Quando o assunto são os cabelos e suas tendências de cores, o preto, talvez, não seja o primeiro tom que vem à sua mente. Porém, para escapar um pouquinho dos tons loiros e escurecer seus fios, o cabelo jet black (uma tonalidade bastante escura) é uma das melhores alternativas de coloração da atualidade.
Portanto, se você está considerando a possibilidade de adotar madeixas de um preto super escuro, essa é uma excelente oportunidade. Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, as principais informações dessa linda tendência, a fim de ajudar você a atingir a tonalidade certa e cuidar dos seus cabelos jet black. Boa leitura!
O preto intenso contribui para variar a coloração
Quando ponderam sobre fazer mudanças mais radicais em seus fios, as mulheres tendem a apostar nas madeixas platinadas. Mas, que tal seguir o caminho oposto e adotar o cabelo jet black? Este tom de preto, além de ser ideal para quem já está na mesma cor há bastante tempo, é perfeito para quem deseja mudar o visual.
Seja para escurecer os fios ou retornar ao tom natural, essa é uma boa escola. Afinal, não é à toa que o jet black tem estado em alta, não é mesmo?
Os fios pretos intensos deixam os cabelos mais brilhosos e com um look sofisticado. O difícil é não se encantar com essa tendência que veio para ficar!
Como chegar ao tom do jet black?
Você, talvez, esteja se perguntando o que deve fazer para alcançar o tom do cabelo jet black. Se esse for o caso, a boa notícia é que isso é mais fácil do que imagina. Se você almeja conquistar fios pretos bem intensos e cheios de brilho, buscar a coloração preto-azulada é altamente recomendável.
Dessa forma, será possível obter uma cor elegante e bem viva. Para que a cor dure por muito tempo, aposte na coloração permanente, pois ela mantém a intensidade do tom e assegura uma mudança mais duradoura.
Não obstante, se você aprecia mudar constantemente a cor de suas madeixas, as colorações semipermanentes conferirão um super brilho e você poderá decidir se quer adotar outro estilo ou retocar.
Cuidados essenciais
Após se decidir pela mudança e adotar o jet black em suas madeixas, você desejará que a coloração fique brilhante e viva. O aspecto positivo dessa coloração é que os tons escuros contam com uma manutenção mais fácil em comparação às tonalidades mais claras.
Todavia, isso não significa que você poderá descuidar, deixando de observar certos cuidados. Para que a cor permaneça sempre luminosa, é imprescindível que as madeixas estejam adequadamente hidratadas. Investir em hidratações semanais, por exemplo, é uma boa ideia para quem quer caprichar no brilho.
Que tal elaborar um cronograma para cuidar dos seus fios da forma que eles merecem? Outras dicas e cuidados incluem:
Usar tonalizantes
Você está querendo mudar o look, mas receia utilizar uma coloração permanente? Então, gostará de saber que os tonalizantes podem ajudar. Esses produtos são menos agressivos e podem deixar as suas madeixas brilhantes e bem escuras.
Uma vez que o tom é bastante pigmentado, ele se adere mais facilmente, sobretudo, em cabelos que já são escuros. Entretanto, os tonalizantes são compostos químicos, logo, é imprescindível seguir à risca as informações dos fabricantes e ficar atento aos cuidados necessários após a sua transformação.
Proteger as madeixas pretas dos raios solares
Ao pintar os seus cabelos de preto, você os deixará com um brilho espelhado e um tom incrível. Porém, os raios do sol tendem a desbotar a cor dentro de pouco tempo, deixando alguns reflexos avermelhados.
Por esse motivo, nunca deixe de usar finalizadores que contenham filtro UV, a fim de proteger os seus fios e assegurar uma nuance sempre vibrante. Vale destacar, também, a necessidade de apostar em condicionadores e shampoos específicos para as madeixas coloridas.
Recuperar o brilho com bastante hidratação
Manter uma rotina adequada de tratamentos é o elemento que assegura fios cheios de vida e extremamente saudáveis. As hidratações, em especial, são fundamentais para deixar os cabelos permanentemente com brilho, principalmente se eles forem de uma tonalidade intensamente escura, como jet black.
Nesse caso, você deve caprichar nas máscaras concentradas todas as semanas do mês, caso contrário, poderá ficar com as madeixas opacas. Se preferir, incremente os tratamentos com ingredientes caseiros e potencialize ainda mais os efeitos benéficos dessa rotina de cuidados.
Além disso, intercalar as hidratações com nutrições deve integrar o seu ritual de beleza. Uma vez que cada uma tem sua função específica (hidratações repõem a água perdida dos cabelos e as nutrições devolvem os seus nutrientes), elas podem deixar os seus fios cada vez mais brilhosos e macios.
As reconstruções podem ser realizadas, no máximo, uma vez a cada semana. Não se esqueça de utilizar queratina líquida para não arriscar que as suas madeixas fiquem enrijecidas.
Proteger dos raios solares
Essa é uma regra básica: você deve se lembrar de sempre aplicar, antes de sair de casa, um óleo de argan, um creme para pentear ou um leave in. Todos esses produtos contam com filtro UV em suas fórmulas. Proteger seus cabelos dos raios do sol evita o aspecto poroso, o ressecamento e preserva a coloração por mais tempo.
Caso vá à praia, leve com você um bom creme para pentear e o aplique antes de iniciar o seu bronzeamento. Antes de um mergulho refrescante, é necessário aplicar o produto de novo, afinal, a água salgada é capaz de retirá-lo dos seus fios.
Obter a combinação ideal para qualquer tom de pele
Todas as pessoas são livres para pintarem os próprios cabelos da cor que bem entenderem, não é mesmo? Porém, uma vez que o jet black é um tom mais frio e muito forte, ele gera um grande contraste nas mulheres de pele clara. Se você não tiver essa intenção, o recomendável é testar outras nuances que sejam mais quentes.
Para as negras e morenas, por sua vez, é mais fácil usar e abusar do cabelo jet black, à medida que ele cria uma agradável harmonia entre tonalidades, ressaltando ainda mais a incomparável beleza da mulher brasileira.