Beleza Cabelos

Cabelos curtos: confira os melhores cortes, penteados e dicas para cuidar

Cabelos curtos

Ter os cabelos curtinhos representa um desafio para muitas mulheres hoje em dia. Afinal, o que mais se vê é a corrida pelo cabelão longo, bonito e saudável, cultivado durante anos ou simplesmente implantado, no caso daquelas que têm menos paciência para cuidar das madeixas e investem nos lindos e ousados megahair.

Logo, ter as madeixas curtas se torna um sinal de personalidade forte e muita atitude. Os fios curtos quase que representam um poder da mulher que os têm, o que intimida muita gente e chama a atenção por onde passa.

No entanto, para mostrar estilo, é preciso estar antenada nas tendências de cortes e penteados para não fazer feio. Existem inúmeros tipos de cortes para cabelos curtos e penteados de deixar o queixo no chão.

Além de estar informada sobre o que está rolando pelo mundo afora, é preciso também saber qual é corte ideal para o seu tipo de rosto. Qual será o que mais combina com o seu rosto e personalidade?

Leia o artigo até o final e saiba que tipo de corte ideal para o seu rosto e confira, ainda, dicas de lindos penteados para cabelos curtos!

Tipos de rosto para cortes em cabelos curtos

Como dissemos anteriormente, o que nem toda mulher com as madeixas curtas sabe é que tem um tipo de rosto para cada corte. Por isso, é importante saber qual é o formato do seu rosto para só então decidir qual combina mais com você e, é claro, com a sua personalidade.

Confira abaixo os tipos de cortes em cabelos curtos que combinam com cada tipo de rosto:



Rosto oval

Esse é o tipo de rosto mais “democrático”, pois combina com quase todos os modelos e estilos de cortes. Para arrasar, basta abusar da criatividade. Pode ser desde um corte estilo Joãozinho, super chique e usado por muitas celebridades, até madeixas desfiadas na altura da orelha.

Rosto quadrado

Testa e queixo grandes são características desse formato de rosto. Portanto, é indicado usar cortes com franjas médias ou curtas, que vão ajudar a suavizar as linhas do rosto nas laterais e no comprimento. Os tipos de cortes podem variar desde um chanelzinho, fios assimétricos e até um corte na altura do queixo com as pontas desfiadas.

Rosto triangular

Quem tem esse tipo de rosto deve evitar cortes muito curtos e em muitas camadas. Um dos estilos mais indicados de corte é o Bob, que deixa o cabelo mais curtinho atrás e com mechas mais compridas na parte da frente. A ideia é dar equilíbrio ao rosto.

Rosto redondo

A principal diferença entre o rosto redondo e o oval é o fato de ele ser mais curto e largo. Portanto, os cortes devem ser mais volumosos, curtíssimos e com franjas longas. A franja mais longa deve ser leve e seguida de um corte curto feito em diagonal com o rosto, alongando mais e valorizando a beleza para esse formato de rosto. Veja aqui mais opções de cortes de cabelo curto para rosto redondo.

Rosto retangular

O corte que mais combina com esse tipo de rosto é o médio em camadas. Se você fizer uma franja assimétrica, fica ainda mais lindo! Opte por penteá-la para o lado para dar ainda mais charme ao corte.

Tipos de cortes em cabelos curtos

Depois de saber qual é o seu tipo de rosto e qual o corte ideal para ele, agora você vai conhecer os tipos de cortes que existem para cabelos curtos. Eles são lindos e podem ser feitos em qualquer salão de beleza. Veja quais são os mais famosos:

Corte Cut Bob

cut-bob-hair

O Cut Bob é o queridinho das celebridades e nada mais é que um corte repicado na altura do pescoço, com o comprimento maior na parte da frente. Esse corte pode ter uma franja longa, média ou curta, de acordo com o tipo de rosto e cabelo de cada mulher. Em geral, ele costuma ser mais usado em madeixas curtas e lisas.

Corte Curto Pixie

cabelo-curto-pixie

Esse era o famoso corte Joãozinho e que agora está em alta e fazendo a cabeça – literalmente – de muitas mulheres. O Curto Pixie é bem curtinho e desfiado, o que deixa o cabelo mais despojado e moderno. A dica é que o corte seja feito por um profissional, já que o desfiado na parte da frente pode dar um pouco mais de trabalho.

Corte Curto Repicado

cabelo-repicado-curto

O corte repicado já é um clássico e nunca sai de moda. O que diferencia esse corte dos outros é o seu comprimento, que é um pouco maior nas laterais, e a franja, que dá um charme especial. De um modo geral, ele é mais indicado para mulheres com o formato do rosto oval.

Corte Long Bob

cabelo-long-bob

Ele é uma das tendências mais usadas em cabelos curtos. O corte nada mais é que um chanel remodelado, com a parte da frente mais longa que a parte de trás do cabelo. Fica lindo em quase todos os tipos de cabelos.

Corte Messy Hair

messy-hair

Esse tipo de corte propõe que os cabelos fiquem mais volumosos e um pouco mais ondulados nas pontas. Ele fica ainda mais charmoso com a texturização com pomada ou mousse.

 Corte com franja em linha assimétrica

franja-assimetrica

A franja assimétrica é uma das tendências para cabelos curtos femininos, pois deixa o look limpo e moderno. O comprimento longo logo abaixo do queixo e com um caimento certo é sensacional e deixa qualquer mulher linda. E se você não curte muito franjas assimétricas, pode clicar aqui para escolher outros tipos de cabelo curto com franjas para você se inspirar!

Corte Pixie Moicano

pixie-moicano

É um dos cortes mais famosos por ser usado por muitas celebridades. Ele é um moicano ousado, só que com aparência elegante, ao mesmo tempo. Para dar ainda mais estilo ao corte, muitas mulheres optam por penteado para trás ou despenteá-lo totalmente, utilizando um gel para deixar o visual mais moderno. Veja aqui como adotar ao corte pixie das famosas!

 Corte Undercut

undercut-feminino

É um corte ousado, cheio de atitude e combina muito com cabelos curtos. Ele consiste em raspar a parte posterior da cabeça (nuca) e geralmente é feito misturado com cortes estilo Joãozinho.

Corte Sidecut

corte-sidecut-cabelo-curto

É bem parecido com Corte Undercut, mas com ideia diferente. Neste caso, a raspagem do cabelo é feita na parte lateral da cabeça e é ideal para quem quer dar uma variada no visual.

Corte andrógino

Já ouviu falar do cabelo andrógino? Essa também é uma nova modalidade de fios para madeixas curtinhas que é sinônimo de atitude e, mais que isso,de modernidade. E se você sempre achou determinado corte bonito, mas nunca teve coragem de usar por ser masculino, vai ficar feliz com essa trend. O corte andrógino, como o próprio nome já diz, é um tipo de corte que pode ser feito tanto por homens quanto por mulheres, e existem em inúmeras opções mais curtinhas.

Vale a pena dar uma pesquisada!

Veja aqui outras opções de cabelo unissex para se inspirar!

Glass Hair

Trata-se de um corte moderno que virou tendência entre as celebridades, graças à sua finalização com fios mega lisos e alinhados. Trata-se de um cabelo geométrico, com base totalmente reta, e que confere um brilho extremo aos fios. O modelito é perfeito para quem gosta de uma pegada mais moderna e fica ainda mais charmoso se você partir o cabelo ao meio.

Blunt Cut

Blunt Cut, ou Blunt Bob, é um corte que tem o seu nome originário na língua inglesa e nada mais é do que mais um estilo de corte reto que está na moda agora no verão de 2019. Entre as suas características principais, estão a base reta, sem assimetria entre as mechas ou pontas repicadas. O arranjo pode ser feito em todos os tipos capilares.

Chanel

Os cortes de chanel estão entre os cortes de cabelos curtos mais populares entre as mulheres. E além do tradicional corte feito na altura da nuca e com base reta, agora ele também ganhou versões mais modernas, que podem combinar com todas as personalidades, desde as mais despojadas até as mais delicadas.

Alguns dos estilos de chanel mais apostados por quem adora se aventurar nos fios curtinhos são o chanel de bico (que possui a base reta e os fios frontais maiores, formando um “bico”) e o chanel invertido. E se você tem o rosto redondo, também pode conferir dicas de como fazer corte de cabelo chanel em rosto redondo clicando aqui.

Buzz cut

Já na categoria de fios curtíssimos, o famoso buzz cut também é um dos favoritas da mulherada ousada. Trata-se de um corte curto feito a partir de fios bem baixos, quase deixando a cabeça careca. No entanto, em vez de simplesmente raspar a cabeça, o diferencial desse arranjo está nos contornos do rosto, que são deixados mais visíveis para valorizar a face.

Além de ser um styling lindo, também é bastante prático e fácil de cuidar. Para deixar um look de arrasar, você pode incrementar esse corte investindo sem medo em acessórios e cores fantasia, que deixam o visual moderno e despojado.

Corte trapézio

Outro corte muito popular, junto com o clássico chanel, entre pessoas apaixonadas por fios curtos, o corte trapézio se trata de um arranjo que tem esse nome justamente por dar mais destaque à essa parte do corpo da mulher.

Ele também é feito com uma base reta e madeixas levemente enviesadas. Tem gente que prefere apostar nesse modelito mais curtinho, na altura do queixo, e outras em versões um pouco mais longas. No entanto, vale ressaltar que, para ser considerado um corte trapézio, o arranjo deve ser feito sempre acima dessa região do corpo.

Firefly Hair

Apesar do nome pouco conhecido, o firefly hair – ou corte firefly – também virou tendência entre as celebridades, entre elas, Scarlett Johansson e Natalie Portman. Trata-se de um arranjo com fios curtinhos e repicados, com bastante textura, que deixam o visual mais ousado e moderno.

Ele é inspirado no antigo corte asa-delta, muito famoso na década de 90, só que em uma versão mais cool. Os fios curtos e repicados podem ser combinados com uma franja longa e nuca batida, mas não é obrigatório. Para estilizar o seu firefly hair, basta apostar em uma franja lateral ou um topete estilo. A única restrição desse corte é para mulheres de rosto redondo.

Penteados para cabelos curtos

Penteado Camponesa

penteado-camponesa

É um penteado lindo de se ver! Combina muito com mulheres com estilo romântico e que tenham um visual mais delicado.

Como fazer:

Para fazer esse penteado, é ideal estar com o cabelo escovado. Com o cabelo liso, separe as mechas e faça um babyliss. Em seguida, separe a frente do cabelo com um pente e divida em duas partes iguais.

Com a parte de trás que sobrou, faça um rabo de cavalo baixo, enrole um coque e prenda com grampos. Na frente do cabelo, faça duas tranças, uma de cada lado. Junte as duas tranças atrás da cabeça, em volta do coque e prenda com grampos dentro do cabelo. Use um spray fixador para firmar o penteado.

Penteado com efeito molhado

gel-com-efeito-molhado

Também chamado de wet hair, ele é fácil e, ao mesmo tempo, muito elegante. É ideal usá-lo com brincos grandes e maquiagem mais pesada para dar um tom de feminilidade ao look.

Como fazer:

Aplique uma quantidade razoável de gel nos cabelos e penteie da maneira que preferir. Em geral, as mulheres que usam o penteado costumam pentear os cabelos para trás, o que o deixa ainda mais chique, ou na lateral, dando um ar de mais sofisticação e modernidade.

Penteado Moicano

penteado-moicano-para-cabelo-curto

É um penteado lindo e pode ser usado tanto no dia a dia como para ir a eventos e festas, durante o dia ou à noite.

Como fazer:

O primeiro passo é estar com o cabelo seco e limpo. No caso de quem tem cabelos muito finos, é ideal passar uma pomada ou mousse para dar textura aos fios. Feito isso, separe o cabelo em quatro partes: topo da cabeça, laterais e parte de trás.

Prenda o cabelo das laterais com grampos na parte superior da cabeça. Se preferir, passe um spray para fixar melhor. Os fios da parte inferior da cabeça – perto da nuca – devem estar sempre soltos.

Em seguida, pegue o cabelo do topo da cabeça e separe uma mecha fina, de orelha à orelha. Posicione a mecha separada sob o cabelo preso nas laterais. Separe mais uma mecha e desfie, penteando no sentido contrário para dar volume ao moicano.

Separe duas mechas finas para cobrir o desfiado. Aplique spray para finalizar o penteado e deixar os fios uniformes.

Penteado torcidinho para trás

A model backstage at Valentino's fall 2012 runway show at Espace Ephemere Tuileries.

Esse é um dos estilos de penteados mais românticos e fica lindo nas madeixas curtas.

Como fazer:

Puxe uma mecha lateral de cada lado e leve-as para trás, fazendo torcidinhos. Faça um rabo de cavalo baixo e prenda com um elástico inserindo as mechas torcidinhas no rabo de cavalo.

Em seguida, abra um espaço acima do elástico e leve o rabo de cavalo para passar por dentro. Agora, seu rabo ficou com acabamento todo torcidinho.

Com o restante do cabelo que sobrou no comprimento, enrole-o levando em direção ao torcido e prenda com grampos pra formar um coque baixo e delicado.

Penteado Princesa

penteado-princesa

É clássico e simples de fazer, mas sempre fica lindo em qualquer ocasião.

Como fazer:

Para fazer o penteado, é preciso pegar duas mechas laterais (uma de cada lado) e levá-las para trás, fazendo uma trança em cada mecha. Quando as mechas já estiverem na parte de trás da cabeça, é só prendê-las com grampos. Pronto!

Penteado Meio-Coque

meio-coque-1

Este penteado está super em alta e pode ser feito sim em madeixas curtinhas. É muito fácil de fazer e deixa a mulher com ar despojado.

Como fazer:

Separe uma mecha no topo da cabeça. Em seguida, enrole o coque e prenda com um elástico. O restante do cabelo deve ficar solto. Pronto! Já pode arrasar com o novo penteado.

Penteado com topetinho torcido

topetinho-torcido

É ideal para quem tem cortes estilo Joãozinho. O penteado é rápido e simples de fazer, deixa o look elegante para ir a uma festa ou evento.

Como fazer:

Separe uma mecha na parte da frente do cabelo e desfie. Pegue a mecha e puxe para a lateral do cabelo, prendendo as pontas com grampos. Está pronto o penteado! Se você preferir, pode usar acessórios, como presilhas, para dar mais charme ao visual.

Penteados com lenços e bandanas

penteado-com-bandana

Eles são clássicos entre mulheres com cabelos curtinhos e fáceis de usar. Os lenços e bandanas dão um charme especial ao look e chamam atenção por onde passam.

Como fazer:

Pegue um lenço ou bandana da cor e estilo de sua preferência e amarre no cabelo, da nuca em direção ao topo da cabeça. Para finalizar e deixá-lo bem preso, faça um lacinho ou nó nas pontas. É de deixar qualquer pessoa de queixo caído!

Cabelos curtos cacheados

Já dizia a expressão: “Em terra de chapinha, quem tem cachos é rainha”. Ser uma cacheada nos dias atuais, em meio a tanta tecnologia e métodos para alisar os cabelos, já é uma raridade. Agora, ter os cabelos cacheados e curtos é ainda mais ousado.

E não é toda mulher que tem essa atitude toda! Além de ter personalidade e muito estilo, a cacheada deve estar ligada nas tendências de moda nas madeixas por todo o mundo. Afinal, se você quer ter os cachos nos cabelos curtos, é ideal saber o que está rolando de novo em relação aos cortes e penteados pelo mundo afora.

Mas, será que ele fica bem em todas nós? E, afinal, tem como fazer penteados em cabelos curtos e cacheados? E os cortes?

Veja as melhores dicas para cortes e penteados em cabelos curtos e cacheados:

Cortes para cabelos curtos cacheados

Como você já sabe, o primeiro passo antes de escolher o melhor penteado para o seu cabelo curto e cacheado é saber qual o seu tipo de rosto, do jeito que te ensinamos acima. Depois, é só pesquisar os tipos de cortes que estão na moda e arrasar!

Para te ajudar, nós separamos uma lista com os cortes mais elegantes e que são tendência no mundo todo. Lembre-se que o difusor e o mousse são os seus melhores amigos na hora de escolher o corte ou penteado!

Corte assimétrico na altura do queixo

chanel-assimetrico

Conhecido também como chanel assimétrico, esse corte tem base reta abaixo das orelhas e termina desconectado nas pontas para que os cachos ganhem movimento. O charme deste look fica por conta da lateral mais comprida. Ele é ideal para quem tem cabelos finos e cachos mais soltos.

Corte com camadas para cachos fechados

Esse estilo de corte é indicado para cabelos grossos e com cachos mais fechados, que pedem leves camadas no comprimento, mas mantendo a base inteira. O fato é que as camadas mais sutis deixam os fios mais pesados, ideal para “domar” o volume e evitar cabelos armados.

cachos

Long Bob curto e arredondado

chanel-arredondado

Esse corte consiste em um chanel com estilo mais arredondado. Ele é recomendado para cabelos curtos e cacheados, pois ajuda a controlar o volume com um pouco mais de sofisticação.

Corte com base reta e na altura do pescoço

cabelo-base-reta-altura-do-pescoco

Esse corte é recomendado para as mulheres de meia idade, com cabelos cacheados e curtos, e que desejam atualizar o look com um ar sóbrio e, ao mesmo tempo, moderno. Ele ajuda a disciplinar o volume em mulheres com cabelos mais finos.

Corte Bagunçado

baguncado

Como o nome já diz, é um estilo de cabelos com fios bagunçados. Deixa a mulher super sexy e com os cachos ainda mais chamativos.

Corte Pixie Cacheado

pixie-cacheado

Estes cortes para cabelos cacheados curtos vão te dar um olhar angelical e bem feminino. É indicado, principalmente, para mulheres com o rosto pequeno. Fica lindo!

Corte Cacheado Retrô

corte-retro

É um estilo que imita os anos 60, quando as mulheres usavam cortes mais “angelicais”. É ideal combiná-lo com um acessório que lembre a época, como um colar de pérolas, para deixar o visual ainda mais retrô.

Bob Enrolado

long-bob-cacheado

É um dos cortes mais amados por quem tem as madeixas curtas e pode ser feito também em quem tem cachos. Basta que os cachos tenham apenas a textura com a quantidade certa de tensão: não muito enrolados e nem muito soltos.

Corte Joãozinho

corte-joaozinho-cacheado

E quem disse que as cacheadas também não podem usar esse corte clássico?! Podem sim. E fica lindo! Na frente, use os cachos estreitinhos para dar o toque especial ao visual.

Cabelos curtos com luzes

Cabelos curtos também ficam lindos com as luzes e as mechas claras. É possível variar os tons de loiros e, ainda, variar as técnicas de clareamento. Confira abaixo as principais dicas para os cabelos curtos:

Luzes discretas em cabelos curtos

São luzes mais finas que dão efeito natural às madeixas como se fossem queimados do sol. Para quem está pretendendo mudar a cor dos cabelos para tons mais claros, mas sem chamar muito a atenção, as luzes finais são o ponto de partida para a transição para fios mais claros.

luzes-finas-em-cabelos-curtos

Mechas largas em cabelos curtos

Elas conseguem dois efeitos diferentes nos cabelos curtos. As mechas mais grossas podem dar um estilo mais marcante com uma cor mais aberta ou para quem ainda quer deixar o cabelo com aspecto natural, mas sem muita discrição, como as luzes finas.

cabelo-curto-com-mechas-grossas

Mechas californianas e ombré hair em cabelos curtos

Para adotar californianas ou o ombré nas madeixas curtas, é preciso ter os fios com alguns centímetros de extensão de madeixas para conseguir a transformação de cor. Por isso, as técnicas são menos usadas em quem usa fios pixie, pois são muito juntos à raiz do cabelo. Clique aqui para saber mais sobre como fazer mechas californianas em cabelos curtos!

ombre-hair

Como cuidar de cabelos curtos? Veja 5 dicas essenciais para o dia a dia

Pensou que ia se livrar das madeixas longas para nunca mais ter trabalho cuidando dos seus fios? Está enganada! Mesmo os fios cortados mais curtinhos precisam de atenção na rotina, independente do corte que você escolheu fazer. Então, fique ligada nas dicas a seguir:

1 – Retoques na coloração

Cortou o cabelo curto, mas não abre mão de fios tingidos? Não tem problema! Você pode continuar tingindo as madeixas normalmente, mas terá que ficar de olho nos períodos de manutenção da cor, uma vez que raiz crescida ficará mais evidente do que quando você tinha o cabelo mais longo.

Ao mesmo tempo, você terá que cuidar para que os retoques mais frequentes não detonem a saúde da sua fibra capilar, o que quer dizer que você precisará conversar com o seu cabeleireiro da confiança para te ajudar a escolher o melhor período para fazer recoloração dos seus fios.

2 – Fuja da oleosidade

Sabia que o cabelo curto é mais propício a problemas com fios oleosos? É isso mesmo! E o motivo é simples: a oleosidade natural do couro cabeludo escorre mais facilmente pelos nossos fios quando eles estão mais curtinhos. Por isso, você notará que eles ficarão mais “pesados” e com uma aparência suja mais frequentemente do que quando você tinha os cabelos compridos.

Para driblar esse efeito, não tem jeito! Você terá que aumentar as lavagens dos fios durante a semana e optar por aplicar sempre shampoos específicos para cabelos oleosos. E para fugir da oleosidade excessiva com sucesso, outra dica é evitar lavar o cabelo em água quente, que também é responsável por aumentar a produção de sebo na raiz capilar.

Pentear demais as madeixas durante o dia também pode abrir os poros do couro cabeludo, facilitando o escoamento do óleo. Por fim, reduza também o uso do condicionador e, por favor, evite aplicar esse produto na raiz para não potencializar a oleosidade já presente nessa região.

3 – Invista em uma boa finalização

Não tem nada mais bonito que um cabelo curtinho bem estilizado para realçar o desfiado ou repicado e conferir mais volume, não é verdade? No entanto, vale a pena acertar no tipo de finalizador ideal para o seu tipo capilar para conseguir dar vida ao seu corte, mas sem trazer muita oleosidade.

Para quem vai usar pomadas modeladoras, a dica é a escolher a versão seca, no caso de cabelos; e ativador de cachos ou mousse para quem tem as madeixas cacheadas ou crespas.

4 – Corte as pontas regularmente

Para deixar o seu novo cabelo curto sempre bonito, é necessário manter a manutenção do corte sempre em dia. Afinal, fios curtos costumam “perder o corte” mais rapidamente, dando lugar às pontas duplas e deixando o visual com uma aparência “desleixada”. Por isso, corte o cabelo com mais frequência, pelo menos, a cada 15 dias, para deixar o corte sempre renovado.

5 – Hidrate o cabelo

Lembra quando dissemos ali em cima que quem tem cabelos não pode fugir dos cuidados com os fios? Pois bem! Também não dá para ficar sem hidratar as madeixas quando elas estão mais curtinhas. Afinal, independente do tipo capilar, comprimento, textura ou cor, T-O-D-O e qualquer cabelo precisa de hidratação para se manter saudável e bonito, livre de pontas ressecadas e frizz.

Portanto, após fazer o corte, hidrate o cabelo semanalmente ou a cada 15 dias. O único cuidado especial no caso de quem tem fios curtos e para evitar máscaras hidratantes à base de silicone, que costumam aumentar a oleosidade no couro cabeludo.

Veja outras inspirações de Cabelos e Penteados:

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */