Cabelos Saúde

Cabelo inflamado: 8 coisas que podem estar acontecendo

Você sabia que é possível ter o cabelo inflamado? É isso mesmo. Muitas pessoas sofrem com essa condição.

Nesse texto de hoje você vai entender um pouco mais sobre essa inflamação e por que ela está aparecendo. Será que você está fazendo alguma coisa errada?

Os cabelos ainda mexem muito com a autoestima de uma pessoa, principalmente das mulheres que são muito mais vaidosas – não que os homens fiquem muito atrás.

Manter os fios de cabelos saudáveis é essencial para que o seu crescimento aconteça sem nenhum impedimento e complicações.

Você pode achar estranho por nunca ter ouvido falar sobre cabelo inflamado, mas acredite, isso existe.

Esse tipo de inflamação está cada vez mais comum entre as pessoas. O tratamento dessa inflamação pode ser feito em casa mesmo, quando não for muito grave. Caso contrário, apenas um Dermatologista poderá te auxiliar.

O que é o cabelo inflamado?

Esse termo cabelo inflamado nada mais é do que uma inflamação que ocorre mais especificamente no couro cabeludo, bem no folículo piloso e que recebe o nome também de foliculite capilar. Qualquer região do corpo que tenha cabelos ou pelos pode ter esse tipo de inflamação.

É muito mais comum que essa causa inflamatória seja decorrente do encravamento desse cabelo na cabeça. Infecções por fungos e bactérias também podem provocar essa inflamação, ocorrendo o surgimento de pequenas bolhas com pus e vermelhidão. Muitas pessoas inclusive as confundem com espinhas, por causa das semelhanças.

Depois de alguns cuidados básicos e a correta higiene, essa inflamação costuma melhorar. Em alguns casos mais graves, ocorre a perda definitiva dos cabelos.

Se você está desesperado porque começou a ter cabelo inflamado, não fique!

Mesmo que esse problema seja mais comum em outras regiões do corpo como costas, bumbum, axilas, rosto, virilha e braços, o couro cabeludo também apresenta esse tipo de inflamação. O tratamento é fácil e você não precisa ficar preocupado, pois você não será o primeiro caso.

Conheça os diferentes tipos de foliculite

Essa inflamação do folículo piloso chamada de foliculite pode ser dividida em dois tipos: foliculite superficial e foliculite profunda.

Foliculite superficial

A foliculite superficial acontece nas regiões mais superficiais do folículo piloso, mais especificamente na saída do pelo. Nesses casos, a inflamação é mais centralizada, podendo ocorrer vermelhidão e surgimento de pequenas bolinhas com pus.

A causa mais comum desses casos está no atrito que os cabelos sofrem devido ao uso de bonés, chapéus e falta de higiene, principalmente. O tratamento é fácil. Pode ser feito com a utilização de pomadas antibióticas específicas aplicadas na região do couro cabeludo ou até por ingestão via oral de comprimidos antibióticos.

Foliculite profunda

A foliculite profunda é causada pela infecção profunda do folículo piloso. Ela é uma condição rara que pode ser agravada para uma foliculite decalvante e dissecante.

A principal característica do seu surgimento se dá principalmente por causa da presença de pequenas bolhas com pus, crostas, vermelhidão e até queloides onde, como consequência, se dá a falta de cabelos conhecida como alopecia.

Quem tem o cabelo inflamado sem dúvidas apresenta algum desses tipos de foliculite. Não deixe de fazer algum tratamento para que esse incômodo não te prejudique.

Cabelo inflamado com foliculite decalvante: entenda o que é

O cabelo inflamado causado pela foliculite decalvante apresenta como principal característica a inflamação que pode ser crônica ou aguda de uma glândula sebácea que se encontra nos fios de cabelo.

Essa inflamação da glândula costuma ser crônica e pode ter graves consequências, com a perda definitiva dos cabelos, resultado de uma alopecia definitiva.

Para esses casos, o tratamento é feito com a administração de antibióticos específicos. Para saber quais são, consulte um médico dermatologista.

8 coisas que podem estar acontecendo e causando o cabelo inflamado

Se você está com dúvidas a respeito dos seus cabelos e couro cabeludo, a melhor maneira de esclarecê-las é procurando um médico Dermatologista. Esse profissional é o mais capacitado para te orientar sobre o cabelo inflamado.

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre essa inflamação, listamos algumas informações importantes. Tome nota.

1 – Imunidade baixa

Existem algumas condições médicas que infelizmente dificultam a estabilidade da nossa imunidade. Doenças como leucemia, AIDS/HIV, diabetes e casos de transplante de órgãos podem causar uma baixa da nossa imunidade.

Verifique como está a sua imunidade. Existem exames específicos para isso. Alimente-se bem e cuide da sua saúde!

2 – Lesões presentes na pele

Peles que já apresentam dermatites específicas, lesões e até algumas acnes podem ter mais facilidade de desenvolver o cabelo inflamado.

3 – Cirurgias e lesões

Quando a pele sofre algum trauma como cirurgias e até lesões que podem ser leves ou graves, acaba resultando no surgimento do cabelo inflamado.

4 – Utilização de medicamentos para acne

Existem alguns medicamentos específicos para acne que contêm antibióticos e que podem causar o surgimento de cabelo inflamado.

5 – Obesidade

A obesidade pode contribuir para o aumento das foliculites. Infelizmente ainda não se sabe as causas, mas tudo pode estar ligado ao aumento da gordura corporal.

6 – Não deixar o couro cabeludo respirar

O uso prolongado de bonés, chapéus ou lenços pode ser um impedimento para que o couro cabeludo respire normalmente. Esse impedimento pode ser um fator agravante do surgimento das foliculites.

Evite utilizar esses acessórios na cabeça quando estiver fazendo alguma atividade que faz você transpirar.

7 – Lavar a cabeça com água muito quente

Tomar banho e lavar a cabeça com água morna não tem problema nenhum, mas lavar a cabeça com água quente demais pode se tornar um grande problema, pois a água quente pode prejudicar o seu couro cabeludo e causar o surgimento das foliculites.

8 – Alterações hormonais

Quando o corpo começa a passar por transformações como as alterações hormonais, principalmente na menopausa nas mulheres, o surgimento do cabelo inflamado é mais comum.

Essas alterações hormonais podem causar diversas reações no corpo, como o aumento de peso, aumento da oleosidade da pele ou ressecamento, em alguns casos. Fazer exames específicos pode te esclarecer possíveis dúvidas.

Equilibrar esses hormônios pode ser um dos principais tratamentos nesse caso.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */