Looks

Calça social feminina: como usar? Confira essas 5 dicas incríveis!

Muitas pessoas têm a noção de que calça social feminina só deve ser usada em ambientes de trabalho, corporativos, em eventos formais, há aquelas que só usam mesmo por causa das obrigações profissionais que exigem vestimenta mais sisuda e elegante, mas isso é uma concepção equivocada.

Quem disse que calça social feminina só pode ser usada no trabalho? Existe uma regra determinando isso? Claro que não, tal associação é feita por simplesmente tal peça ser mais vista neste tipo de ambiente, usada por executivas ou mulheres com cargos importantes, seja na esfera privada ou pública, porém nada impede que possa ser usada em outras ocasiões e que não possam oferecer o conforto ou o estilo de outras peças.

Para demonstrar como calça social feminina pode ser usada para outras ocasiões, o TudoEla preparou este post cheio de dicas e exemplos para você se inspirar.

Confira a seguir nossas recomendações de uso de calça social feminina.

Os detalhes na hora da escolha

Na ocasião de escolher ou comprar uma calça social feminina dê preferência aos modelos de algodão, pois estes têm um caimento melhor do que as versões sintéticas e isto independente de sua silhueta.

Outro detalhe importante a se observar na hora de escolher a calça social feminina é o tamanho, a altura da calça. O comprimento deve ser medido sempre com um dedo do chão, medida que deve ser feita estando descalça. Um dedo do chão é considerado o comprimento ideal para toda e qualquer calça social feminina, independente do tamanho ou da grossura do salto que vá utilizar.

Tente também variar um pouco as cores, não se restrinja somente ao pretinho básico ou cinza, ouse ao menos uma vez pegando cores quentes ou de formatos diferenciados como xadrez e quadriculado, pois estas peças serão úteis para montar o seu look fora do ambiente do trabalho se o seu desejo é não abrir mão da sofisticação, da elegância que uma roupa social credita a seu usuário, mesmo que tenha que suavizar esses aspectos para se adequar ao local, ao evento que pretende participar.

As melhores combinações

Em termos de cores, deve pensar no ambiente em que pretende comparecer usando uma calça social feminina. Se for um clima mais tradicional, circunspecto, onde ressalta-se mais o glamour do que propriamente o conforto, como, por exemplo, um casamento, uma formatura, um batizado, o ideal é optar por cores neutras. Nesse sentido, o clássico branco e preto é imbatível.

Uma combinação interessante nesse estilo é investir nas cores escuras na indumentária e recorrer ao branco no calçado. Suéter relax com tênis branco reúne requinte e conforto no mesmo look.

Uma variação desse estilo que confere um ar mais moderno é substituir o tênis por uma sapatilha de bico fino.

View this post on Instagram

?Looks lindos a preços acessíveis, você encontra na Lovely ❤️ . ?Calça clochard faixa R$: 89,90 . Como comprar? . Site: ?em breve . WhatsApp: ?(11)96478-4003 . Via direct: nos envie uma mensagem através de nossa página . Via e-mail: entre em contato através do email: lovelyboutiquefeminina@gmail.com (link clicável na bio) . . #lovelyboutiquefeminina #modafeminina #modafemininaonline #calcacapri #camisalistrada #camisafeminina #conjuntoalfaiataria #calcaclochard #saialapis #camisatule #saiavichy #camisafeminina #saiamidi #calcasocialfeminina #vestidodiscreto #modablogueiras #modablogueira #modajovem #moda #cute #modaestilo #lookdodia #godllywood #godllywoodautoajuda #cute #lookdoculto #lookculto #lookdiscreto #lookadvogada #looktrabalho #lookdodia #modaexecutiva

A post shared by Lovely Boutique (@lovelyboutiquefeminina) on

Se o ambiente for mais descontraído, despojado, como uma festa ao ar livre, aniversário, happy hour com a galera no bar, um cineminha com os amigos, uma boa sugestão é usar xadrez e cores vivas, tanto na parte de cima para tirar a seriedade da calça, como na própria calça.

Cuidado para não exagerar

Tenha o cuidado de não se empolgar ao descobrir que já não há mais a velha pregação de sempre utilizar calça social feminina de forma monocromática, recorrendo ao habitual preto e branco, e que agora a inclusão de cores e estampas está na moda, é celebrada. O risco da empolgação é colorir demais, fazer muita mistura, obliterando completamente a elegância da peça e fazendo você parecer a versão feminina do cantor Falcão, o de margarida no paletó, ou o apresentador do telejornal do programa infantil Rátimbum (isso entrega a idade terrivelmente. Vale uma pesquisada no Google).

O segredo na hora de adicionar mais cores no look cujas peças foram idealizadas para transmitir austeridade, rigor, comprometimento etc, é basear o visual em apenas uma cor que irá substituir o preto. Gosta de vermelho? Então use calça social feminina que combine com essa tonalidade, o mesmo para azul, verde e tantos outros. Invista na unidade em vez do atacado.

Cores neutras

Mas o seu estilo é mais conservador mesmo, até gosta da ideia de sair da monotonia do preto e branco, mas não quer ousar demais, não se sente bem com gradações muito vivazes, chamativas, que atraem muita atenção.

View this post on Instagram

mais um dia que eu quase me estrepo e não consigo postar o look do desafio. ? foi corriiiido mas rolou! ?? hoje passei o dia todo no shopping e esse é um look que já usei lá por motivos de: morro de frio! a base (calça e regata) é sem muito “invencionismo” justamente pro casaco (chamam de spencer, mas acho um nome horrendo e prefiro chamar de casaco mesmo. vamo facilitar a vida, né. ?) estampado e com modelagem mais estruturada dar o tchã. o mule e acessório só arremataram. simples, possível e zero careta! e aí, o que cês acharam? | ?@camilabelleza . . . . . . . . . . #consultoriadeestilo #personalstylist #ribeiraopreto #calcasocial #acessorios #inkedgirls #estilopessoal #ootd #lookdavidareal #lookvidareal #casaco #anacapri #lookdetrabalho #modapravidareal #desafiodocloset #calcasocialfeminina #desafiodaversatilizacao #estampa

A post shared by Vania Benvenuto (@vaniabenvenuto) on

Ok, é possível variar nas cores da calça social feminina se mantendo na linha neutra, clean, fria. O que é recomendável para o seu caso é partir pro uso de bege ou cinza, compondo o visual com uma camisa ou blusa. No entanto, esses tons costumam marcar mais, por isso, é necessário muita atenção no momento de escolher calça social feminina com esses cambiantes.

Tirando essa questão, essa variação de cores frias tem como vantagem quebrar um pouco da seriedade do estilo.

  Acessórios

View this post on Instagram

sinto que atingi o apogeu da blogueiragem com essa pose “distenção muscular” (reparem na perninha torta! hahaha ??‍♀️) brincadeiras a parte, já aviso que amei esse look! a camisa, assim como a calça, é de um linho bem leve. pode não parecer, mas é um look “fresco” e possível de usar nesse deserto interiorano chamado Ribeirão Preto. ? possível pq o linho é um tecido de fibra natural (algodão, linho, lã e seda também entram nesse pacote!) de toque agradável e que deixa a pele respirar – ao contrário dos tecidos sintéticos (poliéster, acrílico, elastano, poliamida, nylon, lycra, acetato) que não absorvem a transpiração e deixam aquela sensação de estar numa sauna. ? a única desvantagem do linho é que ele desbota rápido e amassa só de olhar, mas isso nem me incomoda. se desbotar e o tecido ainda tiver bom, tinjo como fiz com a camisa. já o amassado não tem muito jeito mesmo, tem que assumir e seguir com a vida. hahaha barrinha dobrada sempre pq acho que o look fica mais moderninho, mule assandalhado (olha como é possível com essa calça!) e esse cinto de tecido + metal que amo e super rola com tudo – era da minha irmã, peguei emprestado e nunca mais devolvi. seguiremos assim, combinado @ninabenmakeup??? | ?@camilabelleza . . . . . . . . . . #consultoriadeestilo #personalstylist #ribeiraopreto #calcasocial #acessorios #inkedgirls #estilopessoal #ootd #lookdavidareal #lookvidareal #camisa #anacapri #lookdetrabalho #modapravidareal #desafiodocloset #calcasocialfeminina #desafiodaversatilizacao

A post shared by Vania Benvenuto (@vaniabenvenuto) on

Se quer injetar um pouco mais de charme no look com calça social feminina, a dica é escolher brincos maxi, são certeiros. Outros acessórios que também são úteis para imprimir essa qualidade são as pochetes e mule.

Ainda sobre acessórios, vale investir nas cores carregadas em sapatos e braceletes para aplicar mais vivacidade no visual, é um recurso interessante para quem não quer se desfazer do conjunto básico preto e branco, mas deseja aplicar incrementos sutis que insiram novidade e estilo sem “revolucionar” demais o visual; uma escolha que tenha como objetivo reduzir de todas as formas a possibilidade impacto, de choque negativo.

Considerações finais

Por muito tempo considerou-se que calça social feminina só poderia ser usada em ambientes corporativos ou eventos formais e sempre recorrendo ao clássico e óbvio conjunto preto e branco. Contudo, isso não é uma norma, calça social feminina pode ser usada em diversas cores, estampas e em diferentes ocasiões. Basta adequar o look ao tipo de evento que irá comparecer.

É possível quebrar a seriedade do visual, mas sem abrir mão de suas melhores virtudes, que são a elegância, a sofisticação, usando acessórios que destoam do conjunto monocromático, calçados como tênis branco ou sapato de bico fino. Se o ambiente for mais despojado, vale investir no xadrez ou peças quadriculadas, tanto para a calça como para as peças de cima.

É preciso ter cuidado para não se empolgar e colorir demais o look. Baseie a indumentária em apenas uma cor que irá substituir o preto.

Gostou do conteúdo?

Então curta, compartilhe, avalie.

Sua opinião é muito importante para nós.

Leia mais de nossa sessão de moda.

8 dicas para ter unhas impecáveis!


/* ]]> */