A “cama cebola” nada mais é do que uma arrumação em camadas, deixando a decoração do quarto com jeito de capa de revista. Ter um quarto assim não é impossível, e uma das estrelas é o tema do post de hoje. Confira o passo a passo para ter uma cama dos sonhos.
Antes de começar, providencie:
- 2 porta-travesseiros
- 4 travesseiros
- 5 almofadas ou mais, de vários tamanhos
- Cobertor ou manta de microfibra
- Colcha ou cobre-leito
- Edredom
- Jogo de cama completo (lençol, fronhas e demais itens)
- Manta decorativa
Passo a passo como montar a “cama cebola”
- Passo 1 – coloque o jogo de cama como de costume. No caso do lençol de baixo, o com elástico é bem prático e fica mais esticado. Se você preferir o modelo sem elástico, abra o lençol de maneira que suas quedas laterais, nos pés e cabeceira fiquem do mesmo tamanho.
Prenda as sobras do tecido debaixo do colchão, não esquecendo de passar mão na superfície para deixá-la lisinha. Em seguida, ponha o lençol de cima, firmando-o somente nos pés da cama.
- Passo 2 – use o cobertor/manta por inteiro ou dobrando pela metade.
- Passo 3 – acrescente a colcha sobre o jogo de cama, virando a barra para que o verso da peça fique visível. Em geral, ela coordena com o jogo de cama.
Lembrando que o cobertor ou manta do passo anterior não precisa ficar à mostra, para deixar o espaço adequado para expor colcha e edredom.
- Passo 4 – adicione o edredom, seja vestindo toda a cama ou a metade dela, dobrando-o ao meio.
- Passo 5 – finalize com a manta decorativa. Sua posição normalmente é aos pés da cama, enquanto as almofadas ficam perto dos travesseiros. Travesseiros extras e almofadas de tamanhos diferentes compõem o visual acolhedor e dão o toque especial.
Viu como não é difícil deixar a sua cama tão linda e arrumada como as dos hotéis mais chiques? Com informação, capricho e um tempinho, ela fica perfeita.
Em geral, usa-se, no mínimo, 4 travesseiros para a “cama cebola” (2 com as fronhas do jogo de cama e 2 com os porta-travesseiros dos conjuntos das colchas).
É ou não é uma delícia confortável e convidativa? Esta peça-chave da decoração da casa é perfeita no inverno. Porém, dá para usar e abusar dela nos períodos mais quentes do ano diminuindo as camadas. A dica vale também para as regiões ensolaradas desse nosso Brasil lindo.
A composição da “cama cebola” pode ser feita só com edredom ou até mesmo apenas com lençol. Nada mais prático na correria diária, não é?
Quando o clima permite seguir à risca a tradição, tenha em mente na hora de escolher as peças que os cobertores são fabricados com tecidos mistos (lã, acrílico e poliéster etc.). Por esta razão, são menos volumosos, mais fáceis de lavar e guardar.
O edredom, por outro lado, confere uma sensação de mais conforto, cama fofa, porém, dá um pouco mais de trabalho para lavar, secar e acomodar nos armários.
- Leia também – Quartos de casal decorados: veja as melhores dicas
A vantagem de optar por uma versão light da “cama cebola” é a economia, pois se não há necessidade de comprar cobertor, para que seguir regras de etiqueta? Cada um pode ter as camadas que quiser, adaptando o modelo original.
Ao adquirir suas roupas de cama e acessórios, procure levar cores que combinem entre si. É um segredinho para compor melhor o visual e não precisar comprar tanta coisa.
A qualidade do lençol é fundamental. Os tecidos 100% algodão, ou que tenham predominância dele, possuem toque suave, permitem que nossa pele respire. Outros materiais são capazes de pinicar ou causar suor em excesso.
Agora que você já sabe como montar a “cama cebola”, coloque as dicas em prática e tenha bons sonhos!
Até o próximo artigo…