Quem quer estar sempre na moda tem que ficar atenta às tendências que vão surgindo a cada mudança de estação para não cair no démodé, certo? Afinal, quem gosta de estar em dia com o look tem que ficar por dentro do que está em alta em cada temporada do ano e correr atrás do novo visual, que deve ser, além de super descolado, de bom gosto e bem original. Trocar as peças no guarda-roupas, a make e os cabelos são o primeiro passo para um up no look.
E por falar em cabelos, bom gosto e originalidade, nós vamos falar no artigo de hoje sobre uma coloração para as madeixas que está fazendo o maior sucesso entre a mulherada brasileira: o ruivo. Os cabelos ruivos estão em alta e não saem da cabeça das anônimas e das famosas internacionais, como Julianne Moore, Emma Stone e Jessica Chastain. Aqui no Brasil, algumas celebridades também estão com tudo com os seus fios flamejantes, como Sophia Abrahão, Nathalia Dill e Marina Ruy Barbosa.
Veja também – Cabelo marsala: conheça mais sobre a cor estrela desta temporada
Algumas delas já nasceram privilegiadas com fios ruivos, o que é o mesmo que tirar uma sorte grande na loteria. No entanto, com a tecnologia cosmética que temos hoje em dia, não é mais necessário carregar uma mutação genética no cromossomo para ostentar cabelos de fogo por aí. Sabendo apenas escolher a tonalidade certa de acordo com o seu cabelo e pele, é possível sair linda e ruiva do salão de beleza em poucas horas.
Mas, calma aí! Optar por ter cabelos vermelhos é uma decisão que parece fácil, mas exige muito cuidado e originalidade. Isso porque a cor não é nada discreta e, por chamar bastante atenção, deve estar bem combinada com o tom de pele da dona das madeixas para criar um visual harmônico, elegante e sexy.
Se você quer se tornar a mais nova ruiva do pedaço, mas não sabe por onde começar, continue lendo esse artigo até o final e saiba como tingir, como cuidar e algumas fotos para se inspirar para conquistar o novo look. Vem comigo!
Como escolher o tom ideal para minha pele?
Para conquistar um ruivo bonito e que harmonize bem com o visual, é preciso estar atenta às dicas dos especialistas para as tonalidades que mais combinam com cada tom de pele.
A boa notícia é que os fios vermelhos podem ser adotados por qualquer mulher, independente da cor da pele e tipo de cabelo, uma vez que a coloração ruiva dispõe de uma variedade enorme de tonalidades, desde o acobreado ao alaranjado, o que torna mais fácil a missão de achar aquela que mais combina com cada pessoa.
A dica principal é encontrar o tom que não te deixe com a pele muito pálida pela falta de contraste ou que evite que o visual fique muito pesado, o que pode acontecer ao escolher uma tonalidade muito escura para a sua cor de pele. Não entendeu nada?
Confira abaixo as dicas dos maiores hairstylists e visagistas do mundo sobre os melhores tons de ruivo para cada cor de pele:
Pele branca amarelada
Segundo especialistas, mulheres que têm a pele clara mais puxada para o amarelo devem apostar nas tonalidades acobreadas de ruivo para conseguir um visual bonito, sexy e harmônico com o seu tom de pele. Se for bem mais clara do que amarelada, a dica é optar por nuances acobreadas puxadas para o dourado.
Pele branca rosada
Quem tem a pele branca mais puxada para o rosado, ou seja, com aparência mais corada, deve investir em tons de ruivo mais claros, como o famoso “Strawberry Blonde”, que nada mais é do que uma tonalidade mais desbotada, quase parecida com um loiro. Famosas como Marina Ruy Barbosa e Jessica Chastain possuem essa tonalidade de cabelo naturalmente, o que não impede que qualquer mulher possa conquistar o mesmo visual.
Pele morena
Será que a mulherada de pele bronzeada também pode aderir ao ruivo para arrasar em um novo look? É claro que pode! E fica lindo. Para isso, a dica dos especialistas é para que mulheres com a pele morena apenas tenham um pouco mais de cuidado na hora de escolher o melhor tom ideal, de forma a combinar com o seu tom de pele.
Segundo eles, se você tem a pele morena mais clara ou mais puxada para o amarelado, vale a pena apostar em tons acobreados, puxando para o vermelho ou acaju. Já se você tem a pele morena mais escura, a recomendação é para vermelhos acastanhados ou acaju e nunca optar por um vermelho muito profundo para não deixar o visual pesado.
Pele negra
Mulheres com a pele negra também podem adotar os tons de ruivo para dar um up no look. Como elas costumam chamar a atenção por si só, a dica é apenas escolher o tom que combina com o estilo e personalidade de cada uma. Se você é mais romântica, pode investir em tons de ruivos acastanhados ou em acaju para deixar o visual mais calmo e discreto.
Já no caso de quem é mais extrovertida e ousada, vale a pena apostar em tonalidades mais fortes, como louros escuros avermelhados intensos ou profundos. Profissionais também recomendam que a mulherada com pele negra opte por mechas para iluminar ainda mais a pele, que podem ser avermelhadas, acobreadas ou em tons de canela. Fica lindo e super moderno!
Devo pintar o cabelo com tinta ou tonalizante?
Isso vai depender do tom original do seu cabelo e qual a tonalidade de ruivo que deseja atingir. De acordo com especialistas em coloração, é praticamente impossível que cabelos escuros fiquem ruivos apenas com o uso do tonalizante, uma vez que é necessária uma descoloração prévia para conseguir o resultado, além do fato de a cor vermelha possui pigmentação mais delicada e de difícil fixação.
Apenas cabelos naturalmente loiros não precisam ser descoloridos para aplicar a coloração vermelha e podem ser que fiquem ruivos apenas com o tonalizante, o que também não é 100% aprovado pelos profissionais. Por isso, se você deseja mesmo se tornar ruiva sem passar por qualquer tipo de pesadelo com os cabelos, a dica é apostar mesmo nas tinturas para obter um resultado mais eficiente.
No entanto, a tinta permanente não deve ser usada em pessoas com outros tipos de química no cabelo, como relaxamento ou escova progressiva, uma que podem ocorrer incompatibilidades de substâncias, causando a queda e outras reações adversas. Neste caso, a dica é usar tonalizante que, além de realçar e dar brilho, agride menos.
Como ficar ruiva em casa – Passo a passo
Como você já leu nos parágrafos acima, ficar ruiva não é uma tarefa muito fácil e exige alguns cuidados especiais se você optar por fazer a coloração em casa.
É por isso que a recomendação dos profissionais é para que o procedimento nunca seja feito fora de um salão de beleza, uma vez que os pigmentos de cor avermelhada e acobreada são mais delicados e muito pequenos, o que faz com que eles se desprendam do fio com mais facilidade, desbotando mais rapidamente.
Além disso, é preciso uma avaliação prévia do cabelo de quem deseja aderir às madeixas ruivas, já que em cabelos danificados ou quimicamente tratados, a coloração pode ser ainda mais difícil que o normal de ser fixada nos fios.
Quem tem cabelos virgens tem maior possibilidade de conseguir a cor da caixinha da tintura. Já no caso de quem já tingiu o cabelo anteriormente, o processo pode exigir mais de uma sessão.
No entanto, se você já tem alguma experiência com tingimento capilar e está atenta às recomendações acima, é possível sim ficar ruiva sem sair de casa. Para isso, basta seguir o passo a passo que nós vamos mostrar a seguir e para conseguir o resultado ideal. Veja:
Materiais necessários:
Pó descolorante e água oxigenada (No caso de cabelos escuros. O volume deve ser de acordo com o tanto que pretende retirar a pigmentação natural dos fios);
- Pincel;
- Recipiente de plástico;
- Tintura (com a tonalidade que escolheu para ficar ruiva).
Como fazer:
Passo 1: O primeiro passo é dividir o cabelo em quatro partes para ficar mais fácil de aplicar o produto descolorante.
Passo 2: Em seguida, prepare a mistura com o pó descolorante e a água oxigenada para descolorir os cabelos, no caso de quem tem fios escuros. Se você tem fios claros, pode passar para o passo 5.
Passo 3: Aplique o produto com a ajuda do pincel, começando pela nuca em direção ao topo da cabeça e, depois, seguindo para as laterais. Evite aplicar na raiz capilar.
Passo 4: Aguarde 15 minutos para que o produto retire a pigmentação escura dos fios e enxágue em água abundante.
Passo 5: Feito isso, retire o excesso de água dos cabelos com uma toalha e prepare a tintura que escolheu para colorir as madeixas seguindo as orientações do fabricante.
Passo 6: Comece aplicando da mesma maneira que o produto descolorante, separando o cabelo em mechas, pintando no sentido na nuca até o topo da cabeça e, em seguida, nas laterais. Não se esqueça de aplicar bem na raiz.
Passo 7: Aguarde o tempo estipulado pelo fabricante da tintura e enxágue em água abundante.
Passo 8: Para finalizar, lave bem os cabelos com um shampoo específico para cabelos coloridos de vermelho e com condicionador com pH ácido. Enxágue.
Passo 9: Aplique uma máscara de hidratação para repor a água perdida pelos fios durante o processo de descoloração e coloração. Deixe o produto agir por, pelo menos, 30 minutos e enxágue.
Passo 10: Se você for secar o cabelo com secador, não se esqueça de aplicar um protetor térmico antes de fazer a escova. Ele irá proteger os seus cabelos dos efeitos negativos do calor excessivo do aparelho sobre os fios.
Como cuidar?
Assim como qualquer outro cabelo descolorido e tingido, os cabelos ruivos precisam de cuidados redobrados para manter a cor e a saúde dos fios. Isso porque a pigmentação vermelha desbota muito fácil, podendo sair um pouquinho mais a cada lavagem dos cabelos.
Por isso, para deixar a cor intacta, é preciso retornar ao salão de beleza ou fazer em casa mesmo o primeiro retoque após 15 dias. Depois, os retoques consecutivos passam a ser a cada 30 ou 35 dias.
Além disso, também é preciso tomar outras precauções para deixar o seu ruivo impecável. Veja, a seguir, quais são elas:
- Faça hidratações semanais ou, pelo menos, a cada 15 dias para recompor a água dos cabelos perdida durante o processo de descoloração e tingimento;
- Evite contatos frequentes com o sal e o cloro, presentes em abundância na água do mar e nas piscinas. Se for houver como evitar, utilize sempre uma touca impermeável de natação para proteger os cabelos;
- Abuse do protetor solar para cabelo, aplicando-o sempre antes de sair de casa, principalmente em dias mais quentes e ensolarados;
- Use sempre produtos específicos para cabelos tingidos ou descoloridos. São eles o shampoo, condicionador, leave-in, creme para pentear, entre outros;
- Evite lavar os cabelos em água em temperatura muito quente. Isso pode ressecar ainda mais os cabelos, quebrando-os e causando o temido efeito “espiga de milho”. A dica é tomar banho sempre em água fria ou morna.
- Reduza o uso do secador e da chapinha. Caso isso não seja possível, opte por aplicar sempre um protetor térmico antes de fazer a escova para livrar os fios dos efeitos negativos do calor excessivo desses aparelhos;
- Evite fazer outros procedimentos químicos, como alisamentos e escova progressiva, nos cabelos após fazer pintá-los de vermelho. Eles podem potencializar o ressecamento dos fios, causando a queda e quebra em níveis graves;
- Respeite o período de manutenção. Ele pode ser feito a cada 15 ou 30 dias, dependendo do tom e dos cuidados que a pessoa tem com o cabelo.
Cabelos ruivos 2017
Como você percebeu ao ler esse artigo desde o início, os cabelos ruivos se tornaram sensação este ano entre as brasileiras, tanto anônimas quanto famosas, e prometem estar em alta também em 2017. As tonalidades para a próxima temporada devem variar entre alaranjadas, acobreadas, avermelhadas, acaju… Enfim, tem para todos os gostos e estilos!
Veja, agora, quais são as principais tendências de cabelos ruivos para 2017:
Acobreados
Esse estilo de cabelo ruivo foi a maior sensação aqui no Brasil e no mundo, na cabeça de celebridades como Jessica Chastain e Marina Ruy Barbosa. Combina bastante com mulheres de cabelos naturalmente loiros, uma vez que fica muito mais fácil de atingir a tonalidade. No entanto, pode ser feito por qualquer uma de nós, mesmo em quem tem cabelos escuros.
Veja, a seguir, algumas fotos lindas para se inspirar para o próximo ano!
Avermelhados
Certamente, é um dos tons que mais agrada a mulherada que deseja ficar ruiva, uma vez que deixa os cabelos bem pigmentados e com um aspecto marcante, ideal para quem é mais ousada e sexy. É claro que, por ser uma cor mais marcante, exige maior descoloração e, consequentemente, cuidados redobrados.
Confira, agora, algumas fotos para se inspirar!
Escuros
As tonalidades mais fechadas de ruivo também são elegantes e discretas, ideais para quem é mais contida ou tímida ou quer arrasar com madeixas ruivas, mas de forma menos radical. Não menos bonitas que os tons acima, os cabelos ruivos escuros, como o acaju, também devem estar na moda em 2017.
Veja as fotos aqui embaixo para se inspirar!
Cacheados
É claro que as donas de madeixas cacheadas também podem adotar os cabelos ruivos e arrasar no próximo ano. Aliás, seja qual for o tom escolhido, o efeito será de uma iluminação especial aos cachos, deixando o volume e movimento ainda mais bonitos.
Confira algumas fotos para se inspirar e correr para fazer os cabelos ruivos agora mesmo!
Curtos
Quem tem cabelos curtinhos também pode ficar ruiva sem qualquer medo e mudar totalmente o look em 2017. Seja qual for o corte das madeixas, seja Long Bob, Pixie ou o clássico “Joãozinho”, a cor vermelha fica bem e dá uma impressão de ainda mais atitude, personalidade e autenticidade à mulher.
Com mechas
E que tal ousar ainda mais e, além de ter um cabelo ruivo de deixar queixos ao chão, ainda ter lindas mechas loiras ou até mesmo coloridas? Sim! A novidade também deixa os fios lindos e deverá estar em alta também no próximo ano.
Confira, a seguir, algumas fotos para se inspirar e colorir o seu ruivo com lindas mechas em 2017!
Morenas e negras
Antigamente, havia a “regra” de que apenas mulheres com a pele clara podiam apostar no ruivo nos cabelos. Para mostrar que nada disso é verdade, várias famosas morenas e negras pintaram as suas madeixas de vermelho e deixaram muita gente boquiaberta com os seus fios flamejantes.
Afinal, quem tem a pele linda também pode destacar ainda mais o brilho e sensualidade com um cabelo de foto bem sexy, não é mesmo? Veja como eles ficam lindos!
Gostou do artigo de hoje? Compartilhe!
Até a próxima!