Beleza Cabelos

Cabelo roxo: confira dicas para apostar na cor de 2020 + lindas fotos

Nada de punk rock! Já faz algum tempo que os cabelos coloridos com cores ‘fantasias’ deixaram de ser sinônimo de rebeldia. E, ao longo dessas últimas temporadas, alguns tons tomaram conta da cabeça da mulherada – literalmente –, inclusive de celebridades, como é o caso do cabelo roxo.

A tonalidade Ultra Violet, por exemplo, foi a eleita a cor oficial de 2020 pela Pantone, a empresa mais respeitada do mundo quando o assunto é a catalogação de cores que serão tendência do momento a cada temporada. Segundo ela, você poderá ver a Ultra Violet ao longo desse ano em desfiles de moda, colorações de cabelo (que é o nosso assunto de hoje), construções arquitetônicas e muito mais!

Então, se você pensou em pintar o cabelo de roxo para ficar na moda, acertou em cheio! Além de deixar o visual lindo e despojado, a cor também simboliza mistério, criatividade, inovação e espiritualidade. Quer saber como aderir à trend, com quem ela combina e como cuidar dos fios coloridos? Então, vem comigo que eu te mostro as melhores dicas!

Quem pode apostar?

Assim como acontece com qualquer outra cor fantasia, as loiras também levam vantagem sobre as que têm madeixas escuras quando o assunto é cabelo roxo. Isso porque fios mais claros conseguem ser pigmentados mais facilmente. No entanto, isso não quer dizer que quem tem cabelos escuros não podem apostar na tendência para 2020.

Ao contrário disso, mulheres com cabelos pretos ou castanho-escuros também podem pintar o cabelo de roxo, passando ou não pelo processo de descoloração. Para isso, a dica é apenas para que se tenha a ajuda de um profissional em colorimetria capilar para analisar quais os tons que combinam com a cor base dos seus fios.

Depois, é só seguir as dicas dos hairtylists de plantão para as nuances que ficam bem nos mais diferentes tipos de pele para escolher a melhor opção para você. Os roxos mais quentes, com fundos mais rosados, são mais próximos e até parecidos com o ruivo e o vinho, o que quer dizer que eles podem causar menos “choque” na frente do espelho, ideal para as mais discretas e, também, para as mulheres de pele negra.

Mas, se o seu objetivo é conquistar um cabelo roxo mais vivo e chamativo, como aqueles com fundos mais frios ou azulados, pode ficar à vontade! As tonalidades de lilás ou mais clarinhas que esta caem super bem em cabelos loiros platinados.

Antes de se jogar nessa cor fantasia, o mais importante é para que você tenha cuidado para harmonizar a nova coloração com o seu tom de pele. Não existem tons de roxo “proibidos” para ninguém, ok? Porém, algumas tonalidades podem desvalorizar o seu visual, te deixar com a aparência envelhecida ou a pele mais pálida. Então, é melhor prevenir do que remediar, concorda?!

E por falar em prevenir, lembre-se que madeixas que já tenham passado por outros procedimentos químicos, sejam colorações, permanentes ou alisamentos, devem ser cuidados antes de serem pintados de roxo. Isso porque, ao aplicar outra química por cima dos fios já coloridos, pode haver uma incompatibilidade das substâncias, como é o caso do tioglicolato de amônia e da guanidina, que, juntas, podem causar o temido “corte químico”.

Portanto, consulte um profissional colorista ou cabeleireiro de sua confiança para avaliar e fazer um diagnóstico dos seus fios coloridos antes de ter um cabelo roxo. Muito provavelmente, ele deverá orientar e realizar uma decapagem capilar para remover a tintura anterior das madeixas para, então, colorir os fios com a nova cor.

Quais os melhores tons?

Como falei anteriormente, a Ultra Violet é a cor de 2020! Então, se você gosta de ficar sempre na moda, pode apostar nessa nuance para ter um cabelo roxo moderno e bonito. No entanto, como esse tom costuma ser bem intenso, nem todo mundo tem coragem de apostar nele para colorir os seus fios.

Então, neste caso, a dica é apostar em tonalidades mais discretas e não menos bonitas, como o lavanda, lilás ou marsala. Esse primeiro é ideal para a mulherada que prefere um cabelo roxo mais discreto, com um toque de delicadeza e romantismo. Já o lilás é um pouco mais pigmentado, indicado para aquelas que procuram por um tom mais discreto, mas sem passar despercebido.

Por último, o cabelo roxo marsala pode ser o investimento perfeito para as mulheres que não abrem mão de fios escuro. A nuance combina tons de roxo e vermelho para dar origem a uma terceira cor mais moderna e sofisticada.

Mechas, coloração global ou raiz esfumada?

Além de acertar na escolha do tom ideal para você, também é necessário apostar na melhor técnica para ter um cabelo roxo digno dos sonhos! E a primeira coisa que você precisa saber é que a técnica escolhida vai depender do resultado que você deseja alcançar.

Há que goste de mechas, como ombré hair ou californianas, mas também tem quem prefira apenas o método da raiz esfumada ou até mesmo a coloração global (pintar o cabelo todo). Essa última é ideal para as adeptas ao visual monocromático, que é super atual. No entanto, exige maiores cuidados e manutenção constante, o que leva muitas mulheres a recorrerem às demais opções.

Já a raiz esfumada é recomendada para quem não quer uma transição marcada entre os tons conforme o cabelo cresce. Essa técnica pode deixar o visual mais natural e, ainda, mais fácil para cuidar e fazer as manutenções necessárias.

Por último, se você não quiser passar por uma transformação tão radical, existe a opção de fazer mechas roxas. Elas dão mais personalidade às madeixas de uma maneira muito mais democrática.

Como pintar o cabelo de roxo com violeta genciana? Veja passo a passo

Depois de saber tudo sobre o cabelo roxo, aposto que você ficou curiosa para saber como aderir à tendência nos seus fios. A primeira coisa importante é que se você não tem habilidade com coloração, vai precisar da ajuda de um profissional, em um salão de beleza.

Mas, se você já é acostumada a pintar as madeixas sozinha, pode seguir o passo a passo que nós vamos mostrar abaixo para conseguir o cabelo roxo que tanto deseja! Se você optar por colorir o cabelo com uma tintura roxa de sua preferência, basta seguir o passo a passo descrito na embalagem para conseguir o resultado esperado.

Ou pode pintar o cabelo de roxo de maneira super barata e fácil com a violeta genciana. Confira:

Passo 1: Prepare a mistura do creme com a violeta genciana. Se quiser um roxo mais claro, despeje apenas algumas gotas do produto em um creme branco. Se quiser mais escuro, despeje mais até atingir a tonalidade desejada.

Passo 2: Agora, divida o cabelo, ainda seco, em mechas finas e comece a aplicar a mistura, espalhando-a ao longo dos fios, conforme a técnica de pintura que você escolheu.

Passo 3: Depois de terminar de aplicar a mistura no cabelo todo, aguarde 10 ou 15 minutos até que ela aja nos fios.

Passo 4: Por último, enxágue o cabelo e faça uma hidratação para evitar o ressecamento dos fios.

Observação: Para quem tem cabelos escuros e que queira atingir um roxo mais claro, o ideal é descolorir os fios antes da coloração. Se você ainda não sabe como descolorir o cabelo em casa, pode clicar aqui para aprender.

Cuidados antes da coloração

Como a descoloração e/ou coloração costumam ser bem agressivas ao cabelo, isso por causa das químicas usadas para despigmentar/pigmentar os fios, serão necessários alguns cuidados antes do procedimento para protegê-los de possíveis danos, como ressecamento, queda, quebra ou até o temido “corte químico”.

Dependendo das condições e necessidades dos fios, será importante realizar tratamentos de nutriçãohidratação ou reconstrução, ou seja, seguir um cronograma capilar. Isso evitará fios opacos e quebradiços, tanto antes quanto depois de pintar o cabelo de roxo.

Na dúvida, procure um profissional em um salão de beleza para avaliar e dar um diagnóstico preciso sobre o estado de saúde dos seus fios. Evite quaisquer possíveis riscos às suas madeixas!

Cuidados após a coloração

E se você aí estava achando que esses cuidados só seriam necessários antes de pintar o cabelo de roxo, está enganada! Depois de coloridos, o seu cabelo roxo precisará de atenção redobrada para manter a cor sempre bonita e viva e, é claro, deixar os fios sempre saudáveis.

Caprichar na hidratação semanalmente e usar sempre produtos específicos para cabelos coloridos são os primeiros cuidados essenciais com os seus novos fios roxos. Além disso, com as cores fantasias são mais voláteis, os pigmentos tendem a sair das madeixas com maior facilidade.

Então, evite lavar o cabelo com muita frequência. Para isso, você pode contar um shampoo a seco como grande aliado para aumentar o intervalo entre as lavagens. Também é imprescindível sempre usar um bom protetor solar para cabelo e evitar piscinas e banhos de mar, pois o cloro e o sal podem ressecar os fios e causar o desbotamento da cor.

Confira algumas lindas fotos de cabelo roxo para se inspirar!

E aí? Gostou de saber tudo sobre o cabelo roxo? Você já pintou o seu ou tem vontade de pintar com essa cor? Compartilhe!

Até a próxima!

Sobre o autor

Raiane