Beleza Cabelos

Cabelo unissex: o que é? Como aderir? Combina com você?

Antes de falarmos sobre cabelo unissex, nada melhor do que falarmos um pouco sobre o passado da profissão. Tudo bem que, talvez, para você que tenha nascido na década de 90, isso seja algo completamente desconhecido, mas para outras pessoas, pode ser um mergulho no passado.

Há muito tempo atrás, muitos anos mesmo, o salão de cabeleireiro era locais destinados exclusivamente para a mulher, já os homens frequentavam os barbeiros, que, além de cortar a barba ainda davam aquela aparada básica nas cabeleiras. Mas, os dias são outros e os barbeiros acabaram se transformando em barbearias clássicas ou repletas de hipsters.

Hoje em dia, homens e mulheres frequentam os mesmos locais quando desejam cortar os cabelos, tudo bem que, devido ao avanço da profissão, alguns salões acabaram se especializando em um tipo de cabelo, enquanto outros, tem entre seus fregueses mulheres, homens e crianças.

Mas, não foram somente os salões que evoluíram, na verdade, podemos afirmar que o mundo inteiro ao redor dos salões do mundo inteiro. Durante muitos anos, reinou entre nós aquele preconceito a respeito de cabelos longos demais para os homens, e cabelos curtos demais para as mulheres. Homem não podia ter cabelos compridos e, se aparecesse algum artista com cabelos longos, eles podiam, a mesma coisa para as mulheres.

E com o passar dos anos e com a evolução do pensamento, esse tipo de pensamento acabou se diluindo no decorrer dos dias. Por exemplo, hoje em dia, as coisas estão completamente diferentes e determinados cortes que seriam terrivelmente criticados na década de 80, hoje simplesmente fazem parte da moda e são algo comum de nosso tempo.

Esse lance de cabelos compridos para as mulheres e curtos para o homem é algo até bíblico, sabia disso? Paulo, um dos apóstolos de Jesus, ao chegar em uma cidade pediu para que os homens cortassem seus cabelos pois era difícil saber quem era quem de costas. Algo muito comum nos homens que deixam as longas madeixas crescerem, nada mais comum do que receber um “fiu-fiu” de vez em quando, quer dizer, antigamente, hoje em dia, as pessoas dão uma olhadinha para ver se realmente é uma representante do sexo feminino.

Cabelo unissex: o que é?

Hoje em dia as coisas mudaram bastante e, cabelos, entre outras coisas se tornaram unissex. Você saberia me dizer o que é unissex? Bom, o início da palavra lembra unir, e o final, sex que lembra sexo, não o sexo propriamente dito, mas o sexo na questão gênero, portanto podemos dizer que a palavra “unissex” significa algo que pode ser utilizado por ambos os sexos.

Sem aquela coisa de, isso é de menino então menina não pode usar, sabe? Atualmente, não somente os cortes de cabelo são unissex como algumas peças de roupas, entre outras coisas que podem ser utilizadas tanto pelos garotos quanto pelas garotas. Mas, vamos ficar nos cabelos, geralmente, alguns homens curtem cabelos curtos, bagunçados e etc, algumas mulheres aderiram a essa moda e, aqui vemos um corte de cabelo unissex.

Os cabelos cumpridos que alguns homens nutrem, precisam ser tratados, penteados e também aparados, os cortes feitos em cabelos longos, mesmo masculinos não são as mesmas e por isso acabam se tornando um cabelo unissex. Entendeu?

Cabelo Unissex: Como aderir?

Aderir a um corte de cabelo unissex é muito simples e fácil. Basta escolher o tipo de cabelo que mais lhe apetece e chegar em uma cabelereira e pedir para cortar. Aqui, uma dica muito importante para evitar idas e vindas ao salão, se por ventura encontrou alguma imagem na internet que queira fazer, leve a imagem no celular ou impressa, ok?

Uma profissional experiente consegue observar o corte desejado e saber o que deve fazer para alcançar um resultado semelhante, claro, não ficará extremamente igual ao que viu na foto, mas com certeza ficará tão próximo quanto possível, ok?

Cabelo Unissex: Combina com você?

Esse é um dos pontos mais importantes e mais temidos… Será que o corte escolhido combina realmente com você? Na hora que vemos a imagem na cabeça de alguém, achamos a coisa mais linda do mundo, mas será que o mesmo corte cairia bem em nós? Bom, caso essa seja uma de suas dúvidas, a dica acima serve também.

Uma profissional geralmente observa não somente o corte de cabelo como também as características do rosto, por se tratar de uma pessoa que trabalha com aparência, saberá avaliar muito bem seus traços e, caso aquele corte não caía bem, ele levantará não somente a questão como também poderá sugerir outros cortes que poderão lhe trazer o resultado esperado.

Observações finais

Outro detalhe muito importante para se falar a respeito de quando é corte de cabelo, ainda mais se, você, mulher, desejar sair dos cabelos longos e partir para um corte mais curto, unissex e que seja mais fácil de cuidar. Uma coisa que é comum acontecer, não gostarmos do cabelo no momento que é cortado.

Estranhar é muito comum, por isso, não se espante. Você se viu diante do espelho durante tantos anos com um determinado cumprimento de cabelo e, de repente, decidi mudar radicalmente, nada mais comum do que achar estranho e se arrepender, mas, aguarde alguns dias e espere se acostumar, com o tempo, perceberá que, aderir ao cabelo unissex foi a melhor coisa que fez.

Outra coisa bacana de mencionar é que, às vezes, o espelho de nossa cabelereira parece mágico e nos mostra um lindo cabelo que combina maravilhosamente com a gente. Saímos de lá felizes e irradiantes por causa do resultado, mas, na manhã seguinte, na primeira lavagem, ele simplesmente não fica da maneira que estava algumas horas atrás. Já aconteceu com você alguma vez?

View this post on Instagram

Aaahhhh it's #platinum! There's still ONE SPOT on the very top of my head that has a brassy tint to it but I'm so done with hair shit tonight and lol I can't see it anyway so who cares. Gonna *attempt* to tone it silver soon, but I gotta let this shit repair itself first. It's dryyyyyyy. I've got some hair masks from the store and a jar of #coconut oil which will be my best friend over the next week or so. But I'm gonna enjoy my platinum while I've got it! x3 . . . . . . . . . . . . . . . . . . #lgbt #lgbtq #trans #nonbinary #enby #ftm #genderqueer #unisexhair #platinumblonde #blond #blonde #blondehair #blondhair #menshair #hairdoneathome #diyhair #bleachedhair #newhairwhodis #newhairdontcare #blondeshavemorefun #newstyle #nonbinaryhair #transhair #coconutoil #hairmask #coconuthair

A post shared by A.J. Lockwood (@a.j.is.my.name) on

Pois é… Isso é algo muito comum também que precisa ser levado em consideração, por isso, antes de sair do salão, converse com a profissional a respeito das formas para manter seus cabelos daquela maneira, ok?

Bom, e por hoje é só, espero que tenham gostado desse artigo sobre cabelo unissex e, caso esteja pensando em mudar de corte, que as fotos selecionados lhe inspirem para deixa-la ainda mais bonito ou bonita, é claro.

/* ]]> */