Acessórios Looks Moda

Cachecol de crochê: dicas de como usar e fotos lindas

Vamos combinar, cachecol é uma peça que dá muito estilo no visual, não é mesmo? Seja o cachecol comum, o cachecol de crochê, o de pashmina, não importa, ao ver um logo a imaginação é transportada para os países europeus gélidos onde se é muito comum o uso desse tipo de peça, que não serve apenas para decorar o colo, ser um item para chamar atenção, mas para aquecer mesmo, dependendo do material que é feito o cachecol.

Por exemplo, o cachecol de crochê já não é o mais indicado para os dias muito frios, porque não é a versão que mais esquenta, as linhas são bem fininhas o que diminui o volume. Essa, aliás, é uma das características que o distingue do modelo de tricô, que muita gente confunde pensando que são a mesma coisa, mas não são, a versão de tricô tem linhas mais grossas e esquentam mais.

O fato do cachecol de crochê não esquentar tanto como a de outros modelos talvez explique porque faz sucesso no Brasil, que mesmo no inverno nem sequer se aproxima do frio dos países que precisam lidar com neve. Tendo em vista ainda que não há no país, ou deixou de existir, a cultura de se usar chapéu para se proteger das temperaturas mais baixas, o cachecol de crochê deve ter ocupado esse espaço.

E como apontado de começo é uma peça muito estilosa, vinculada a elementos de glamour, de sofisticação, foi consagrada na Europa, usada desde o império romano, o que certamente contribuiu para a popularização em terras tupiniquins.

E não é só com o tricô que as pessoas confundem o cachecol de crochê, também se faz confusão com as echarpes e lenços. Costuma-se associá-las como se tratam-se do mesmo produto, mas não. Cachecóis são mais apropriados para o frio por ser maiores e mais volumosos, ao contrário das echarpes e lenços que são menores.

E o que significa cachecol?

Cachecol vem do francês “casher” e significa “ocultar”, já “col” significa “colo”. O que faz todo o sentido, esconder o colo, busto, por ser uma peça maior e mais volumosa.

Os tipos de cachecol de crochê

Existem vários modelos e formas de uso do cachecol de crochê. Se está atrás de dicas para acertar no visual com essa peça ou pretende conhecer os modelos que são mais a sua cara, veio ao lugar certo. Não deixe de conferir a nossa galeria de imagens para poder se inspirar. Segue a lista de modelos de cachecol de crochê:

Cachecol de crochê de lã e pompom

Você acha legal usar cachecol, mas não quer usá-lo como um adorno desnecessário, apenas um incremento no look, quer que tenha realmente função quanto a conforto, ou seja, não quer correr risco de passar frio com cachecol de crochê. O modelo que procura então é o de lã e pompom, são mais quentes e deliciosos de tocar. O estilo é ótimo para complementar looks mais elaborados.

Cachecol de crochê ponto fantasia

É a versão mais clássica e leve de cachecol de crochê. Existem modelos com uma, duas ou três cores.

Cachecol de crochê de trança

O modelo de trança do cachecol de crochê é super delicado e elegante. Pode ser usado tanto em dias friorentos, como aqueles mais fresquinhos, mas que não dá pra se aventurar a sair de regata. É comum associarmos a uma peça antiga, usada por nossas avós. Mas bobagem. Esse tipo de cachecol é muito estiloso e fica bem em todas as idades, experimente e comprove.

Cachecol de crochê com flores

O estilo de flores é para aquelas que gostam de quebrar o clima, a atmosfera, o visual mais sisudo, austero, apagado do inverno usando cores bem alegres, festivas, abertas e preservando traço feminino. O cachecol de crochê de flores é ideal para esse estilo, pois é bem fácil usar e abusar das cores sem parecer completamente desconectada com a estação.

Há estilos que cobrem todo o pescoço e o colo, com várias flores conectadas uma nas outras, e modelos que remetem a um colar exótico e floral.

Outros modelos que valem a menção são:

  • Cachecol de bolso;
  • Cachecol gravata;
  • Cachecol xistrado.

Dicas para usar cachecol de crochê

O estilo mais clássico de usar cachecol de crochê é o colocando em volta do pescoço, mas há variações que são bem estilosas e que vale a pena conhecer.

Um estilo que anda em alta nos últimos tempos, muito usado nos dias extremamente frios é o enrolado em volta do pescoço, mas enrolado de modo a concentrar bastante volume, o que confere maior proteção a região e a aquece mais.

Uma variante também muito usada de cachecol de crochê é o tipo jogado nos ombros cujas pontas se estendem ao longo do tronco.

O cachecol de crochê pode ser usado ainda como um elemento útil para tirar o look das cores neutras ao se desfilar tom mais colorido.

Um modelo de cachecol que vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo todo é o chamado cachecol infinito. Ele ganha esse nome por causa de suas pontas que são emendadas, costuradas uma nas outras de modo a formar um círculo, círculo que rodeia o pescoço das usuárias, ou seja, não tem começo e nem fim.

Essa variante do cachecol de crochê também é conhecida como cachecol de gola. Além do fator estético a praticidade de uso é outra causa que explica o seu ganho de popularidade nas últimas estações.

Considerações finais

Cachecol de crochê se diferencia do modelo de tricô por suas linhas serem mais finas e por isso causarem menos volume, o que afeta na questão do aquecimento. O que diferencia um cachecol de lenços e echarpes é o seu tamanho, maior, e volume.

No Brasil o cachecol de crochê é usado com mais frequência já que não se faz tanto frio como nos países gélidos europeus e não há necessidade de modelos que esquentem muito.

Os tipos de cachecol do estilo:

  • Lã com pompom;
  • Tranças;
  • Flores;
  • Bolso;
  • Xistrado;
  • Gravata;
  • Infinito ou gola.

Dicas de uso:

  • Em volta do pescoço (versão clássica);
  • Enrolado no pescoço (maior volume);
  • Nos ombros e se estendendo ao trono;
  • Como terceira peça com cor mais vivaz para tirar o look da neutralidade;
  • Infinito ou de gola.

Gostou do conteúdo?

Então curta, compartilhe, avalie.

Sua opinião é muito importante para nós.

Leia mais de nossa sessão de moda.

Galeria de imagens

View this post on Instagram

Cedo para o inverno? Que nada! Acho a época do ano mais chique. E as golas e cachecóis dão um toque todo especial. 🌬🌬🌬🌬 . Peça: gola de croche Execução: @tininhas.atelie Material: cupcake da @circuloprodutos . Alô Rio!!! Sabe croche? Não sabe nada? Não tem importância! Vem pra nossa roda de croche. Aulas todas as terças e quartas, manhã e tarde regadas de muita descontração e, claro, muito croche. . . Quer presentear alguém especial? Essa e outras lindezas já disponíveis para venda. Basta nos enviar um direct ou WhatsApp. . 💕💕 Vem logo! Vai perder? Tô te esperando! 💕💕 . #tininhasatelie #lookdodia #hojevouassim #bolsadodia #crochecontemporaneo #modafeminina #voudecroche #goladecroche #cachecoldecroche #inverno2018 #auladecroche #semprecirculo

A post shared by Tininha's | Rosita Teixeira (@tininhas.atelie) on

View this post on Instagram

Aquela peça maravilhosa 💕

A post shared by Croche Com Detalhes (@crochecomdetalhes) on

/* ]]> */