Beleza Cabelos

Cabelo opaco? Confira dicas para devolver o brilho aos seus fios

Você sempre sonhou em ter um cabelo digno de comercial de TV, mas a única coisa que consegue visualizar na frente do espelho é um aspecto ressecado e opaco nos fios? Acontece, amiga! Ter um cabelo com brilho natural não é mesmo uma tarefa muito fácil.

O problema de cabelo opaco está relacionado às cutículas dos fios (camadas flexíveis e externas da fibra capilar), que ficam abertas e acumulam resíduos, dificultando para que a luz reflita no cabelo. Geralmente, elas se abrem por conta do excesso no uso de químicas ou aparelhos de calor, como secador e chapinha, além da ação de agentes externos, como vento, exposição solar, umidade, poluição, poeira, entre outros, que podem tornar os nossos fios ressecados e quebradiços.

Por isso, o ideal é que as nossas madeixas estejam sempre hidratadas para que essas cutículas se mantenham fechadas e, portanto, mantenham a luminosidade dos fios. Neste caso, é necessário redobrar os cuidados em casa, seja a partir de produtos capilares, receitinhas caseiras ou mudança de hábitos, para recuperar a saúde do cabelo e deixá-lo mais brilhoso novamente.

Quer saber quais são eles? Então, fique de olho nos próximos parágrafos desse artigo que eu te mostro as melhores dicas para tratar o cabelo opaco e ter de volta o brilho dos seus fios. Vamos lá?

O que é um cabelo opaco?

Um cabelo opaco é aquele que está sem brilho, o que acontece devido à abertura das escamas (cutículas) dos fios. Ao permanecerem abertas o tempo todo, elas acumulam resíduos de produtos, poluição, poeira, químicas, entre outros fatores, que contribuem para o ressecamento, quebra e, portanto, afetando a luminosidade das nossas madeixas.

Se você lava e trata o seu cabelo religiosamente em casa, seguindo à risca as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução do cronograma capilar, além de comprar os produtos capilares mais caros do mercado, mas continua achando que o seu cabelo está sem brilho e sem vida, pode ser que esteja desatenta a algum cuidado importante na rotina de beleza, como vamos te mostrar no decorrer desse artigo.

Veja 5 erros que podem tirar o brilho do seu cabelo

1 – Não lavar corretamente

No dia a dia, é comum que os nossos fios acumulem resquícios de produtos ou químicas, oleosidade, além de poluição e poeira presentes nos ambientes que frequentamos na rotina. Com isso, o cabelo vai ficando com um aspecto pesado e “sujo”, o que resulta na falta de brilho.

Por isso, na hora da lavagem dos fios, o ideal é cuidar para que toda essa sujeira seja removida com sucesso das madeixas, usando um shampoo e condicionador de qualidade e, ainda, seguir o passo a passo para lavar o corretamente o cabelo, enxaguando-o bem no final.

Caso contrário, as madeixas poderão acumular ainda mais restos de produtos na fibra capilar, resultando em um cabelo opaco.

2 – Não usar protetor térmico na hora do secador ou chapinha

Quando usados sem uma barreira de proteção, aparelhos de calor, como secador, chapinha ou babyliss, podem agredir em muito a fibra capilar, tornando-a ressecada e enfraquecida, o que deixa os fios quebradiços e opacos, além de causar o surgimento das temidas pontas duplas.

Portanto, para devolver o brilho ao seu cabelo, é essencial aplicar sempre um bom protetor térmico antes de usar quaisquer dessas ferramentas. Aplique o produto em todo o cabelo, do comprimento às pontas dos fios, para protegê-los das agressões da alta temperatura.

3 – Não hidratar os fios regularmente

A hidratação é o pilar de um cabelo brilhoso. Portanto, para driblar a opacidade dos fios, o ideal é hidratá-los regularmente, pelo menos uma vez na semana, para devolver a água (umidade) aos fios que se tornaram ressecados e sem vida durante a rotina e, ainda, fechar as cutículas dos fios que podem ter ficado abertas, resultando na falta de luminosidade nas madeixas.

Para isso, você deve usar sempre um condicionador após lavar o cabelo com shampoo, uma vez que este último tem o papel exclusivo de apenas higienizar os fios, abrindo as suas escamas. Neste sentido, o condicionador irá fechar essas escamas e trazer maciez e brilho ao cabelo. Além disso, apostar em uma boa máscara hidratante, específica para o seu tipo de cabelo, também é crucial para deixar o seu cabelo opaco recuperado, garantindo-lhe de volta o brilho.

Veja também: Como hidratar o cabelo corretamente? Veja passo a passo

4 – Usar muitos produtos

Tentando resolver o problema de cabelo opaco, muitas mulheres podem acabar apostando em vários produtos diferentes, ao mesmo tempo, na esperança de devolver o brilho aos fios. No entanto, exagerar na quantidade de produtos aplicados nas madeixas pode causar o chamado efeito “rebote”, provocando o acúmulo de resíduos na fibra capilar e deixando-a sufocada, o que resulta na falta de luminosidade nos fios.

Por isso, lembre-se sempre: menos é mais! Em vez de focar na quantidade, foque na qualidade dos produtos capilares que você utiliza no dia a dia. Escolha aqueles específicos para o seu tipo capilar, além de priorizar o uso de itens da mesma linha ou marca. E tem mais! É necessário ficar sempre atenta na hora de seguir as instruções de uso descritas na embalagem, deixando os produtos agirem pelo tempo recomendado e outras coisas importantes.

5 – Nunca ir a um salão de beleza

Por mais que você cuide bem do seu cabelo em casa, para driblar a opacidade dos fios e voltar a vê-los brilhosos, o ideal é visitar, mesmo que esporadicamente, um salão de beleza para tratar as suas madeixas pelas mãos de um cabeleireiro de sua confiança. Somente ele, a partir de diversas técnicas, poderá avaliar a situação dos seus fios e recorrer a outras opções de tratamento profissionais para prolongar o efeito luminoso do seu cabelo.

Isso porque os produtos de uso profissional são mais potentes e podem tratar as camadas da fibra capilar de uma maneira mais eficiente que os produtos caseiros. Por isso, se você está com os cabelos opacos e sem vida, pode estar precisando de nutrientes que só uma hidratação profissional é capaz de repor.

Além disso, o profissional também poderá dar um diagnóstico preciso e indicar os melhores produtos para que você consiga manter o cabelo brilhoso em casa.

Como cuidar de um cabelo opaco?

Você comete todos os 5 erros que listamos acima e está com o cabelo opaco? Fique tranquila! Não precisa se desesperar! A boa notícia é que existem alguns truques que você pode adotar no dia a dia para combater o problema e voltar a ter fios brilhosos novamente. Veja quais são eles:

Corte o cabelo com frequência

Se você é daquelas que costuma procurar um salão de beleza para cortar o cabelo somente quando vai mudar o visual ou remover as pontas já “pontiagudas”, saiba que apostar na tesoura, pelo menos, a cada três meses pode ajudar a melhorar a aparência dos fios depois das agressões do dia a dia, como uso de químicas, chapinha e secador e pontas duplas, que acabam deixando o cabelo opaco.

Ao cortar regularmente as madeixas e eliminar o aspecto causado por esses danos, você perceberá que elas ficarão mais saudáveis e, portanto, mais brilhosas também.

Use produtos específicos

Como falamos no decorrer desse post, apostar em produtos capilares específicos para o seu tipo de cabelo também é uma excelente maneira de deixar as cutículas dos fios fechadas e, portanto, trazer mais brilho e maciez. Por isso, na dúvida sobre qual produto é melhor para você, converse com um cabeleireiro de sua confiança para que ele faça um diagnóstico da saúde da sua fibra capilar e indique os melhores itens para você incluir na rotina de beleza.

Lave o cabelo em água fria

A alta temperatura da água do chuveiro pode trazer problemas à beleza e saúde dos seus fios, tais como oleosidade excessiva no couro cabeludo e ressecamento dos fios. Isso porque o calor faz com que as cutículas fiquem dilatadas, dando espaço para a porosidade.

Portanto, para combater o cabelo opaco e deixá-lo brilhoso novamente, a dica é lavar o cabelo, sempre que possível, em água fria. Em períodos do ano com clima mais frio, você pode tomar banho em água quente do início ao fim e finalizar dando um último enxágue nos fios com uma chuveirada fria, o que ajudará a fechar as escamas e, com isso, deixar as madeixas luminosas.

Não friccione os fios

Você tem o hábito de esfregar a toalha nos fios depois do banho? Pois então já pode parar por aí! Essa atitude pode acabar causando o temido efeito de frizz no cabelo e falta de brilho, além de provocar o aparecimento das pontas duplas e a quebra e queda dos fios. Por isso, se a sua ideia é deixá-los mais brilhosos, o ideal é apenas “pressionar” a toalha sobre os fios e deixar o cabelo secar ao natural ou usar um secador para acelerar a secagem.

Aplique sempre protetor térmico

Lembra quando falamos sobre o uso do protetor térmico para proteger os seus fios do ressecamento e deixá-los mais brilhosos? Pois bem! Esse produtinho é essencial na hora de secar e chapar o cabelo, já que ele ajuda a blindar a fibra capilar do efeito do calor desses aparelhos e deixar as madeixas mais luminosas.

Cuidado na hora de usar secador e chapinha

Além de apostar em um bom protetor térmico na hora de usar secador e chapinha, acertar na forma de utilizar esses aparelhos também pode ajudar a combater a opacidade dos fios. Por isso, o ideal é manter uma distância de, pelo menos, um palmo da cabeça. Em relação ao secador, o bico do aparelho deve ficar virado para baixo, em direção ao crescimento dos fios, para evitar o aspecto frizzado.

Procure também sempre dar um último jato de ar frio para finalizar a secagem do cabelo. Já no caso das adeptas à chapinha, o ideal é evitar passar o aparelho muitas vezes em uma mesma mecha, uma vez que isso pode danificar a fibra capilar.

Drible o frizz

O frizz é outro problema que pode interferir no brilho do seu cabelo. Ele é causado pelo ressecamento dos fios. Por isso, se você quer se livrar do cabelo opaco, precisa também eliminar os fiozinhos arrepiados da sua vida capilar. Para isso, o ideal é hidratar sempre as madeixas, além de apostar em um cronograma capilar para deixá-las também devidamente nutridas e reconstruídas.

Com o cabelo bem cuidado e sem frizz, é possível combater o aspecto do cabelo opaco e garantir uma maior luminosidade aos fios.

E aí? Gostou de saber como cuidar do cabelo opaco? Como você costuma cuidar dos seus fios para que eles fiquem sempre brilhosos? Compartilhe!

Até a próxima!

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */