Beleza Cabelos

Cabelo preto cresce mais que o loiro? Entenda definitivamente

Estamos vivendo o tempo do fake na internet, então, é bom ir acostumando-se a não acreditar em tudo o que você lê em redes sociais. E uma das ondas que anda invadindo as redes é exatamente a afirmação de que cabelo preto é melhor, que cabelo preto cresce mais que o loiro.

Saiba que isso é fake total, não é verdade. Todos os tipos de cabelo sofrem a mesma ação do tempo, do sol, da falta de cuidados ou até da ação do sal na água do mar. Os cabelos loiros apenas são mais exigentes, de forma especial para aqueles que foram descoloridos, pois necessitam de mais cuidados para manter a cor.

O cabelo loiro pode ressecar mais

Estudos mostram que, em média, os fios de cabelos crescem cerca de um centímetro por mês – e isso para todos os tipos de cabelo. Portanto, o crescimento é igual para todo cabelo, preto, loiro ou ruivo. Os cuidados é que podem ser diferentes para cada cabelo, e isso varia de pessoa para pessoa.

Entre as dificuldades maiores que as loiras enfrentam, está o ressecamento dos fios. O cabelo das loiras costuma ficar com mais pontas duplas, mais quebradiços, e isso pode dar a impressão que crescem mais devagar.

Leia também:

A descoloração prejudica a fibra capilar

Mas, atenção: esse tipo de problema acontece também com os fios de cabelos pretos. Ou seja, todo tipo de cabelo exige cuidados especiais, embora possa mudar o tratamento de um tipo de cabelo para outro. Não fique acreditando que cabelo preto é mais saudável ou que cabelo preto cresce mais que o loiro.

No caso do cabelo loiro, de forma especial se você fez a descoloração, vão ocorrer maiores danos à fibra capilar – e isso mais ainda se você deixou seu cabelo platinado. Isso vai exigir mais cuidados especiais e tratamentos específicos para manter a tonalidade e não deixar que fique opaco e quebradiço. A própria descoloração já causa danos na fibra capilar.



Todos os cabelos sofrem com danos

E aquelas que já têm o cabelo claro naturalmente, também precisam de muitos cuidados para manter a saúde de seus fios, o que vale igualmente para cabelos pretos ou escuros. Todos necessitam desse capricho e isso não é uma vez por ano – quem quer ter cabelos bonitos, precisa tratá-los muito bem o ano todo, ano após ano.

Por isso, não acredite nessa história de que cabelo escuro é mais saudável ou que cabelo preto cresce mais que o loiro. É puro fake desses tempos de fake news que estamos vivendo. Todos os cabelos ficam com danos, como ressecados ou sem brilho.

O fundamental é a saúde do seu cabelo

Se você tem o hábito de usar chapinha, por exemplo, e tem cabelos pretos, saiba que isso os deixa mais opacos e ressecados. Esse é o resultado normal desse procedimento e isso não afeta apenas os loiros. É muito bom, também, que você não deixe de usar filtros contra os raios solares toda vez que sair à rua, qualquer que seja a cor de seus fios de cabelos.

Hidratação é um recurso do qual você não pode abrir mão para manter os seus cabelos bonitos, sedosos e com brilho. Daqui a pouco vamos falar mais disso. O importante é você fixar que não é a cor do pelo que fará seu cabelo crescer mais ou menos. O que faz isso é a saúde dele.

Cabelo não precisa ser lavado todo dia

E aí a questão já é bem outra e chegamos ao cerne da questão: você precisa ter o hábito de tratar bem os seus cabelos, chegando ao couro cabeludo. É a raiz que dá saúde ao seu cabelo, que pode deixá-lo mais vibrante, com brilho, sedoso e bonito, e não a cor dele.

Por isso, é fundamental que você aprenda a lavá-lo bem e corretamente. Primeiro, procure sempre comprar shampoo e condicionador sem sal e caso seu cabelo não seja muito oleoso, também não precisa lavá-lo todo dia. A cada três dias está muito bom. Se seu cabelo for muito seco, lave a cada dois dias.

Aprenda a tratar bem dos seus cabelos

Procure massagear bem o couro cabeludo com a gema dos dedos – jamais com as unhas, que pode quebrar seus fios – e deixe o shampoo escorrer bem pelos fios. Sempre enxágue bem, não deixe resíduos no cabelo ou no couro cabeludo, pois isso pode até mesmo provocar caspa.

Procure enxaguar com água fria ou quase fria. Faça o mesmo com o condicionador, massageando bem os fios com as mãos ou ponta dos dedos. O condicionador ou os cremes de pentear não precisam ser aplicados no couro cabeludo, mas, apenas nas mexas e na parte mais comprida do cabelo. Também enxágue em água fria ou quase fria.

Como fazer tratamento capilar em casa

Além destes cuidados, você precisa preocupar-se com a hidratação de seus cabelos, como falamos há pouco. E não só a hidratação – é preciso também cuidar da nutrição e da reconstrução deles. Alguns institutos de beleza têm uma programação completa para estes três ciclos que duram, em média, um mês. E com repetição de tempos em tempos.

Mas, claro, você também pode hidratar, fazer a nutrição e a reconstrução de seus cabelos em casa. E isso para todo tipo de cabelo – definitivamente, não acredite naquele fake de que cabelo preto cresce mais que o loiro.

Você começa por uma boa hidratação

Então, mãos à obra. Para fazer a hidratação, você não precisa comprar produtos caros ou sofisticados. Eles são encontrados facilmente nos supermercados que você frequenta ou em farmácias próximas à sua casa.

Procure por cremes ou máscaras capilar que tenham em sua fórmula produtos como silicone e, normalmente, são constituídos à base de vegetais, como babosa ou aloe vera. Outros possuem glicerina e vitaminas. A hidratação você pode fazer uma vez por semana, sem nenhum problema.

Descubra que todos cabelos são iguais

Depois de umas duas sessões de hidratação, você já pode passar para a nutrição de seus cabelos. Você também encontra esses produtos facilmente, em farmácias ou supermercados. Eles deixam seus cabelos mais sedosos e oleosos, com mais vida. Normalmente, esses produtos são identificados pela palavra óleo – óleo de coco, de cupuaçu, cacau ou abacate. Faça a nutrição a cada 15 dias, após umas duas sessões de hidratação.

E aí você já pode chegar à terceira fase de seu tratamento capilar, que é a reconstrução de seus cabelos. Você pode procurar por produtos – cremes ou máscaras – à base de queratina, proteína, creatina ou colágeno, entre outros. Seu objetivo é dar força ao seu cabelo, devolver-lhe as proteínas que lhe dão vida. Feito tudo isso, você vai descobrir que não existe essa bobagem de que cabelo preto cresce mais do que o loiro. Todos são iguais, como iguais, aliás, são todos os seres humanos.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */