Cabelos

Cabelo sintético: como escolher, como usar e como cuidar do seu

O assunto é de certa forma um tabu entre as mulheres, vítima de preconceito e tema de discussões acaloradas. Não, não estamos falando de política. O assunto aqui é o cabelo sintético que divide opiniões, mas que vem conquistando a cabeça de mulheres confiantes e criativas.

Feito de nylon ou fibra sintética o cabelo sintético é possível de ser encontrado em várias versões de formatos e cortes. Ele costuma ser mais brilhante do que o cabelo natural, esta característica deve ser considerada na hora de fazer o penteado ou pensar o look que você vai usar.

O ser comparado com o cabelo humano o cabelo sintético leva vantagem em relação ao custo pois o modelo artificial é bem mais barato que o natural, porém sua durabilidade é menor. Se bem cuidado, o cabelo humano pode durar vários anos, já o sintético normalmente dura entre três meses e um ano.

Ao escolher um produto de qualidade e realizar um bom penteado o resultado final será um cabelo bonito e muito semelhante ao cabelo natural.

Como escolher o melhor tipo de cabelo sintético

Basicamente os cabelos sintéticos estão presentes em três tipos de apliques: em faixa, mega hair tic-tac e em perucas lace. A diferença está na maneira como o fio sintético é utilizado, no aplique em faixa o fio sintético é costurado nos fios naturais, no mega hair tic-tac o fio sintético é preso ao fio de cabelo natural e na peruca lace o fio sintético é preso em uma rede que é colocada sobre a cabeça.

O cabelo sintético é uma maneira rápida de aderir aos fios longos. A maioria dos modelos disponíveis são de cabelos deste comprimento, mas não se preocupe também existem versões curtas de qualidade.

Optar por fios sintéticos em que a coloração sejam parecida com o tom dos seus cabelos naturais ajudará na composição do visual dando maior naturalidade ao conjunto. Outro cuidado importante é verificar se a espessura do fio escolhido condiz com o seu tipo de cabelo para não criar um efeito desproporcional.

São dezenas de opções de cabelos sintéticos: lisos, ondulados, twist, cacheados, ombré, miojo, marley, box afro, rastafári, japonês são apenas algumas sugestões que podem te ajudar a ter ótimas ideias de looks encantadores.

A enorme variedade de cores é outro fator que pode ajudar você a se decidir por um cabelo sintético, vermelho, azul, verde e roxo são apenas alguns exemplos de cabelos que podem ser utilizados por quem quer ousar e compor um look ousado e criativo.

Como usar cabelo sintético

Para limpar o cabelo sintético você pode além do shampoo e do condicionador fazer uso de amaciante de roupas. Basta deixar o cabelo de molho no amaciante para que ele fique mais limpo e macio.

Penteie o diariamente o seu cabelo sintético, isto evitará que ele embarace. Ao pentear o cabelo sintético tome cuidado com o tipo de pente que você vai usar, prefira aqueles que as cerdas são largas, escovas ou pentes finos podem quebrar os fios do cabelo.

Alguns tipos de cabelo sintético permitem fazer cacheados, como este é um procedimento arriscado, antes de tentar confirme na embalagem do cabelo se isto é possível e faça um teste na ponta de uma pequena mecha interna para confirmar.

Inicie o penteado pelas pontas e levemente vá subindo o comprimento até chegar à raiz. Não se assuste e caírem alguns fios, isto acontece e não se esqueça nunca penteie os cabelos debaixo do chuveiro.

Se você comprou um cabelo que a cor for diferente do seu tom natural é possível diminuir esta diferença utilizando um produto tonalizante que não contenha amônia. Como o cabelo sintético não permite coloração algumas mulheres ao tentarem variar o tom do cabelo optam por utilizar maquiagem de cabelo ou caneta de tecido para criar efeitos exclusivos, o que vale aqui é a criatividade e a ousadia.

Se o problema for reconquistar o brilho do cabelo faça uso de silicone que além de recuperar danos também favorece a recuperação de cabelos opacos.

Para aumentar a durabilidade e manter o brilho do cabelo sintético por mais tempo invista em comprar produtos que sejam específicos para este tipo de cabelo.

Como cuidar do seu cabelo sintético

Da mesma maneira que o cabelo natural requer cuidados diários a versão sintética também necessita de atenção para manter o brilho e o aspecto de naturalidade. Além de lavar e pentear, os cuidados básicos pedem que você, eventualmente corte as pontas, e utilize produtos que reparem pontas duplas.

Para lavar os fios sintéticos o mais recomendado é utilizar shampoo neutro e condicionador em água morna ou fria. Massageie os fios de maneira leve como se estivesse lavando seus cabelos naturais.

Não se recomenda utilizar secador ou chapinha em cabelos sintéticos, o calor pode quebrar, queimar ou prejudicar o brilho do fio artificial. Para secar basta enrolar em uma toalha e esperar que seque naturalmente.

Se você quer um efeito cacheado, o preferível é comprar um cabelo já neste formato, porém se o efeito for para apenas uma ocasião poderá construir os cachos utilizando bobes e água em temperatura baixa.

Tingir ou fazer mechas são outros procedimentos proibidos em cabelos sintéticos. Isto pode comprometer a coloração artificial do cabelo ou prejudicar suas características diminuindo o brilho e a durabilidade.

O uso de silicone em gotas é o mais recomendado para recuperar o brilho do cabelo se ele estiver ficando opaco. Este procedimento simples é feito aplicando o silicone levemente com as mãos.

Pontas duplas ou ressecadas podem serem tratadas com um bom reparador de fios mas se este procedimento não resolver recomenda-se cortar as pontas.

Na hora de guardar o cabelo sintético verifique se o local e a disposição são adequados. Dependendo do lugar ou da forma que você guarde poderá emaranhar ou amassar os fios.

Mesmo com todos estes cuidados é natural que o cabelo sintético vá perdendo o brilho com o tempo. Se você perceber que os fios estão opacos e os cuidados que recomendamos não estão mais surtindo efeito é porque chegou a hora de comprar seu novo cabelo sintético.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.