Beleza Cabelos

Cabelos castanhos: veja tons, dicas para cuidar e fotos

Podem dizer o que quiser, mas o tradicional nunca sai de moda! Mesmo com o boom de tons de loiros e ruivos, que invadiram a onda de luzes, mechas californianas e ombré hair, os cabelos castanhos voltaram com tudo e prometem estar na cabeça da mulherada, inclusive das celebridades, marcando as tendências de inverno.

Depois que famosas como Anitta e Bruna Marquezine aderiram ao visual, que fica bem em todas as tonalidades de pele, especialmente entre as brasileiras, muita gente decidiu aderir aos tons de castanhos nas madeixas, desde os mais claros até os mais escuros, que iluminam de forma natural, realçam o brilho e, de quebra, ainda agridem menos os fios.

E se antes a ideia era a de que o castanho no cabelo era muito limitado, agora, os melhores hairstylists do mundo alertam para o leque de opções que a cor pode oferecer para mudar o visual com tudo e nos deixar ainda mais lindas, sendo uma das mais versáteis do momento.

Você pode tanto apostar nos cabelos castanhos para fazer luzes ou mechas quanto para dar um aspecto natural aos fios com um toque iluminado, o que vai depender do seu estilo e personalidade.

Quer saber mais sobre as tonalidades e conferir dicas para cuidar e fotos incríveis de cabelos castanhos? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo que eu te conto tudo!

Quem pode ter?

Como falamos anteriormente, a boa notícia é que os cabelos castanhos são bastante versáteis e, portanto, podem combinar sim com todos os tons de pele e tipos de cabelo, ainda mais por serem tão comuns naturalmente entre nós brasileiras. Sendo assim, mesmo que você consiga a cor tingindo os fios, é possível alcançar um efeito natural e iluminado, sem radicalizar no visual.

Então, não precisa se preocupar! Se você é loira e quer mudar o look, mas não quer largar por nada os fios dourado, não tem problema. Basta escurecer as madeixas com algumas mechas discretas espalhadas pela cabeça para ganhar o efeito desejado.

Já para as donas de cabelos escuros ou pretos que querem dar uma retocada ou iluminada no visual, mas de forma bem sutil, as luzes ou mechas castanhas também ficam lindas e modernas e, o melhor, sem causar nenhum “choque” na aparência na frente do espelho.

A seguir, você vai conhecer os melhores tons de cabelos castanhos que caem bem com você, de acordo com a sua tonalidade de pele e, é claro, gosto e estilo…

Qual tom fica melhor em mim?

Agora que você já descobriu que os cabelos castanhos ficam bem em qualquer tipo capilar ou tonalidade de pele, chegou a hora de saber qual deles pode ficar melhor em você e dar o up no visual que você tanto procura. Vamos lá?!

Castanhos claros

Em geral, os cabelos castanhos claros são mais comuns em mulheres que foram loiras na infância. Por isso, quem tem esse tom naturalmente, não costuma apostar em nuances loiras ou loiríssimas, tudo para deixar o visual com o aspecto mais natural possível.

Neste caso, se você faz parte desse time ou pretende tingir as madeixas com a tonalidade, só precisa saber que ela pode vir em tons mais frios ou mais quentes ou, ainda, ganhar luzes com um ou dois tons a menos.

Os cabelos castanhos claros são conhecidos pela famosa cor de mel, que é considerada uma ótima pedida para quem não quer ou não tem coragem de ficar loiríssima em uma primeira viagem, digamos assim.

Uma das técnicas mais usadas pelas famosas para conseguir lindos cabelos castanhos claros é a Bronde Hair, a também chamada de “nem loira, nem morena”, que ajuda a dar aquela iluminada no visual sem radicalizar demais.

Castanhos médios

Os cabelos castanhos médios são, geralmente, em tons de chocolate, os mais pedidos entre mulheres, incluindo famosas, que desejam aderir a um visual mais natural. Alguns puxam até mesmo para o ruivo…

No entanto, vale ressaltar que essa nuance fica muito melhor em quem tem a pele amarelada ou, como é mais conhecida, parda. Se você quer fazer algo ainda mais moderno e iluminado no cabelo, pode apostar em luzes, reflexos ou mechas em nuances de caramelo, que são mais quentes, para ficar linda como nunca!

Castanhos escuros

Não estamos falando aqui de cabelos pretos, mas sim, de castanhos escuros. Apesar de muita gente achar que eles são a mesma coisa, os tons são bem diferentes. Geralmente, essa tonalidade mais escura fica melhor em mulheres com a pele branca, podendo criar um contraste bem legal.

No caso de quem quer clarear, a dica é apostar em luzes, reflexos ou mechas em tons avermelhados. Ficam lindos e modernos!

Cabelos castanhos com luzes ou mechas

Os cabelos castanhos, sejam eles claros, médios ou escuros, podem ficar lindos com luzes ou mechas, deixando o visual super iluminado. Para isso, basta combinar os tons mais recomendados para o seu tipo de pele e tom em que os seus fios estão no momento. Há quem prefira nuances mais loiras, outras que não dispensam um bom caramelo e, ainda, mulheres que gostam das tonalidades mais avermelhadas.

Além disso, as técnicas de coloração que estão em alta hoje são, principalmente, o ombré hair e as mechas californianas, que podem ser feitas em todos os tipos e tamanhos de cabelo.

Como cuidar de cabelos castanhos

Assim como os cabelos pretos, loiros ou ruivos, os cabelos castanhos, especialmente os tingidos, também exigem cuidados especiais para se manterem saudáveis e bonitos. Veja abaixo quais são os principais deles:

1 – Acerte na escolha do tom

Não existe segredo para acertar na escolha do tom de castanho perfeito para você. Para isso, basta considerar o subtom da sua pele. Se for rosado, por exemplo, você pode apostar em qualquer tonalidade marrom. Se for amarelado, a dica é optar por tons castanhos quentes e naturais, como caramelo e chocolate, que avivam a expressão.

2 – Use a técnica adequada

Para conseguir um cabelo castanho de dar inveja, outro cuidado importante é investir na técnica de descoloração ou coloração correta. Se você é loira natural ou descoloriu o cabelo, por exemplo, e quer escurecer os fios, a dica é apostar em uma pré-pigmentação para evitar que as madeixas fiquem esverdeadas.

O procedimento funciona da seguinte forma: o profissional do salão de beleza aplica um pigmento acobreado, espera agir por cerca de cinco a dez minutos e enxágua. Em seguida, as mechas recebem uma coloração castanha. Para isso, você deve fazer uma hidratação intensa uma semana antes da aplicação da técnica.

3 – Fique atenta às sobrancelhas

A cor das sobrancelhas deve ser igual à do cabelo. Por isso, se elas forem mais escuras, dê uma leve clareada. Não exagere, ok? Afinal, a ideia é que o seu visual fique com um aspecto o mais natural possível.

3 – Tonalize os fios

O castanho é uma nuance que fica muito mais bonita quando está brilhosa e radiante. Portanto, se você usa bastante secador e chapinha, aposta em alisamentos químicos e fica bastante exposta ao sol, certamente, a cor e beleza dos seus fios poderão ficar comprometidas.

Portanto, para recuperar a luminosidade deles, a dica é apostar em um banho de brilho com um tonalizante da sua cor, pelo menos, uma vez por mês, além de seguir uma rotina de tratamentos. Além disso, não se esqueça de aplicar sempre um protetor solar para cabelo antes de sair de casa, especialmente nos dias mais quentes do ano.

4 – Use produtos específicos

Mulheres com cabelos castanhos naturais devem usar sempre um shampoo e condicionador adequados ao seu tipo capilar, principalmente quando o assunto é combater o ressecamento. Já no caso de quem tem cabelos tingidos, a dica é investir em produtos que ressaltem a cor e, ao mesmo tempo, ajudem a mantê-la, além de fecharem as cutículas dos fios e protegerem a fibra capilar contra os efeitos do sol.

5 – Ilumine os fios

Como falamos anteriormente, as luzes, reflexos ou mechas podem valorizar ainda mais o visual de quem tem cabelos castanhos. Basta apostar na técnica certa para oferecer a luminosidade ideal que os seus fios precisam.

Confira fotos de cabelos castanhos para se inspirar!

Agora que você já sabe tudo sobre os cabelos castanhos e como conseguir o tom perfeito para você, chegou a hora de ver algumas fotos para começar a pensar em apostar nos seus. Veja!

8 dicas para ter unhas impecáveis!


/* ]]> */