Beleza Cabelos

Cabelo laranja: dicas, cuidados, melhores tintas e fotos

Já passou aquela época em que pintar cabelo com cores que fugiam das tradicionais, preto, loiro, ruivo, era algo para uma fatia muito específica do extrato social, pertencente a um cenário mais underground, marginalizado, destoante do conjunto amplo que compõem o todo da sociedade. Ao andar na rua hoje, é cada vez mais comum se deparar com pessoas com cabelo laranja, rosa, azul etc.

Essa nova mania surge para atender o velho desejo do Homem por mudança, oferecer novas opções que ajudem as pessoas a encontrar o estilo que melhor reflete o seu jeito de ser, e aproveitando-se de um contexto histórico que favorece iniciativas como essa, de se experimentar cores completamente fora da caixinha.

As novas gerações têm como uma de suas principais características o culto a uma infância e juventude idealizada, estendendo certos comportamentos, gostos que se antes eram limitados a época da adolescência e somente adolescentes poderiam fazê-los sem sofrer qualquer tipo de estigma, hoje, essa ideia do que é coisa de adulto ou de criança está embaralhada, misturada, confusa, ao ponto de não se vê mais problema um jovem adulto passar horas jogando um videogame ou assistindo um anime.

Essa percepção de uma juventude mais dilatada nas gerações atuais fez ascender em diversas áreas a propagação do que ficou conhecido como candy colors, ou “cores doces” em uma tradução literal, que são cores que remetem a um mundo de sonho e romantismo, temas muito associados a infância e adolescência.

Em se tratando de cabelos, de tinta de cabelos, esses tons ganharam, ou também passaram a ser chamados, o nome de “cores fantasia”.

Mas por que fantasia?

Tons como o cabelo laranja receberam essa denominação pelo mesmo motivo das candy colors, por remeter a um universo típico e familiar a cultura jovem. Mas um detalhe que reforça esse aspecto em se tratando de madeixas é que estilos como o cabelo laranja, antes da chegada dessa nova onda, eram encontrados somente na ficção, geralmente com personagens de perfil exótico, emocionalmente instáveis ou com personalidades muito fortes.

Mas são mais comuns nos mangás e animes. E são tão comuns nessas mídias que muitos personagem que apresentam essa característica não são tidos ou planejados para serem muito especiais ou diferentes, são apenas mais um na fila do pão.

Ou seja, essas cores típicas de universos ficcionais quando migradas para a realidade são identificadas como cores fantasia.

Outros posts sobre o assunto:

Mas o assunto é cabelo laranja

Entre tantas cores disponíveis atualmente com a ascensão das cores fantasias ou doces, agora que o céu parece ser o limite, quais são os atrativos ou vantagens que estimula ou convence alguém que cabelo laranja é a melhor opção entre tantas?

Bom, um aspecto inegável ao escolher esses tipos de cores é que se trata de uma forma contundente de mudança de estilo, visual. Se o seu desejo é dá uma renovada no reflexo do espelho, cores fantasia sem dúvida ajudarão a alcançar esse propósito.

Se procura algo que demonstre atitude, personalidade, principalmente se for daquelas que não se preocupam com a opinião alheia, cabelo laranja também atende de forma muito satisfatória esses anseios.

Um dos diferenciais do cabelo laranja é a variedade de tons que a gradação conta, que se inclinam para as mais abertas, claras, as mais fechadas, escuras.

Os tons mais claros caem melhor para quem tem pele clara. A combinação transmite delicadeza e romantismo.

Já os tons de cabelo laranja fechados, como o laranja avermelhado, acobreado, se harmonizam com diversos tons de pele e tem como qualidade ressaltar aspecto elegante e natural.

A ideia é sedutora, mas assusta?

Se achou muito atraente a perspectiva de causar mudança drástica, acentuada no visual ou de ter encontrado um estilo que reflete a sua personalidade, com o cabelo laranja, mas se sente um pouco insegura de fazer tal mudança, teme que o resultado não seja o esperado, uma dica é investir em um modelo de transição para se acostumar com a ideia do novo visual e analisar se está de fato de acordo com as suas preferências estéticas.

Um modelo de transição oportuno para cabelo laranja é o ombré, uma técnica de coloração que mistura gradualmente a cor que se pretende tingir por completo com a tonalidade natural ou de momento.

Pintando o cabelo laranja

O primeiro passo a se fazer para pintar cabelo de laranja é abandonar a ideia da solução caseira, sem a ajuda ou trabalho de um profissional experiente com esse tipo de coloração ou, principalmente, de descoloração, se for o seu caso.

Como assim se for o meu caso?

Se você tiver cabelo com cor aberta, clara, a descoloração talvez não seja necessária, pois quanto mais claro o cabelo, mais cor se pega.

Portanto a descoloração é mais usualmente requisitada para madeixas escuras.

Depois de descolorido

Após a descoloração, caso precise, o próximo passo a ser executado pelo profissional de beleza será o de aplicar um tonalizante. Depois do aplique é só aguardar o tempo de espera de ação recomendado no rótulo do produto, mas geralmente não ultrapassa 20 ou 30 minutos.

Cuidados pós-coloração

Cabelos tingidos necessitam de dose extra de hidratação e no caso de cores fantasias como laranja, os cuidados precisam ser mais frequentes, pois desbotam, ressecam e oxidam com mais facilidade.

Aliás, os cuidados são necessários mesmo antes da tintura, pois o contato com as substâncias químicas são muito desgastantes para os fios. Se não estiverem bem hidratados e resistentes, poderão sofrer danos severos.

Recomenda-se iniciar um cronograma capilar antes do procedimento para fortalecimento das madeixas.

Depois de adotada a cor, o melhor a se fazer é banhos de brilho (NOTA redação: inserir link de texto sobre produzido anteriormente) com o próprio tonalizante e hidratações a cada 15 dias. Após a lavagem de cabelo, use um protetor térmico que ajude a selar as cutículas.

Evite também ficar muito tempo exposta ao sol, do contrário facilitará o desbotamento.

Mais dicas e inspirações de Cabelos Coloridos:

Considerações finais

Cabelo laranja e de outras cores consideradas “fora da caixinha” se tornaram comuns em razão da ascensão das chamadas candy colors ou cores fantasia, cores que refletem o espírito das gerações mais novas marcadas por uma dilatação do período de juventude até a idade madura.

Cabelo laranja confere muita personalidade e mudança radical de estilo. Uma de suas grandes vantagens é a diversidade de tons que abrangem os mais claros aos mais fechados.

É preciso ter cuidados de hidratação antes e depois do tingimento dos fios, para se evitar desbotamento, oxidação e ressecamento.

Recomenda-se cronograma capilar, banho de brilho, protetor térmico nos banhos para selar as cutículas e evitar exposição ao sol.

Gostou do conteúdo?

Galera de Fotos de Cabelo Laranja

View this post on Instagram

Já pode fazer retrospectiva? 2018, que ano, que alegria. Decidi fazer pós-graduação, sair do emprego, entrar em outro, sair, Empreender, e nossa, essa foi a melhor escolha. Sempre quis ter a minha própria empresa, ajudar as pessoas, ter mais liberdade. Me encontrei, me perdi. Voltei pro inglês no melhor projeto possível, o #AGORAVAI do @castillaidiomas2.0. Conheci pessoas lindas, decidi começar a produzir conteúdo, cresci minha rede de relacionamentos. Fiz coisas maravilhosas e aprendi muito em um curtíssimo período. Obrigada, Universo, por esse ano abençoado, por toda alegria, desafios e aprendizados que tive. Espero que 2019 chegue com tudo de bom e que os projetos que tenho para esse novo ciclo se realizem.

A post shared by Lorena Barradas (@lorena.barradas) on

 

 

 

Se você não fizer isso seu cabelo vai quebrar...


/* ]]> */