  • Atrito com a toalha na hora de secar o cabelo, por esfregar os fios.
  • Uso excessivo de produtos químicos, como os de coloração, estilização e alisamento.

Como recuperar o cabelo espigado?

Além de evitar todos os hábitos mencionados anteriormente, que devem ser abolidos da sua rotina de cuidados com o cabelo, se quiser se livrar das pontas espigadas, os truques que vamos ensinar a seguir também pode ajudar a recuperar o cabelo espigado. Confira:

1 – Escolha o shampoo certo para o seu cabelo

tipo de shampoo que você escolhe pode influenciar diretamente na aparência dos seus cabelos. Por isso, lembre-se de comprar aquele que é específico para o seu tipo de cabelo.

Dentre eles, podemos citar os shampoos leitosos (ideais para fios secos e tingidos), os perolados (indicados para cabelos normais que sofrem com pontas secas), entre outros. Sendo assim, não deixe de pesquisar para saber qual deles é o certo para você.

2 – Corte as pontas periodicamente

Outro truque para evitar o cabelo espigado nas pontas é cortá-las periodicamente, pelo menos, a cada dois ou três meses.

Aliado a uma boa rotina de cuidados com os fios, inclusive, com os truques que nós vamos ensinar aqui, o corte em dia nunca deixará pontas duplas no cabelo.

 

3 – Hidrate o cabelo semanalmente

Investir em uma hidratação, pelo menos, uma vez na semana, pode ajudar a combater o ressecamento dos fios, que é o principal causador do cabelo espigado nas pontas. Uma dica de hidratação capilar potente é misturar a sua máscara de hidratação com algumas gotas de óleo de amêndoas doce.

Em casos mais severos, em que os fios estão quebradiços e elásticos, a dica é substituir o óleo por uma tampa de glicerina líquida bidestilada, que vai ajudar a umidade (água) dentro dos fios por mais tempo.

4 – Faça pré-poo

Uma técnica caseira que ajuda muito a evitar o cabelo espigado, ou melhorar o problema, é investir no pré-poo. Como o nome já entrega, trata-se de você aplicar um pouco de óleo vegetal (como o óleo de coco, por exemplo) ou um pouco de creme nos fios secos e sujos antes de lavar com o shampoo.

A ideia é criar uma camada protetora em volta do cabelo e evitar o ressecamento causado pelo shampoo. Depois de aplicar o óleo ou creme nas madeixas, deixe-os agir por cerca de 15 a 20 minutos.

Em seguida, lave os cabelos normalmente com o shampoo (evite aplicar o produto no comprimento e pontas) e finalize com o condicionador. Faça esse procedimento sempre todas as vezes que for lavar as madeixas e, certamente, não terá problemas com cabelo espigado.

Veja também:

Óleos para passar no cabelo: conheça os 15 melhores

5 – Use menos as ferramentas de calor

Secadorchapinha e babyliss em excesso pode deixar o cabelo ressecado, por conta da alta temperatura desses aparelhos, e, portanto, causar o efeito espigado nas pontas dos fios.

Por isso, evite usá-los com muita frequência. Se isso não for possível na sua rotina, pelo menos, aplique um protetor térmico antes.

Gostou de saber como recuperar cabelos espigados? Então, compartilhe esse artigo com as suas amigas!

Até a próxima!

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */