O café verde – também conhecido como green coffee – é a nova onda do momento, principalmente pelas suas propriedades emagrecedoras.
Ele é o café in natura, antes de ser torrado, ou seja, ainda possui todas as suas propriedades nutritivas, já que existe uma perda considerável de nutrientes durante o processo de torra para a comercialização.
Apesar da sua fama como agente emagrecedor, os benefícios do café verde para a saúde vão muito além. Ele é termogênico, antioxidante, desintoxicante, confere disposição e combate o diabetes.
Quer saber mais? Confira neste post todos os benefícios do café verde!
Assuntos
Promove o emagrecimento
O emagrecimento é o principal – e mais conhecido – dos benefícios do café verde.
Sua ação relacionada à perda de peso se dá graças à capacidade de absorver parte das gorduras ingeridas e também de controlar a absorção de açúcar pelo organismo.
O principal responsável por isso é o ácido clorogênico, substância presente no café verde e que estimula os neurotransmissores do emagrecimento, impedindo que o organismo utilize o açúcar dos alimentos como fonte de energia, obrigando o corpo a retirá-la da própria gordura.
Além disso, o café verde possui mais cafeína que o café torrado, colocando-o no grupo dos alimentos termogênicos, ou seja, que aceleram o metabolismo do corpo, facilitando a queima de gordura.
Mas é claro que para obter resultados efetivos no emagrecimento, o café verde deve ser utilizado combinado à uma dieta balanceada e exercícios físicos.
Confere ânimo e disposição
O café verde possui duas vezes mais cafeína que o café torrado.
Essa característica o torna muito mais potente como estimulante, pois inibe as adenosinas, substâncias responsáveis por induzir o sono.
Portanto, a melhora na disposição e na capacidade de concentração são mais alguns benefícios do café verde para a saúde.
É rico em antioxidantes
Este alimento também possui alta concentração de substâncias antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres e, consequentemente, previnem o envelhecimento precoce e o aparecimento de algumas doenças.
Entre os antioxidantes presentes no café verde estão a teobromina, teofilina, taninos e flavonoides. Além disso, possui uma série de aminoácidos importantes para o funcionamento do organismo, como o ácido glutâmico, ácido aspártico e leucina.
Combate a diabetes
O ácido clorogênico presente no café verde em uma proporção que varia de 5% a 10% – aproximadamente o dobro do café torrado – é capaz de reduzir a absorção de glicose no intestino inibindo a enzima responsável pela liberação de açúcares do fígado para a corrente sanguínea, atuando assim, no combate a diabetes.
É um poderoso desintoxicante
É rico em algumas substâncias que auxiliam na desintoxicação do organismo, como o kahweol e o cafestol, diterpenos que além de atuarem como desintoxicantes, são antioxidantes e reduzem a inflamação do organismo.
Eles também são capazes de reduzir o risco de câncer de fígado e de cólon.
Como consumir o café verde?
O café verde é mais amargo que o café torrado, e por isso geralmente é consumido em formato de cápsula.
No entanto, também pode ser encontrado em pó solúvel. Para aproveitar os benefícios do café verde para a saúde é recomendável o consumo de 200 mg diárias, divididos em duas vezes: pela manhã e à tarde.
Apesar de natural, existem algumas contraindicações de uso. Pessoas com hipertensão, tendência ao nervosismo, hipertireoidismo, gastrite crônica, úlceras, problemas hepáticos e reumáticos, gestantes e lactantes não devem fazer uso do produto.
Alguns efeitos colaterais podem surgir se o café verde for consumido em excesso, como ansiedade, aceleração dos batimentos cardíacos e nervosismo.
O ideal é sempre consultar um nutricionista para que ele possa liberar o uso e indicar as doses corretas a serem administradas. Essa é forma mais segura de aproveitar todos os benefícios do café verde para sua saúde.
Você já experimentou o café verde? Sabia das suas propriedades? Compartilhe!
Veja também: