Cabelos

Cabelo longo no verão: dicas para não sofrer e não precisar cortar

Com a chegada da época mais quente do ano, muitas mulheres se preocupam com a saúde do cabelo longo no verão, pois a maioria acredita que se danificados a única solução é a tesoura. Dessa forma, quem tem apego ao cumprimento dos fios passa mal só em pensar em cortar os cabelos.

Mas saiba que é possível manter seu cabelo longo no verão e também saudável, sem precisar recorrer à tesoura para reparar os danos do sol, piscina e mar. A seguir apresentamos as melhores dicas para isso. Confira!

Lave os fios após o banho de mar ou piscina

Não precisa se privar da praia ou piscina no verão para não danificar os fios, porém, para manter a saúde do cabelo longo no verão após um dia de praia, piscina e sol, lave bem os fios com água termal ou mineral.

Quando você deixa o cabelo exposto por muito tempo ao sol e ao cloro, causa o ressecamento dos fios. Além do mais, contato prolongado com o sol causa oxidação da fibra dos fios, causando também mudança na cor.

Para ter um cuidado redobrado com os fios, não abra mão de ter um fluido hidratante para manter os fios protegidos e hidratados no verão.

Evite deixar os cabelos úmidos

No verão, muitas mulheres gostam de lavar os cabelos e mantê-los molhado, tudo para prolongar a sensação de frescor e não precisar usar o secador. Entretanto, quanto mais tempo o cabelo passa úmido, mais propenso a quebrar ele fica.

Para secar os fios sem danificar, procure usar o secador com temperatura entre 100 e 150 graus. Isso porque quando usa o aparelho a mais de 200 a água passa a evaporar com rapidez, causando bolhas de ar que também prejudicam os fios.

Use protetor térmico

Para manter a saúde do cabelo longo no verão, não é necessário abrir mão de secador, chapinha ou babyliss, você pode modelar seus fios tranquilamente, porém, use um bom protetor térmico.

Outra dica importante é: ao finalizar os cuidados com os cabelos usando objeto de calor, procure finalizar jogando um vento de ar frio, isso evita o ressecamento e dá mais brilho.

Abuse das máscaras

Mesmo com os cuidados, é comum que os fios sofram um pouco de ressecamento nessa época do ano, por isso é bom usar ainda mais as máscaras hidratantes.

Procure usar mais produtos que contenham óleos vegetais provenientes das frutas ou sementes, como por exemplo, óleo de uva, coco, abacate, argan e amêndoas.

Lembre-se do leave-in

No verão tudo deve ser mais prático, por isso use um leave-in, protegendo seus fios contra raios UVA/UVB. Procure usar produtos indicados para praia por serem mais práticos, pois normalmente é só borrifar nos fios, sem a necessidade de passar a mão.

Use chapéu

Não proteja seus fios apenas com produtos, proteja também com acessórios, como por exemplo, o chapéu, que protege o cabelo longo no verão contra raios solares.

Tenha um cronograma capilar

Se você nunca fez ou nunca ouviu falar sobre um cronograma capilar, saiba que ele é muito importante para o cabelo longo no verão e outras épocas do ano.

Fazer um cronograma capilar é basicamente criar uma agenda na qual tenha quatro tipo de tratamento, sendo eles hidratação, nutrição, reconstrução e limpeza.

Cada tratamento possui um dia específico a ser realizado durante a semana, assim seus fios receberão os nutrientes certos. Com a hidratação seus fios terão a água de volta, sendo recomendado para todos os tipos de cabelo.

Com a nutrição seu cabelo também receberá os nutrientes perdidos com o passar do tempo, sendo indicado o processo apenas uma vez ao mês devido sua carga de queratina.

Nessa época do ano o ideal também é investir mais na hidratação, deixando a reconstrução apenas para o fim do mês e a reconstrução só quando necessário, pois é muito pesada e pode deixar os fios ainda mais secos.

Recorra ao corte bordado ou plástica dos fios

Já ouviu falar no corte bordado? Ele pode ser grande aliado do cabelo longo no verão, principalmente se não deseja cortar os fios. O motivo é que esse tipo de corte retira apenas o frizz dos fios e as pontas quebradiças que ficam à mostra.

Porém esse tipo de corte é mais indicado no fim do verão, pois assim finaliza o ciclo com os fios hidratados, reconstruídos, nutridos e sem os temidos frizz.

O ideal é que o corte bordado tenha um intervalo de seis em seis meses, uma vez que ele também retira o volume dos fios. Por retirar as pontas quebradas, ele também pode deixar com aparência de ralinho.

Outra opção para cuidar do cabelo longo no verão é ao final da temporada fazer uma plástica nos fios com queratina ou ceramidas. A queratina é muito importante porque faz parte dos fios, entretanto, quando usada mais que o necessário, pode deixar os fios rígidos, o que pode quebrá-los.

Por essa razão o recomendado é um tratamento profundo apenas ao fim do verão, caso o tratamento não elimine todo ressecado, basta finalizar com o corte bordado e ele ficará lindo novamente.

Mudança na cor dos fios

Outro grande problema enfrentado pelas mulheres de cabelo longo no verão é a mudança de cor, o que se aplica principalmente às loiras, que acaba ficando com os fios verdes devido ao cloro.

Mas ninguém precisa se apavorar, pois essa questão é reversível. Todavia, o ideal é procurar um bom profissional para não piorar ainda mais seu problema.

Para cuidar dos fios é necessário saber que, o que causa a mudança na cor dos fios é o nível de porosidade. Quando possui um período curto de algum tratamento químico e a mulher loira frequenta piscina, seu cabelo vai ficar verde, pois ele tende a absorver mais cloro e ficar verde.

Existem algumas dicas profissionais e caseiras que ajudam a reverter e até evitar esse problema, mas se você seguir as dicas anteriores verá que, mesmo que ele altere de cor, ainda estará nutrido e hidratado, tendo ainda mais facilidade de corrigir a cor sem maiores danos.

Se você não fizer isso seu cabelo vai quebrar...


/* ]]> */