Beleza Cabelos

Cabelo platinado curto: dicas e fotos

Cabelo platinado curto

É um fato: o cabelo platinado curto tornou-se um dos mais procurados em salões de beleza em todo o mundo. Culpa das atrizes de Game of Thrones ou de algumas integrantes da família Kardashian.

Essa tonalidade de loiro e um corte curto emolduram o rosto com um ar de modernidade. Isso é que faz o estilo ser bastante desejado pelas mulheres. No entanto, com ele vem certas desvantagens a serem consideradas.

Antes de cair nos braços do cabelo platinado curto, você deve saber que a tonalidade é como a fama: é difícil alcançar, mas é muito mais complicado de manter.

O corte é prático e bonito, não há muito que se falar sobre ele. Agora, a obtenção desse tipo de tom envolve submeter os fios a uma série de produtos para descolorir.

Tais produtos são quimicamente tratados para abrir a cutícula, portanto, a secam e a desgastam. E há outro fator do qual poucas escapam: a mudança de cor. Isso tende a deixar o tom indefinido, seja alaranjado ou amarelado, que vem da cor original tentando chegar à superfície.

Uma vez detectado o problema, o objetivo é fácil: prolongar a tonalidade e o brilho o máximo possível. É aí que entra a teoria da cor. Você tem que encontrar uma que neutraliza seu oponente.

Neste caso, é o roxo que ganha a batalha contra o laranja e amarelo, permitindo que o platinado se destaque. Graças aos pigmentos púrpura, o shampoo roxo revive e retorna ais natural e próximo da tinta original, possibilitando distanciar as visitas ao cabeleireiro.

O processo de ter um cabelo platinado curto é longo e pode danificar muito o seu cabelo. Mas, para estar na moda, às vezes você tem que fazer sacrifícios.

O que considerar para ter um cabelo platinado curto

Depois de tomar a decisão de tingir seus fios de loiro platinado, você deve se preparar para o corte. O descolorante, por si só, pode quebrar e danificar o cabelo. Como a sua intenção já era tê-lo curto, aproveite para aparar as pontas ressecadas e manter um penteado impecável.

Seis meses antes do processo

Quando você decide que quer ser loira, deve parar de pintar o cabelo em outras cores seis meses antes. Se você deixar seu cabelo natural crescer, ele fará o efeito clareador acontecer mais rápido e com menos risco de danos.

Duas semanas antes do processo

É importante obter um tratamento de condicionamento profundo. O descolorante vai ressecar e danificar seu cabelo platinado curto. Isso é inevitável.

Por isso, é importante tratar os fios de antemão para ajudar a reduzir o ressecamento e os danos posteriores.

Dois dias antes do processo

Não lave a cabeça para que os óleos naturais possam proteger o couro cabeludo durante o processo de clareamento.

Como cuidar do cabelo platinado curto

Lavagem

Toda vez que você lava a cabeça, é importante usar um shampoo e condicionador sem sulfato e roxo, como dissemos acima, para manter o tom platinado.

Hidratação

Não se esqueça que, a cada duas semanas, é preciso fazer uso de uma máscara proteica. É ela que vai reforçar a cutícula do fio que foi danificado durante o processo de descoloração.

Cobrindo as raízes

Talvez a parte mais importante do cabelo platinado curto seja retocar suas raízes a cada quatro ou seis semanas. Isso evitará uma diferença entre a cor da base e o resto do comprimento.

Quanto mais escuros os fios naturais são, mais trabalho o cabeleireiro terá. Provavelmente será necessário fazer vários ajustes até que o tom desejado seja alcançado.

Proteção extra para cabelos finos

Para alcançar o cabelo platinado curto, o branqueamento deve ser feito mais de uma vez. Só assim será possível eliminar todos os pigmentos. Fios muito finos tendem a não resistir.

Mesmo com o corte, talvez o dano seja irreversível. Por isso, você tem duas opções: ou escolha outra cor, ou comece a hidratar suas madeixas bem antes de descolorir.

O corte vem depois da tintura

Se ter o cabelo curto já é sua intenção, talvez seja a hora de apostar na platina. O corte posterior permitirá que todos os fios sejam “higienizados”. Ou seja, todas as pontas e as partes ressecadas serão eliminadas, permitindo que os cabelos fiquem bonitos, com uma cor vibrante e saudáveis.

Escolha o tipo de penteado que mais combina com você

Sempre considere o seu tipo de cabelo quando for cortá-lo, se grosso ou fino, se liso ou cacheado. A textura dos fios será um grande fator determinante para o resultado. O cabelo platinado curto não é adequado para determinadas madeixas.

Como, para quem não tem conhecimento, fica difícil determinar o que seja melhor ou não, uma boa sugestão é procurar um cabeleireiro. Esses profissionais são treinados e têm anos de experiência para te ajudar a encontrar o melhor corte.

A maior taxa de descontentamento com qualquer processo capilar é quando a pessoa tenta microgerenciar o serviço. É possível que dê errado e a recuperação, tanto da tintura, quanto do corte, será bem complicada.

Aprenda a modelar seu cabelo platinado curto

Você precisa treinar bastante para modelar seus fios em casa para que fiquem sempre bem apresentáveis. Opte por um corte de cabelo platinado curto que valorize o penteado. Certifique-se que o cabeleireiro faça algo prático, assim, não terá tanto trabalho.

Prepare-se para cortar sempre o cabelo platinado curto

Você já sabe que precisa usar o shampoo e o condicionador roxo para manter a cor do seu cabelo platinado curto. Entretanto, embora possa parecer contra-intuitivo, penteados curtos geralmente exigem mais manutenção do que cabelos mais longos.

Você tem que cortar os fios com frequência, pois quanto mais curto, mais facilmente ele perde a forma e fica bagunçado. Recomenda-se voltar ao salão para uma manutenção a cada 6 ou 8 semanas.

Não passe muito desse período, senão, todo o trabalho que teve na preparação da tintura, hidratando os fios, será jogado por água abaixo, com madeixas sem vida e com fios atrapalhados.

Gostou das dicas que demos sobre o cabelo platinado curto? Veja algumas fotos e se inspire!

Fotos de cabelos platinados curtos

View this post on Instagram

E esse cabelo que cresceu super rápido?!⁣ 🙅🏼‍♀️🙆🏼‍♀️💛🙅🏼‍♀️🙆🏼‍♀️💛🙅🏼‍♀️🙆🏼‍♀️💛🙅🏼‍♀️🙆🏼‍♀️💛🙅🏼‍♀️🙆🏼‍♀️💛⁣ ⁣ Ser loira não é nem uma pouco fácil, platinada então Brasil!!!! "Miseriqueima!!"⁣ Me perguntaram se é possível deixar crescer ele estando assim tão platinado, afinal o cabelo fica mais fraco e ralinho neah.🤷🏼‍♀️ Realmente é mais difícil, mas dá sim! Precisa de muitoooooos cuidados. 👌🏼 Quem lembra o tanto que o meu era curtinho? Bem Joãozinho mesmo (amei essa fase! 😍❤) e olhem o tamanho que já está, estaria maior se eu não estivesse super acostumada com ele curto e por isso estava sempre aparando umas pontinhas 😁😜 O cabelo curto me trouxe um outro universo… Mais desapegada, livre, ousada e estilosa (obs: não que os grandes não tragam isso tbm, mas eu digo, em mim. 😉) Quem sabe eu não deixo crescer mais pra frente, por enquanto continuo curtindo meu curtinho básico! 🤩😍 #meucurtinhobasico #cabeloplatinado⁣ #loiroplatinado

A post shared by Modelo Fitness (@vivialves.oficial) on

Compartilhe!

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.